Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Mulher que recebeu antebraços e mãos teve alta médica

Ir para baixo

Mulher que recebeu antebraços e mãos teve alta médica Empty Mulher que recebeu antebraços e mãos teve alta médica

Mensagem por Vitor mango Qui Jun 19, 2008 3:26 pm

Mulher que recebeu antebraços e mãos teve alta médica
A colombiana Alba Lucía Carmona, a primeira mulher do mundo a receber um transplante de antebraços e mãos, recebeu alta médica, após ano e meio da operação a que foi submetida num hospital espanhol.

A mulher, de 47 anos, vai explicar esta quinta-feira de manhã, numa conferência de imprensa, a evolução do seu estado de saúde, fazendo-se acompanhar pela equipa de cirurgiões que a operou, liderada pelo médico Pedro Cavadas.

Quando foi operada, no Hospital da Fe, em Valencia, a colombiana tinha as mãos amputadas, há 28 anos, devido a uma explosão, que ocorreu quando realizava uma experiência química. A intervenção cirúrgica durou cerca de 10 horas, tendo sido o sétimo transplante deste tipo praticado no mundo e o primeiro numa mulher.

Há um ano, já em fase de reabilitação, Alba comentava que conseguia usar as novas mãos, as suas «meninas», para se maquilhar, escrever e comer com talheres adequados, embora tenha tido alguns contratempos, como perda de visão e incómodos nos rins.

Em Novembro, a equipa de cirurgiões da Fundação Pedro Cavadas efectuou, no mesmo hospital de Valencia, o segundo transplante de antebraços e mãos, desta vez a um homem de 29 anos, que perdeu os membros superiores e a visão de um olho numa explosão de uma granada. Pedro Cavadas aguarda agora a autorização legal para realizar o primeiro transplante da cara em Espanha.

Em França, foi efectuado, com sucesso, um transplante deste género a uma mulher, que foi mordida pelo seu cão.

Diário Digital / Lusa
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 115299

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste fórum
Você não pode responder aos tópicos