Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Facturas amigáveis explicam cuidados prestados nas unidades de saúde

Ir para baixo

Facturas amigáveis explicam cuidados prestados nas unidades de saúde Empty Facturas amigáveis explicam cuidados prestados nas unidades de saúde

Mensagem por Vitor mango Qui Jul 10, 2008 9:35 am

Facturas amigáveis explicam cuidados prestados nas unidades de saúde


A primeira “factura amigável” do Serviço Regional de Saúde foi hoje emitida em nome do secretário regional dos Assuntos Sociais, depois de ter sido simbolicamente atendido na Urgência do Hospital do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada, onde foi alvo de uma “consulta” e “realizou” exames complementares de diagnóstico.

O acto serviu para marcar o início da emissão de facturas detalhando o atendimento prestado nas unidades de saúde da Região, um documento meramente indicativo que serve, essencialmente, para que o utente tenha consciência dos cuidados de que foi alvo, não tendo nada a pagar por isso.

A factura “demonstra o que foi feito” na unidade de saúde para dar resposta à solicitação do utente e “demonstra também o que foi feito para além daquilo que o doente pensava que precisava fazer”, explicou Domingos Cunha aos jornalistas.

Isto porque, acrescentou, “no decorrer da avaliação, pode ser necessário realizar um conjunto de exames complementares ou de outras observações, para os quais o doente não estaria sensibilizado, mas que a situação clínica assim exigiu.

Para além desta informação aos utentes, a “factura amigável” vai permitir ao Governo “ao fim de algum tempo”, fazer uma análise da situação “e adequar estratégias e políticas de saúde que sejam cada vez mais eficazes e que permitam mais e melhor acessibilidade aos tipos de cuidados a prestar”, disse ainda o governante.

Esta e outras medidas, frisou ainda, “têm um grande objectivo que é dotar os serviços públicos de saúde da Região com capacidade e cada vez mais auto-suficiência na prestação de cuidados aos cidadãos residentes nos Açores”.

Este tipo de documento começa hoje a ser processado no Hospital do Divino Espírito Santo e nos Centros de Saúde de Angra do Heroísmo, Praia da Vitória, Nordeste e Povoação. Até ao final do ano estará disponível em todas as unidades de saúde da Região.



Terça-Feira, dia 08 de Julho de 2008
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117472

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos