Vagueando na Notícia

Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

6 forcados mortos nas arenas nas últimos 20 anos 16 | 03 | 2009

3 participantes

Ir para baixo

6 forcados mortos nas arenas nas últimos 20 anos 16 | 03 | 2009 Empty 6 forcados mortos nas arenas nas últimos 20 anos 16 | 03 | 2009

Mensagem por Vitor mango Seg Mar 16, 2009 4:08 pm

6 forcados mortos nas arenas nas últimos 20 anos
16 | 03 | 2009 18.16H

O forcado Francisco Matias, dos Amadores de Portalegre, falecido hoje na sequência de uma violenta colhida durante um treino, é o sexto forcado que morre nas últimas duas décadas nas praças de toiros portuguesas.
Destak/Lusa | destak@destak.pt

O número foi hoje divulgado à agência Lusa pelo vice-presidente da Associação Nacional de Grupos de Forcados (ANGF), José Luís Gomes, salientando que Francisco Matias, de 25 anos, foi o primeiro a morrer durante um treino.

“Nos últimos vinte anos, morreram seis forcados nas nossas arenas, um número baixo em relação ao grau de risco que é a arte de pegar toiros”, afirmou.

Francisco Matias, do Grupo de Forcados Amadores de Portalegre, morreu hoje no Hospital de São José, em Lisboa, na sequência de uma violenta colhida durante um treino daquele grupo alentejano, no último sábado.

Fonte médica adiantou à Lusa que o forcado alentejano, natural de Tolosa, concelho de Nisa, faleceu vítima de um “traumatismo crânio-encefálico”.

O forcado foi vítima de uma violenta colhida, no sábado, durante um treino do seu grupo, que se realizava na Praça de Toiros de Esperança, no concelho de Arronches.

Francisco Matias, que cumpria esta temporada tauromáquica quatro anos ao serviço do Grupo de Forcados de Portalegre, ensaiava uma pega em "sorte de gaiola" (tentativa de pegar a vaca mal esta saísse dos curros), quando sofreu o acidente.

O forcado foi violentamente projectado contra a parede da Praça de Toiros, tendo sido de imediato transportado para o Hospital de Portalegre em estado considerado “muito grave”.

Segundo fonte do gabinete de imprensa daquela unidade hospitalar, foi diagnosticado ao jovem um “traumatismo craniano muito grave”.

Após alguns exames no hospital alentejano, Francisco Matias foi evacuado num helicóptero do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) para o Hospital de São José, onde veio hoje a falecer na unidade de urgência médica.

De acordo com José Luís Gomes, que exerce também o cargo de cabo do Grupo de Forcados Amadores de Lisboa, este é o “segundo caso de uma vítima mortal” na história da associação, constituída em 2001.

“O primeiro a falecer foi o popular Pitó, do Grupo de Forcados Amadores de Vila Franca de Xira, em 2002, na Praça de Toiros de Arruda dos Vinhos, e agora Francisco Matias, do Grupo de Portalegre”, recordou.

A ANGF, que vai assegurar as despesas do funeral do forcado de Portalegre, é constituída por 38 grupos de forcados e seis pré-associados.

A morte de Francisco Matias surge onze anos depois de outro forcado, Pedro Belacorça, também do Grupo de Portalegre, ter morrido em consequência de um acidente sofrido no Campo Pequeno (bandarilha cravou-se no seu peito quando dava ajudas numa pega), numa corrida comemorativa da inauguração da Expo-98.

Contactado pela Lusa, Fernando Coelho, cabo do Grupo de Forcados Amadores de Portalegre, fundado em 25 de Maio de 1969, mostrou-se “desolado com a tragédia” que voltou a assolar aquele grupo de forcados.

“É um momento psicológico muito mau. O grupo é composto por uma média de idade muito baixa e numa altura em que conto com cerca de 40 elementos, tenho a dizer que é um momento muito difícil para nós”, lamentou
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 118178

Ir para o topo Ir para baixo

6 forcados mortos nas arenas nas últimos 20 anos 16 | 03 | 2009 Empty Re: 6 forcados mortos nas arenas nas últimos 20 anos 16 | 03 | 2009

Mensagem por Vagueante Seg Mar 16, 2009 4:17 pm

E quantos touros foram mortos durante esse tempo?

Vagueante

Pontos : 1698

6 forcados mortos nas arenas nas últimos 20 anos 16 | 03 | 2009 Empty Re: 6 forcados mortos nas arenas nas últimos 20 anos 16 | 03 | 2009

Mensagem por Vitor mango Seg Mar 16, 2009 4:20 pm

Vagueante escreveu:E quantos touros foram mortos durante esse tempo?
Very Happy Very Happy Very Happy
Vitor mango
Vitor mango

Mensagem por Viriato Seg Mar 16, 2009 4:26 pm

Já aqui me pronunciei várias vezes sobre a forcadagem. Vivi parte da minha juventude em Santarém, tive grandes amigos forcados (Gameiro um deles e amigo comum com o mango), valentes, corajosos, mas nunca considerei a pega como arte. É autenticamente trabalho de circo. vespa contra vespa. Só que o touro está em desvantagem. É só um. Os forcados são muitos, têm os capinhas e sobretudo uma praça ululante contra ele. E comecei a ganhar o partido dos mais fracos. E ás vezes dava comigo a pensar. Era porreiro, um touro entrar na arena, sentar-se, fazer um manguito para a forcadagem e dizer: "porque não se pegam uns aos outros, de preferência a rabujar??

Com isso não quero dizer que não lamente a morte do rapaz. Mas são ossos do ofício....
Viriato
Viriato

Pontos : 16657

Mensagem por Vitor mango Seg Mar 16, 2009 4:37 pm

Viriato escreveu:Já aqui me pronunciei várias vezes sobre a forcadagem. Vivi parte da minha juventude em Santarém, tive grandes amigos forcados (Gameiro um deles e amigo comum com o mango), valentes, corajosos, mas nunca considerei a pega como arte. É autenticamente trabalho de circo. vespa contra vespa. Só que o touro está em desvantagem. É só um. Os forcados são muitos, têm os capinhas e sobretudo uma praça ululante contra ele. E comecei a ganhar o partido dos mais fracos. E ás vezes dava comigo a pensar. Era porreiro, um touro entrar na arena, sentar-se, fazer um manguito para a forcadagem e dizer: "porque não se pegam uns aos outros, de preferência a rabujar??

Com isso não quero dizer que não lamente a morte do rapaz. Mas são ossos do ofício....

convivi com os maiores dentro dos maiores ( o Gameiro entao atava umas naifas nos cornos dos touros e pegava assim ...
A minha " amizade com Touros findou quando houve a Tourada com touros de morte em barrancos
A morte como espetaculo ?
jamé !
Vitor mango
Vitor mango

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo