Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Meteorologia

+3
Terminator
ricardonunes
Joao Ruiz
7 participantes

Página 2 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para baixo

Meteorologia - Página 2 Empty Meteorologia

Mensagem por Joao Ruiz Sáb Ago 01, 2009 9:01 am

Relembrando a primeira mensagem :

Alerta amarelo devido a chuva forte

Meteorologia - Página 2 4B58BAFE7BEC11763F9115B2298C9

A protecção Civil accionou o aviso de alerta amarelo para hoje, em sete distritos do norte e centro do país, devido à possibilidade de chuva forte. Os alertas atingem as regiões de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Viseu e Aveiro.

Segundo comunicado da Autoridade Nacional Protecção Civil (ANPC), esta situação poderá provocar um "aumento do número de acidentes de viação, devido à existência de piso escorregadio e eventual formação de lençóis de água ou ao arrastamento de materiais sólidos para a via", bem como "inundações por transbordo, em linhas de água de regime torrencial ou não dominadas por albufeiras".

"Possibilidade de cheias rápidas em meio urbano, por acumulação de águas pluviais ou insuficiências dos sistemas de drenagem", e "possibilidade de inundação por transbordo de rios nas zonas historicamente mais vulneráveis e danos em estruturas montadas ou suspensas" são outros dos efeitos previstos.

A ANPC recomenda por isso que sejam tomadas medidas de prevenção e precaução, tais como "desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes que possam ser arrastados" e "a adopção de uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água nas vias ou com a redução da visibilidade".

Recomenda ainda o "não atravessamento de zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas", assim como "a adequada fixação de estruturas soltas, nomeadamente, andaimes, placards e outras estruturas suspensas".

No outro extremo do país, a Protecção Civil lembra que até às 20h0 de 1 de Agosto permanece accionado o "alerta amarelo" para situação de tempo quente para os distritos da Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Setúbal, Évora, Beja e Faro.

Msn Notícias

Meteorologia - Página 2 Chuva


Última edição por João Ruiz em Dom maio 23, 2010 7:33 am, editado 2 vez(es)
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo


Meteorologia - Página 2 Empty Re: Meteorologia

Mensagem por ricardonunes Ter Dez 29, 2009 11:39 am

Em Abrantes a coisa está assim.
ricardonunes
ricardonunes

Pontos : 3302

Ir para o topo Ir para baixo

Meteorologia - Página 2 Empty Rui Pereira: "irresponsável seria" não alertar as pessoas

Mensagem por Joao Ruiz Qua Dez 30, 2009 5:12 pm

Rui Pereira: "irresponsável seria" não alertar as pessoas

por Lusa
Ontem

Meteorologia - Página 2 Ng1236487

O ministro da Administração Interna, Rui Pereira, disse hoje que a Protecção Civil deve emitir "avisos sérios, tranquilos e rigorosos" às populações, considerando ao considerar que estão a ser tomadas "as medidas adequadas" de prevenção.

Rui Pereira, que ao longo da manhã de hoje sobrevoou de helicóptero as zonas afectadas pelo mau tempo no distrito de Santarém e região de Loures, desvalorizou as críticas do presidente da Câmara da Régua, considerando que "não há qualquer alarmismo" por parte das autoridades.

O presidente da Câmara de Peso da Régua, Nuno Gonçalves, criticou as previsões que apontavam para a subida das águas do rio Douro, classificando como um "erro de previsão" que considera que causou grandes transtornos à população.

O autarca referiu que o alerta de que as águas do rio poderiam subir até à avenida marginal colocaram "a população em sobressalto" e causaram um "temor desnecessário".

"O que seria irresponsável seria a protecção civil não informar as pessoas sobre a subida das águas e o período de cheias", respondeu o ministro, sustentando que as previsões meteorológicas "não são rigorosas ao milímetro", mas sim "por aproximação".

"É muito grave as autoridades e a protecção civil não avisarem a população quando existem algum perigo de subida das águas e de cheia porque as pessoas tem que tomar as devidas precauções", acrescentou.

Acompanhado pelo secretário de Estado da Protecção Civil, Vasco Franco, presidente da Autoridade Nacional de Protecção Civil, Arnaldo Cruz, e governadora civil de Santarém, Sónia Sanfona, o ministro da Administração Interna visitou também a zona ribeirinha de Constância, distrito de Santarém, onde o nível das águas já desceu três metros.

A viagem de helicóptero pelas zonas afectadas e a aterragem em Constância teve por objectivo, segundo Rui Pereira, fazer uma "avaliação ao vivo no terreno dos perigos que existem.

O governante que tutela a área da protecção civil afirmou igualmente que "para já não há perigo iminente de cheias" na região de Santarém, sublinhando que estão a ser tomar "todas as cautelas preventivas para que não haja perigo para as populações e bens".

"De acordo com os dados que actualmente temos não há uma previsão de situações alarmantes, o nível das águas pode subir, mas não para níveis alarmantes" como os verificados terça-feira, referiu.

O ministro disse ainda que tem havido contactos "permanentes" entre a protecção civil portuguesa e espanhola para o controlo das águas dos rios comuns aos dois países.

Segundo Rui Pereira, ainda não houve "até ao momento" libertações de água das grandes barragens espanholas.

In DN

Embarassed Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Meteorologia - Página 2 Empty Agravamento do estado do tempo

Mensagem por Joao Ruiz Qui Dez 31, 2009 10:16 am

Agravamento do estado do tempo
Douro


Proibidos cruzeiros nocturnos no Douro na passagem de ano

Estão proibidos os cruzeiros nocturnos no rio Douro na passagem do ano. Os elevados volumes de água nas barragens do rio e o previsível agravamento do estado do tempo estão na base desta decisão.

O Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos impediu a realização de cruzeiros nocturnos no rio Douro na passagem de ano por causa das previsões meteorológicas e da necessidade de descargas de água nas barragens.

Numa nota divulgada esta terça-feira, este instituto indicou que, segundo informação prestada pela EDP, as barragens do Douro estão sem capacidade para reter os elevados volumes de água acumulados devido à forte precipitação das últimas semanas.

«Será previsível um agravamento do estado do tempo nos próximos dias, podendo a precipitação acumulada na bacia hidrográfica do Douro atingir níveis expressivos», refere ainda esta nota.

Este documento fala ainda da possibilidade de um «forte incremento dos caudais de escoamento do rio Douro, bem como da subida do nível das suas águas».


, 2009-12-30
In DTM

Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Meteorologia - Página 2 Empty Douro galgou as margens na zona ribeirinha do Porto

Mensagem por Joao Ruiz Qui Dez 31, 2009 4:56 pm

Douro galgou as margens na zona ribeirinha do Porto

por lusa
Hoje

Meteorologia - Página 2 Ng1236790

O rio Douro galgou as margens na zona ribeirinha do Porto, durante a tarde de hoje, com a água a atingir os 4,70 metros, mas entretanto o caudal já começou a baixar.

"Acabámos de ultrapassar uma fase crítica", admitiu o comandante Fragoso Gouveia, do Centro de Previsão e Prevenção de Cheias do Rio Douro.

O oficial explicou que o Postigo do Carvão [estrutura medieval junto à Praça da Ribeira] foi inundado, "mas não há mais qualquer outro registo de ocorrências".

Após a preia-mar da tarde, o nível da água começou a baixar e, segundo o comandante Fragoso Gouveia, não se prevê outra subida anormal do caudal nas próximas horas, o que permitirá um "aumento gradual" das descargas nas barragens.

O risco de inundações voltará a colocar-se cerca das 03:00 da madrugada, altura da próxima preia-mar.

Fragoso Gouveia disse não poder garantir que o Porto escape a cheias similares às de 2006, mas sublinhou os esforços que estão a ser feitos para o evitar.

"Nesta fase não se pode garantir isso. O objectivo é que não ocorram", disse, explicando que um das medidas para evitar esse cenário é um controlo rigoroso das descargas nas barragens, num trabalho que está a ser desenvolvido em "coordenação estreita" com a central de telecomando de Peso da Régua.

O Centro de Previsão e Prevenção de Cheias do Douro está em alerta laranja (pré-emergência) desde as 13:00 de hoje, tendo em conta a possibilidade de cheias a jusante da barragem de Crestuma-Lever.

Entretanto, a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) determinou, ao princípio da tarde, que os cinco distritos do Norte (Braga, Bragança, Porto, Viana do Castelo e Vila Real) mantenham o alerta amarelo até às 14:00 do primeiro dia de 2010.

Nessa altura, todos os distritos passarão ao nível verde, que corresponde a uma situação normal, indica um comunicado da ANPC.

As previsões do Instituto de Meteorologia indicam, por outro lado, que o estado do tempo em Portugal Continental irá melhorar progressivamente, com parâmetros característicos de Inverno mas sem efeitos gravosos.

No Norte poderão ocorrer ainda aguaceiros, por vezes fortes, com queda de neve.

In DN

Embarassed Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Meteorologia - Página 2 Empty Chuva fez transbordar leito do Rio Tâmega em Chaves

Mensagem por Joao Ruiz Qui Dez 31, 2009 5:41 pm

.



Embarassed Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Meteorologia - Página 2 Empty Re: Meteorologia

Mensagem por ricardonunes Sex Jan 01, 2010 11:38 pm

Vento e chuva forte regressam amanhã

Vento e chuva forte irão regressar nas próximas horas de acordo com as previsões do Instituto de Meteorologia. O rigor do Inverno parece assim não dar tréguas depois de ontem um forte nevão tornar intransitáveis os acessos à Torre, na serra da Estrela.

Uma violenta trovoada que se abateu sobre Santiago do Cacém, na madrugada de quinta-feira, danificou toda a estrutura de uma habitação onde dormiam seis pessoas, ao ser atingida pela força de um relâmpago.

De acordo com José Neves, os estragos provocados pela trovoada nesta habitação de Vale Verde são avultados e "a estrutura da casa merece a atenção dos peritos, uma vez que a instalação eléctrica ardeu por completo e o telhado ficou todo destruído".

Os seis habitantes, quatro homens e duas mulheres, todos imigrantes romenos, acordaram com "o estrondo provocado pela faísca que entrou pela antena de televisão, na parte lateral da casa, atravessou o interior da habitação e saiu por uma das janelas", adiantou o responsável.

A autarquia santiaguense garantiu, de imediato, uma habitação para os seis desalojados, mas de acordo com José Neves, foi encontrada "uma alternativa junto da proprietária da habitação" e arrendatária.

Para amanhã, as previsões indicam queda de chuva, por vezes forte, no Norte e no Centro. Segunda-feira as condições meteorológicas irão agravar-se, com possibilidade de chuva forte em todo o Continente e rajadas de vento que poderão atingir os 100 km/h nas terras altas.

APONTAMENTOS

DEZEMBRO CHUVOSO

É preciso recuar a 2000 para encontrar um Dezembro mais chuvoso do que em 2009, que registou 178 litros por metro quadrado.

ESTRAGOS NA HORTA

Forte ondulação danificou parte da obra do cais de passageiros na Horta, nos Açores.

PREJUÍZO EM OEIRAS

A ondulação provocou estragos em Paço de Arcos, Oeiras, destruindo o material de quase 30 pescadores, num prejuízo estimado de 15 mil euros.

112 AVARIADO NOVE HORAS

A linha 112 de Vila Real esteve ontem avariada durante mais de nove horas. A avaria, que se deveu ao mau tempo, teve início às 20h00 ainda do dia 31 e apenas foi reparada durante a manhã de ontem. As chamadas da central, que está instalada na esquadra da polícia, foram, porém, todas reencaminhadas para o Porto. "Ninguém ficou sem assistência. Todas as chamadas foram atendidas e de manhã a central já funcionava normalmente", explicou ao CM fonte da polícia.




Helga Nobre/A.I.F
ricardonunes
ricardonunes

Pontos : 3302

Ir para o topo Ir para baixo

Meteorologia - Página 2 Empty Assis defende resposta rápida aos prejuízos no Oeste

Mensagem por Joao Ruiz Sáb Jan 02, 2010 5:16 pm

Assis defende resposta rápida aos prejuízos no Oeste

por Lusa
Ontem

Meteorologia - Página 2 Ng1237146

O líder parlamentar do PS, Francisco Assis, alertou hoje para a necessidade de apoios rápidos para os concelhos do Oeste afectados pelo mau tempo e vai continuar a acompanhar o assunto.

"Vamos procurar sensibilizar o Governo, dentro do quadro parlamentar, no sentido de muito rapidamente disponibilizar estas verbas [anunciadas quarta-feira em conselho de ministros] que são essenciais", afirmou aos jornalistas Francisco Assis.

O socialista declarou que "quem vem [visitar a região] não pode deixar de ficar consternado com aquilo que vê" e adiantou que vai continuar a acompanhar o assunto.

"Não pode haver demagogias, tem de haver muito rigor e não podemos vir aqui criar expectativas que não estamos em condições de concretizar", acrescentou.

Para o deputado, a ajuda essencial deverá passar pela "libertação muito rápida das verbas do PRODER" (Programa de Desenvolvimento Rural).

Questionado pela Lusa, o socialista disse estar disponível "não só para participar activamente num debate [parlamentar] como levar uma proposta de resolução no sentido de garantir estes apoios".

Francisco Assis e outros deputados do PS visitaram uma exploração de gado, estufas de tomate e alface e um hotel no concelho de Torres Vedras, afectados pelo mau tempo da semana passada.

In DN

Meteorologia - Página 2 Notsure

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Meteorologia - Página 2 Empty Águas diluvianas no estado do Rio não pouparam pobres nem ricos

Mensagem por Joao Ruiz Dom Jan 03, 2010 12:04 pm

Águas diluvianas no estado do Rio não pouparam pobres nem ricos

por SÉRGIO BARRETO MOTTA, Rio de Janeiro
Hoje

Meteorologia - Página 2 Ng1237355

Há pelo menos 63 vítimas mortais já confirmadas. E a chuva continua a cair

O resultado causado pelas incessantes chuvadas no Rio de Janeiro e áreas próximas é aterrorizador. No estado do Rio, desde o dia 30, já houve mais de 60 mortos devido a dezenas de casas que desabaram por causa da intempérie.

O caso mais dramático ocorreu em Angra dos Reis, uma reluzante estância de turismo, onde muitos brasileiros ricos dispõem de casas de veraneio para poderem aproveitar toda a beleza do mar. Ali ocorreram 41 mortes - número que ainda pode subir, de acordo com as informações que têm sido prestadas pelas autoridades.

A terra molhada de um morro desabou sobre a luxuosa pousada Sankay, e casas adjacentes, matando 20 pessoas, a maioria das quais visitantes de alto poder aquisitivo, na região da Ilha Grande.Próximo dali, outro deslizamento matou 11 pessoas pobres, residentes numa favela. Na hora da tragédia, ninguém foi poupado. Nem pobres, nem ricos.

A força das águas, que noutras circunstâncias costumava concentrar-se apenas nas casas construídas irregularmente, sem as respectivas fundações devidamente alicerçadas, desta vez afectou todo o género de pessoas - desde as que vivem nas favelas às que se hospedam nas luxuosas pousadas junto ao mar. A água, implicável, deslocou terra e pedras, que arrasaram tudo quanto estava em baixo.

No meio da tragédia, houve alguns factos inusitados. Dois casais que alugaram uma das casas ao lado da pousada em Angra dos Reis salvaram-se porque tiveram uma discussão com os ocupa ntes de uma casa vizinha, alugada por 17 pessoas. Esses dois casais, sem imaginarem a sorte que teriam, reclamaram contra o barulho feito na casa vizinha pelos seus 17 ocupantes e decidiram abandonar o local antes da passagem do ano. Salvaram-se graças a essa decisão porque os desabamentos ocorreram naquele preciso local, na madrugada do dia 31 para o primeiro dia do ano.

A pousada Sankay fora inaugurada em 1994 e estava repleta, para a celebração da passagem de ano, de turistas brasileiros e estrangeiros, vários dos quais já haviam festejado o réveillon noutros anos na minúscula Ilha Grande, de difícil acesso, situada ao largo de Angra dos Reis.

Desde que ocorreu a tragédia tem havido uma intensa mobilização de bombeiros e da marinha, conduzindo equipas de resgate. Até um estaleiro das proximidades está a ajudar, ao ceder equipamento pesado para ser usado na retirada de entulho e na busca de novos corpos.

A cidade de Angra dos Reis cancelou a procissão marítima prevista para 1 de Janeiro, tendo ali sido decretado um luto oficial de três dias. O Presidente Luís Inácio Lula da Silva anunciou ajuda financeira para amenizar as perdas e o governador do Rio, Sérgio Cabral, deslocou-se ao local para prestar solidariedade.

Como os deslizamentos ocorreram de madrugada, em geral as tragédias atingiram famílias inteiras, com pais, mães e filhos. No caso da pousada de Angra, estavam lá hospedados grupos inteiros de familiares, que foram duramente atingidos.

"É uma visão de horror, uma mistura de pedras, árvores e uma série de outros objectos que cobrem várias casas", relatou aos jornalistas o vice-governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, que tem acompanhado durante todo o tempo as equipas de socorro.

In DN

Rolling Eyes Idea

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Meteorologia - Página 2 Empty Chuva intensa no Brasil já causou 81 mortos

Mensagem por Joao Ruiz Seg Jan 04, 2010 6:49 am

Chuva intensa no Brasil já causou 81 mortos

Meteorologia - Página 2 Morto2

A chuva intensa que assola o Brasil desde 30 de Dezembro, provocando vários deslizamentos de terra, já causou 81 mortos, sendo o estado mais afectado o do Rio de Janeiro, com 68 mortos. É neste estado que fica a estância turística de Angra dos Reis, onde morreram 46 pessoas e onde foi declarada calamidade pública.

Além dos 68 mortos no estado do Rio de Janeiro, morreram 10 pessoas no estado de São Paulo (cidades de Guararema e Cunha) e três no estado de Minas Gerais (cidade de Juiz de Fora), de acordo com o último balanço da edição online do jornal "Folha de São Paulo", o de maior circulação no Brasil.

No caso de Angra dos Reis têm sido feitos alguns velórios colectivos e muitos turistas abandonaram a região em respeito pelo luto das famílias afectadas localmente.

Há ainda duas pessoas desaparecidas que estavam de férias na Ilha Grande, outro ponto turístico muito conhecido no estado do Rio de Janeiro.

Mas as autoridades não descartam a possibilidade de haver mais desaparecidos que ainda não tenham sido detectados por familiares.

Há também quase mil pessoas desalojadas. O Governo federal disponibilizou 20 mil "kits" dormitórios, com colchões, travesseiros e lençóis e também alimentos para diminuir as dificuldades dos desalojados.

Centrais nucleares em funcionamento

Apesar do pedido do presidente da Câmara de Angra dos Reis, Tuca Jordão, para desactivar duas centrais nucleares na região, tal foi rejeitado pela empresa que gere as estruturas, por considerar que não há risco iminente.

Estas centrais são responsáveis por 40% da energia do Estado do Rio de Janeiro.

O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, anunciou que pretende transformar as áreas afectadas pelos deslizamentos em Angra dos Reis em parque ambiental.

Segundo o governador, há três mil casas localizadas em áreas de risco na cidade.

In Sicnoticias

Embarassed Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Meteorologia - Página 2 Empty Areias das minas invadem rio

Mensagem por Joao Ruiz Qua Jan 06, 2010 11:58 am

Areias das minas invadem rio

Campos agrícolas foram transformados em areais, destruindo várias culturas na aldeia do Portelo

Toneladas de areia das antigas minas de Montesinho, em Bragança, estão a ser arrastadas pelas chuvas, destruindo campos agrícolas e a fauna piscícola no rio Sabor. Leito transbordou e transformou campos agrícolas em autênticos areais.

A situação é grave. Na aldeia de Portelo a areia entupiu e fez rebentar as condutas com cerca de 1,20 metros de diâmetro por onde passava o rio, cujo leito transbordou e alagou vários campos agrícolas que se transformaram num areal.

A areia das minas é considerada poluente, resulta da extracção do volfrâmio. \"Tem silício, queima tudo. Os lameiros e hortas estão cobertos de areia, nem se vêem os muros, nem o caminho\", lamentou Lurdes Rodrigues. Os habitantes querem que alguém se responsabilize.

O problema pode agravar-se. Na antiga área mineira estão depositadas centenas de toneladas de areia, na iminência de continuarem a ser arrastadas pela chuva. O rio subiu dois metros e chegou a uma habitação. \"A cozinha e a sala estão alagadas\", contou Lurdes Rodrigues.

Em 2007, a EDM - Empresa de Desenvolvimento Mineiro - estabeleceu um protocolo com o Câmara de Bragança com vista à reabilitação do espaço da mina, orçamentado em 1,7 milhões de euros. A primeira fase já foi executada, consistiu em trabalhos de segurança: protecção de poços, selagem de chaminés e de galerias. A segunda fase previa a reabilitação global da zona, incluindo a limpeza do rio. Não foi realizada. Fonte da EDM adiantou, ao JN, que surgiram várias dificuldades. \"Não conseguimos entendimento com a pessoa que explora o areeiro\", disse, esclarecendo que a empresa nada tem a ver com a mina, e que a responsabilidade da areia é de quem a explora e das entidades que lhe atribuíram a concessão.

O autarca de Bragança, Jorge Nunes, clarificou que a extracção de areia foi licenciada pela Câmara em 1995, mas que em Maio de 2009 a edilidade solicitou ao Instituto de Conservação da Natureza e ao Ministério da Economia que verificassem se o areeiro estava de acordo com a nova legislação. \"O ICNB não respondeu, o Ministério da Economia explicou que o assunto era da responsabilidade do ICNB, que tem a obrigação de verificar se o licenciamento da extracção está de acordo com as características da zona\", justificou. Hoje, técnicos da Câmara vão avaliar os estragos e verificar se há relação com o arrastamento de areias.


Glória Lopes in JN, 2010-01-05
In DTM

Embarassed Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Meteorologia - Página 2 Empty Águas contaminadas com arsénio

Mensagem por Joao Ruiz Qua Jan 06, 2010 12:03 pm

Águas contaminadas com arsénio

Meteorologia - Página 2 Cmb_edificio2

Câmara de Bragança com dúvidas sobre licenciamento de extracção de areias que provocou cheia

A origem da cheia que atingiu a aldeia de Portelo, em Bragança, nos últimos dias, estará numa zona que não foi alvo de requalificação ambiental e que está licenciada para a extracção de areias.

A revelação é feita pelo presidente da Câmara de Bragança, Jorge Nunes, que coloca dúvidas sobre as condições em que licenciamento foi feito.

“Há uma área que não foi objecto de requalificação ambiental, no âmbito de um projecto da Empresa de Desenvolvimento Mineiro, no qual a câmara participou financeiramente. E não foi por corresponder a uma área licenciada desde a década de 1990 a extracção de inertes. Em condições que, eventualmente, não corresponderão aquilo que são as exigências ambientais actuais.”

O presidente da câmara de Bragança diz que, para já, vai ser apenas estudado o processo para perceber se houve falha da empresa que extrai as areias na zona das minas do Portelo.

“Para já, vamos estudar o processo junto de outras autoridades, como o Parque Natural de Montesinho”, esclarece.

Jorge Nunes sublinha, porém, que tanto a autarquia como a Protecção Civil já estão a acompanhar a situação. “Estamos a reunir os elementos para juntar ao processo de licenciamento anterior para ver como é que esse processo pode vir a evoluir proximamente.”

Recorde-se que as fortes chuvadas dos últimos dias provocaram o arrastamento de areias pela ribeira do Portelo, um afluente do rio Sabor, em pleno Parque Natural de Montesinho.

População e presidente da junta de freguesia estão agora preocupados com a poluição arrastada pelas águas, que terão sido contaminadas com arsénio, sílica e outros metais.

Brigantia, 2010-01-05

Embarassed Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Meteorologia - Página 2 Empty Re: Meteorologia

Mensagem por ricardonunes Qui Jan 07, 2010 10:49 am

Protecção Civil aconselha a população a ter cuidados redobrados para enfrentar o frio

07 de Janeiro de 2010, 16:46

A chuva parece ter dado tréguas mas a temperatura vai baixar nos próximos dias. Face ao frio que aí vem, a Protecção Civil aconselha a população a ter alguns cuidados para enfrentar as temperaturas baixas, como utilizar várias camadas de roupa ou ventilar as casas quando se acenderem lareiras.

De acordo com o Instituto de Meteorologia, nos próximos haverá uma diminuição acentuada das temperaturas, especialmente nas regiões do Interior, pela formação de gelo ou geada durante as madrugadas e pela pontual queda de neve acima da cota dos 400 metros de altitude no Minho e Douro Litoral.

Em comunicado, a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) refere a necessidade de utilizar várias camadas de roupa em vez de uma única peça de tecido grosso e de evitar roupas muito justas.
A importância da "necessária ventilação das habitações quando se utilizam lareiras ou braseiras" é outra recomendação aos portugueses, quando o Instituto de Meteorologia prevê que os próximos dias apresentem uma diminuição acentuada das temperaturas, principalmente nas regiões do interior do país.

Evitar actividades físicas intensas, que obriguem o coração a um maior esforço, "uma vez que o ar frio não é bom para a circulação sanguínea", e ter uma condução prudente, nomeadamente nas vias propensas à formação e persistência de gelo, também são procedimentos adequados a estas condições climatéricas, segundo também a ANPC.

Segundo o Instituto de Meteorologia, as regiões da Beira Alta e de Trás-os-Montes vão registar temperaturas mínimas negativas pelo menos até sábado, mas o frio sentido em Portugal é normal para esta época do ano.

A meteorologista Paula Leitão disse que o frio "vai sentir-se com mais intensidade na madrugada de sexta-feira e sábado".
ricardonunes
ricardonunes

Pontos : 3302

Ir para o topo Ir para baixo

Meteorologia - Página 2 Empty Re: Meteorologia

Mensagem por ricardonunes Qui Jan 07, 2010 10:51 am

FRIO – Siga os conselhos da Protecção Civil



De acordo com as informações disponibilizadas pelo Instituto de Meteorologia, os próximos dias serão caracterizados pela diminuição acentuada das temperaturas, especialmente nas regiões do Interior, pela formação de gelo ou geada durante as madrugadas e pela pontual queda de neve acima da cota dos 400 metros de altitude no Minho e Douro Litoral. No período de hoje 7/JAN a Sábado 9/JAN, a precipitação prevê-se de intensidade fraca, não sendo expectável a queda de neve em quantidades significativas.

A conjugação de temperaturas baixas e de vento forte no litoral e terras altas provocará uma maior sensação de frio sentido pela população, traduzindo-se num aumento do desconforto térmico. As condições propícias à formação de gelo e pontual queda de neve nas estradas implicam a tomada das respectivas medidas de precaução:



Mantenha-se atento aos noticiários da Meteorologia e às indicações da Protecção Civil transmitidas pelos órgãos de comunicação social.
Use várias camadas de roupa em vez de uma única peça de tecido grosso. Evite as roupas muito justas ou as que façam transpirar.
O ar frio não é bom para a circulação sanguínea. Evite as actividades físicas intensas que obrigam o coração a um maior esforço.
Se suspeitar que você ou alguém que o rodeia está com sinais de hipotermia (corpo frio com tremuras, pele roxa e falta de reacção) ligue imediatamente para o 112.
Atenção redobrada à condução de veículos, nomeadamente nas vias propensas à formação e persistência de gelo, aumentando o perigo de acidentes rodoviários, pelo que se aconselha uma condução prudente.

Siga ainda os seguintes conselhos da Protecção Civil:

Aquecer o lar:
· Afaste os aquecedores de móveis;
· Não seque a roupa nos aquecedores;
· Afaste os produtos inflamáveis de uma fonte de calor;
· Guarde os líquidos inflamáveis em recipientes fechados e coloque-os em locais ventilados;
· Proteja devidamente a lareira para que não se torne um foco de incêndio;
· Não abandone velas acesas ou mal apagadas;
· Nunca se esqueça do ferro de engomar ligado.

Rede eléctrica:
· Não faça reparações improvisadas;
· Substitua os fios eléctricos em mau estado;
· Use fusíveis adequados;
· Evite sobrecarga – não ligue demasiados aparelhos na mesma tomada, principalmente os de elevado consumo;
· Nunca apague com água um incêndio de origem eléctrica;
· Não aproxime água de instalações eléctricas – há perigo de ficar electrocutado.

Rede de gás:
· Faça a revisão periódica das tubagens – para verificar se há fugas aplique água com sabão. Nunca utilize uma chama;
· Se detectar alguma fuga chame imediatamente um técnico do gás. Se cheirar a gás não faça qualquer tipo de chama, não ligue nem desligue interruptores ou aparelhos eléctricos, abra as janelas, feche as válvulas de segurança do contador e de corte do redutor e contacte de imediato um técnico qualificado.

Cozinha:
· Nunca saia de casa com o fogão ou o esquentador ligado;
· Não deixe, junto a janelas, aparelhos a gás ligados;
· Se a gordura da frigideira se incendiar desligue de imediato o gás, não retire a frigideira do fogão, pois iria espalhar o fogo e use uma tampa, um prato ou uma toalha húmida para extinguir o incêndio;
· Mude periodicamente o filtro do exaustor;
· Não avive as chamas do fogareiro com álcool, gasolina ou qualquer outro líquido inflamável.

Para quem pretende viajar:
· Evitar fazer viagens para as zonas onde se prevê a queda de neve, procurando antecipar ou adiar essas viagens;
· No caso de ter de o fazer, deve:
üProcurar informar-se através das concessionárias ou das forças policiais, de quais os condicionamentos de trânsito existentes e vias alternativas de circulação;
ü Estar atento antes e no decurso da viagem às informações difundidas pelos Órgãos de Comunicação Social;
ü Circular preferencialmente utilizando as vias rodoviárias mais seguras;
ü Tomar algumas medidas preventivas como sejam munir-se de correntes, alguns agasalhos e alimentação suplementares e garantir o abastecimento do depósito do veículo, para fazer face à possibilidade de ser forçado a paragens prolongadas durante a viagem devido à neve e ao gelo.
· Nos locais onde se verifique a queda de neve:
ü Seguir escrupulosamente as indicações transmitidas pelas autoridades policiais no que concerne ao respeito pelos cortes de estrada, percursos alternativos, sinalização e outras informações;
ü Evitar parar ou abandonar a viatura na faixa de rodagem, contribuindo para o aumento do congestionamento de trânsito;
ü Ter especial atenção à brusca formação de gelo na estrada, que poderá dificultar a condução e provocar o atravessamento dos veículos e a ocorrência de acidentes;
ü Evitar comportamentos de risco que poderão originar acidentes.

A PROTECÇÃO COMEÇA SEMPRE EM SI!
ricardonunes
ricardonunes

Pontos : 3302

Ir para o topo Ir para baixo

Meteorologia - Página 2 Empty Neve dá lugar ao gelo numa Europa que treme com frio

Mensagem por Joao Ruiz Sex Jan 08, 2010 11:34 am

[color=darkred]Neve dá lugar ao gelo numa Europa que treme com frio[/size]

Hoje

Meteorologia - Página 2 Ng1239449

Ao contrário do que é normal, os ventos não sopram do Atlântico mas do Árctico e trazem consigo as baixas temperaturas.

Escolas fechadas, elevados níveis de absentismo no trabalho, oito mil casas sem electricidade, problemas nos transportes. É o cenário no Reino Unido, onde as temperaturas chegaram aos 18 graus negativos (Benson, Oxfordshire). A neve, que tem caído fortemente, está a dar lugar ao gelo (igualmente perigoso), à medida que o país - e praticamente toda a Europa - é afectado por uma vaga de frio polar que está para durar. Já morreram 22 britânicos.

Há 30 anos que não se registavam temperaturas tão baixas e a empresa nacional de gás está já a cortar o fornecimento a alguns dos seus clientes industriais, de forma a garantir que não faltará energia para o aquecimento dos seus clientes domésticos. Um racionamento do género não era visto desde a década de 1970.

Ontem, o mau tempo voltou a interromper a circulação no Túnel da Mancha, com um dos comboios que fazia a ligação entre Bruxelas e Londres, com 260 passageiros, a ficar preso duas horas. Antes do Natal, tinha-se gerado o caos, quando o frio provocou avarias em cinco comboios e obrigou duas mil pessoas a passarem a noite dentro das carruagens. Ontem, no Reino Unido, tinham sido canceladas 11% das ligações ferroviárias - incluindo nove ligações do Eurostar.Nas estradas, as autoridades alertavam para o perigo da formação de gelo, indicando que estavam a fazer todos os possíveis para as manter abertas.

Além disso, apesar de os aeroportos estarem a funcionar (havendo contudo alguns atrasos), tanto a British Airways como a EasyJet cancelaram dezenas de voos. Portugal também foi afectado, com o cancelamento de quatro voos de Faro e um de Lisboa que tinham como destino a capital britânica.

Em Espanha, a neve e o gelo estavam também a causar problemas de circulação, principalmente do norte. A preocupação virava-se contudo para a chegada da vaga de frio polar, que deverá levar as temperaturas até aos 15 graus negativos no fim-de-semana. "O frio irá intensificar-se e deixará mínimas muito baixas de entre -10 e -15 graus no interior da metade norte peninsular em várias zonas de Castela e Leão; não em zonas de montanha, mas na Meseta", disse um responsável da Agência de Meteorologia.

Ao contrário do que é normal nesta altura do ano, os ventos não sopram desde o Atlântico, mas do Norte. Estes ventos árcticos são os responsáveis pela descida acentuada das temperaturas que, nos últimos dias, têm afectado o Reino Unido e que se aproximam agora da Europa continental.

Na Holanda e em França os problemas começaram a sentir-se ainda na quarta-feira, com alguns atrasos nos aeroportos. Apesar de tudo, a neve não tem caído com a mesma intensidade que se registou no Reino Unido. As temperaturas têm batido recordes, como na Noruega, onde se registaram -41 graus em Roeros (o mais baixo desde 1987). No fim-de-semana, o frio deve continuar, mas a neve começará também a cair com mais intensidade.

Na Alemanha, onde o termómetro regista entre -2 e -10 graus negativos, é esperada a partir de hoje a queda de 40 cm de neve. As minas de sal, usado nas estradas para evitar a formação de gelo, trabalham a todo o vapor, mas mesmo assim as reservas estão a esgotar-se rapidamente.

In DN

Meteorologia - Página 2 00020486

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Meteorologia - Página 2 Empty Re: Meteorologia

Mensagem por ricardonunes Sáb Jan 09, 2010 4:57 am

Frio vai piorar nos próximos dias e trazer mais neve

por AMADEU ARAÚJO, Viseu (com PATRÍCIA JESUS)

Na Guarda, a temperatura vai descer até aos sete graus negativos. Frio fica até à próxima semana e chuva não desaparece.

O frio vai-se intensificar nos próximos dias em Portugal. Mas o recorde dos 16 graus negativos atingidos em 1954 ainda não vai ser batido desta vez. Quem o garante é Adérito Serrão, presidente do Instituto de Meteorologia (IM), que explica as razões para as baixas temperaturas que estão a afectar o País. São massas de ar polar que viajam para Sul, pouco vulgares sobretudo por permanecerem durante tanto tempo, diz.
Assim, o frio "deve intensificar-se neste fim-de-semana e ficar até à próxima semana". As baixas temperaturas serão "acompanhadas de neve a cotas de altitude mais baixas e podendo atingir até certas zonas do litoral, o que não é habitual," antevê Adérito Serrão.
O presidente do IM lembra que o frio tem afectado toda a Europa "onde já foram batidos recordes de frio", diz Adérito Serrão. No Reino Unido, por exemplo, onde a temperatura desceu ontem aos 22,3 graus negativos, este já é considerado o mais frio Inverno dos últimos 30 anos. Apesar disso "em Portugal ainda não foi batido o recorde dos 16 graus negativos, registado nas Penhas da Saúde, em 1954".
O frio intenso, de "características polares e secas" provoca algum desconforto mas "não é nada de extraordinário" até porque o último Dezembro foi "o sétimo consecutivo a registar uma temperatura abaixo da média". Naquele mês foram registados "valores de temperatura inferiores ao normal, observando-se uma anomalia de -0,6 graus nas temperaturas máximas", conta o presidente do IM. E lembra que o Inverno ainda agora começou. Aliás, este "persistir do frio" leva Adérito Serrão a concluir pela necessidade de os portugueses se "habituarem" às baixas temperaturas. Também a "chuva vai continuar", assim como alguma instabilidade" no clima.
Aliás, a chuva tornou Dezembro "o mais chuvoso deste século, no Continente" revela. As chuvas intensas do mês passado acabaram com a seca meteorológica, registada há dez meses em Portugal e permitem antever um Verão sem restrições ao uso da água.
Ontem a formação de gelo causou alguns problemas no acesso à cidade de Viseu e no resto do distrito, com algumas estradas municipais a serem encerradas. No distrito houve 14 saídas para operações de lançamento de sal nas estradas, para acelerar o derretimento do gelo, segundo avançou o Comando Distrital da Protecção Civil.
Hoje deve ser um dos dias mais frios do ano - na Guarda, as temperaturas podem atingir os 7 graus negativos. Situação que levou o IM, ao início da tarde de ontem, a colocar os distritos de Braga, Porto, Guarda, Portalegre, Évora e Beja em alerta laranja, enquanto o resto do País está sob aviso amarelo.
Para hoje, o Instituto de Meteorologia prevê a "continuação de tempo frio com céu pouco nublado ou limpo, aguaceiros fracos que serão de neve acima dos 600/800 metros de altitude e formação de geada".
ricardonunes
ricardonunes

Pontos : 3302

Ir para o topo Ir para baixo

Meteorologia - Página 2 Empty Re: Meteorologia

Mensagem por ricardonunes Dom Jan 10, 2010 12:50 am

Avisos meteorológicos: Europa:

Meteorologia - Página 2 EuropeToday0color
ricardonunes
ricardonunes

Pontos : 3302

Ir para o topo Ir para baixo

Meteorologia - Página 2 Empty Re: Meteorologia

Mensagem por ricardonunes Dom Jan 10, 2010 4:47 am

A neve caía às 10:40 de hoje com intensidade nos distritos da Guarda e Viseu, disse à Agência Lusa fonte da Autoridade Nacional de Protecção Civil, acrescentando que nevava também no Porto e chegaram a cair alguns flocos em Abrantes.
Ao todo, sete distritos do norte do país registavam queda de neve na manhã de hoje, mas só em volta do maciço central da Serra da Estrela e em algumas estradas municipais do distrito de Viseu foi necessário cortar a circulação automóvel.

A neve caía no distrito de Viana do Castelo (Ponte da Barca e Ponte de Lima), em Braga (Braga, Fafe, Guimarães e Vizela), no Porto (Porto, Maia, Amarante, Trofa, Lousada, Matosinhos e Felgueiras), no distrito de Vila Real (Mondim de Basto, Ribeira de Pena, Régua e Montalegre).

Registava-se queda de neve também no distrito de Aveiro, na Serra da Freita, no concelho de Arouca.

O trânsito está condicionado nalgumas zonas altas da Covilhã e a Câmara está a espalhar sal nas ruas para derreter a neve, que cai sem parar desde as 07:30 de hoje, disse fonte da protecção civil municipal.

Há algumas ruas mais íngremes onde a circulação não é aconselhada e o acesso à Serra da Estrela está cortado logo à saída da Covilhã, onde se encontram elementos da GNR.

Na Serra da Estrela, todas as estradas de acesso ao maciço central estão cortadas desde as 09:30.
Segundo o Comando Distrital de Operação de Socorro (CDOS) de Castelo Branco, neva um pouco por todo o distrito, com mais intensidade a norte da Serra da Gardunha, onde o manto branco se tem acumulado.

No entanto, não há registo de quaisquer acidentes relacionados com o nevão.
ricardonunes
ricardonunes

Pontos : 3302

Ir para o topo Ir para baixo

Meteorologia - Página 2 Empty Alerta de queda de neve prolongado até às 12h de amanhã

Mensagem por Joao Ruiz Dom Jan 10, 2010 3:32 pm

Alerta de queda de neve prolongado até às 12h de amanhã

por Lusa
Hoje

Meteorologia - Página 2 Ng1240500

A Protecção Civil alargou até ao meio-dia de segunda-feira o alerta azul decretado para os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Aveiro, Viseu, Guarda, Coimbra e Castelo Branco.

À agência Lusa, fonte da Autoridade Nacional de Protecção Civil disse que, por causa das previsões de queda de neve para os próximos dias em algumas regiões do interior Norte e Centro do país, o alerta azul, que estava decretado até às 20:00 de hoje, foi prolongado.

De acordo com o Instituto de Meteorologia, o estado do tempo em Portugal Continental vai manter-se "com temperaturas abaixo da média, em especial da mínima, para valores que em vários locais podem ser negativos, o que associado à presença de humidade poderá originar em vários locais a formação de gelo ou geada".

A autoridade recomenda ainda especial atenção à condução de veículos, nomeadamente nas vias propensas à formação de gelo e acumulação de neve, ao respeito pelos cortes de estradas ou indicações de vias alternativas e ao uso de várias camadas de roupa em zonas mais frias.







In DN

Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Meteorologia - Página 2 Empty Estradas condicionadas

Mensagem por Joao Ruiz Dom Jan 10, 2010 3:37 pm

Estradas condicionadas

Várias estradas cortadas no distrito de Vila Real

O nevão intenso que cai no distrito de Vila Real desde as 09.30 de hoje está a provocar o caos nas estradas do distrito, com as autoridades a receberem inúmeros pedidos de ajuda para automobilistas retidos na neve.

A principal estrada de ligação de Trás-os-Montes ao litoral, o Itinerário Principal 4 (IP4), está cortada ao trânsito desde as 11:44 na serra do Marão, entre Vila Real e Amarante.

No entanto, em toda a sua extensão no distrito, entre Vila Real e Murça, o IP4 está muito condicionado, circulando-se muito lentamente e muitos carros ficaram presos na estrada. A mesma situação ocorre nas auto-estradas A7 e A24.

Lusa, 2010-01-10

Embarassed Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Meteorologia - Página 2 Empty Varias estradas encerradas

Mensagem por Joao Ruiz Dom Jan 10, 2010 3:44 pm

Varias estradas encerradas

Nevões cortam estradas em Trás-os-Montes

A combinação neve e gelo levou ao encerramento das estradas nacionais 15 e 304, nas serras do Marão e Alvão (Vila Real), e 315, na serra de Bornes, em Alfandega da Fé (Bragança), segundo fonte da Protecção Civil.

Em menos de uma semana, nevou pela segunda vez na região transmontana, afectando a circulação rodoviária em algumas estradas. A neve começou a cair cerca das 23:00 de domingo, levando ao encerramento do Itinerário Principal 4 (IP4), na zona do Marão/Alto de Espinho, durante a noite. A via reabriu cerca das 05:00.

A estrada nacional paralela ao IP4, a EN15, encontra-se encerrada entre Vila Real e Amarante, tal como a EN304, que liga Vila Real a Mondim de Basto pela serra do Alvão.

Segundo o Centro Distrital de Operações de Socorro de Bragança, está cortada ao trânsito a EN315, na zona de Sambade que sobe à serra de Bornes, o ponto mais alto deste distrito.

Para o local, foram enviados dois limpa-neves para procederem à limpeza do gelo e neve que se acumulou durante a madrugada.


Lusa, 2010-01-10


Meteorologia - Página 2 00020486

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Meteorologia - Página 2 Empty Estradas reabrem à circulação

Mensagem por Joao Ruiz Seg Jan 11, 2010 7:16 am

Estradas reabrem à circulação

São várias as escolas fechadas

Já reabriram as duas estradas que estavam cortadas ao trânsito, no distrito de Bragança.A EN315 que liga Bornes, em Macedo de Cavaleiros, a Alfândega da Fé estava interdita ao trânsito desde a tarde de ontem.Acabou de ser reaberta à circulação automóvel.

Também já se transita na EM527 entre Mós e Paredes, no concelho de Bragança.No IP4 circula-se normalmente, mesmo no distrito de Vila Real onde ontem a via esteve cortada durante várias horas no Alto de Espinho.

A neve que contem caiu da região transmontana não derreteu e transformou-se em gelo durante a noite, por causa das baixas temperaturas. Em Bragança, a protecção civil municipal está a espalhar sal nas ruas da cidade desde as 16 horas de ontem.A distribuição foi suspensa às duas da manhã e retomada às cinco, para minimizar os efeitos do gelo.

Nas principais ruas já se circula com normalidade. Situações mais complicadas vivem-se em algumas zonas residenciais.As actividades lectivas vão manter-se esta segunda-feira embora os alunos provenientes da área rural não possam deslocar-se até à cidade porque os transportes escolares estão suspensos.

No entanto, a Escola Secundária Miguel Torga, em Bragança, vai estar hoje fechada e a scola Augusto Moreno abrui mas os alunos não apareceram.

Em Bragança foram encerradas as estradas que ligam a Vinhais, a EN315 no troço Alto da Serra de Bornes e a via de acesso a Mirandela pela Serra da Nogueira. Os autocarros com destino ao Litoral acabaram por não sair da estação de camionagem. Hoje não deve haver transportes escolares em Bragança e Vila Real.

Brigantia/DTOM, 2010-01-11


Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Meteorologia - Página 2 Empty Neve e gelo bloqueou o concelho

Mensagem por Joao Ruiz Seg Jan 11, 2010 8:14 am

Neve e gelo bloqueou o concelho

Meteorologia - Página 2 Neve_espalhasal

Autoridades de Montalegre espalham sal para «desbloquear» concelho

Oito máquinas estão a espalhar sal pelas estradas em Montalegre para derreter o gelo e a neve que bloqueou o concelho, fechou escolas e pôs os serviços a funcionar a meio gás.

O vice-presidente da Câmara de Montalegre, Orlando Alves, disse à Agência Lusa que todos os meios da autarquia estão no terreno a espalhar sal pelas vias, para derreter o gelo acumulado durante a madrugada e reabri-las ao tráfego.

Orlando Alves vive em Salto e é também um dos muitos que esta manhã ficou \"preso\" em casa sem poder ir para o local de trabalho, na vila de Montalegre, pelo que, segundo referiu, os serviços do concelho \"estão a funcionar a meio-gás\".

Paula Lima, Lusa, 2010-01-11

Meteorologia - Página 2 00020442

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Meteorologia - Página 2 Empty Temperaturas sobem, mas pouco

Mensagem por Joao Ruiz Seg Jan 11, 2010 8:22 am

Temperaturas sobem, mas pouco

[color=blue]Frio e neve fecham escolas e cortam estrada

Começando pelo norte, em Vila Real os transportes escolares foram suspensos depois do forte nevão que atingiu o distrito. Em Montalegre, por exemplo, as estradas de acesso ao concelho permanecem praticamente bloqueadas.

O gelo acumulado nas estradas e o frio levaram várias Câmaras Municipais a decidir pelo encerramento de escolas e jardins-de-infância.

Até ao meio-dia a Protecção Civil mantêm 10 distritos do país em alerta azul. Há também várias estradas cortadas por causa da neve.

No que às escolas diz respeito, há milhares de crianças que esta manhã vão ficar em casa porque as autoridades decidiram encerrar escolas ou jardins-de-infância em vários distritos: Vila Real, Guarda, Porto, Castelo Branco e Bragança.

Ângela Teixeira seguia no IP4 quando foi surpreendida pelo forte nevão. \"Antes de sair de Mirandela consultei os sites de meteorologia e nada apontava para este nevão. O problema é que estão poucos meios destacados para limpar este que é um itinerário principal\". Ao final da tarde eram vários os acessos ao Alto Tâmega cortados. A protecção civil de Chaves já tinha cortado a estrada que liga a Montalegre, nas localidades do São Caetano e em Soutelinho da Raia.

Temperaturas sobem, mas pouco

E para hoje o Instituto de Meteorologia prevê uma ligeira subida da temperatura, apesar da manutenção do tempo frio.

Prevê-se também, a partir da tarde, uma diminuição da chuva e da neve.

Lusa, 2010-01-11

Meteorologia - Página 2 0002038B

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Meteorologia - Página 2 Empty Neve por todo lado

Mensagem por Joao Ruiz Seg Jan 11, 2010 8:27 am

Neve por todo lado

Neve deixa alunos sem aulas

Centenas de portugueses ficaram ontem isolados do resto do País devido à queda de neve intensa em 13 distritos. Mas foi sobretudo em Bragança, Vila Real, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Viseu e Leiria que as casas ficaram cobertas por um manto branco.

Em Baião, distrito do Porto, mais de três mil alunos ficam hoje em casa por decisão da Protecção Civil, dada a impossibilidade de se transitar, tanto nos principais acessos, como nas pequenas estradas municipais. Para hoje a autarquia definiu planos de apoio às instituições de solidariedade social e ao Centro de Saúde para que possam cumprir o apoio domiciliário previsto aos idosos e doentes.

Em Vila Real, o nevão começou às 09h30 e provocou o caos nas estradas do distrito. As autoridades receberam inúmeros pedidos de ajuda de automobilistas retidos. O IP4, principal estrada de ligação de Trás--os-Montes ao Litoral, foi cortado ao fim da manhã de ontem na serra do Marão, entre Vila Real e Amarante.

A maioria dos habitantes da região recolheu-se à lareira. «Com lenha e vinho em casa, não há frio que me apanhe lá fora», dizia António Lima ao amigo, após um funeral em Ansiães. O carro teve de ser empurrado para sair da aldeia. Outros ficaram retidos ao volante no meio do Marão e só saíram de reboque. «Um carro só não caiu pelo monte porque ficou preso numa árvore», contou Lurdes ao CM. Os mais novos foram brincar com neve.

«Não tenho frio», dizia David aos pais um pouco mais gelados. A neve apareceu também no Alentejo, um ano depois da última visita. Nevou mais em Portalegre, mas caiu também em Nisa, Castelo de Vide, Marvão e Elvas. Segundo a GNR, o gelo provocou dois despistes.

IP4: CORTADO

A queda de neve levou ao corte do trânsito no IP4, na serra do Marão, entre Vila Real e Amarante. Vários carros e autocarros ficaram retidos


CM, 2010-01-11

Meteorologia - Página 2 00020484

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Meteorologia - Página 2 Empty Alerta para chuva "muito intensa" no Norte e Centro

Mensagem por Joao Ruiz Seg Jan 11, 2010 12:29 pm

Alerta para chuva "muito intensa" no Norte e Centro

por Lusa
Hoje

Meteorologia - Página 2 Ng1240919

A Protecção Civil vai accionar hoje à noite o alerta azul em 13 distritos do Norte e Centro do país devido à previsão de chuva "muita intensa" para a madrugada de terça-feira, reforçando o dispositivo.

Segundo a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), o alerta azul, o mais baixo de uma escala de quatro, vai ser accionado às 22:00 nos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Aveiro, Viseu, Guarda, Coimbra, Castelo Branco, Leiria, Santarém e Lisboa, prolongando-se até as 15:00 de terça-feira.

A ANPC explica que no alerta azul verifica-se "a existência de condições para a ocorrência de fenómenos com dimensão e magnitude normais", mas o dispositivo de protecção civil e socorro será reforçado e "as acções preparatórias para as tarefas de redução dos efeitos negativos dos eventos previstos" serão intensificadas.

A Protecção Civil indica, também, que as pessoas devem manter-se informadas sobre a situação.

O Instituto de Meteorologia prevê a ocorrência de períodos de chuva muita intensa durante a madrugada de terça-feira, em especial nas regiões do Norte e Centro.

Segundo o IM, o vento vai soprar de sudoeste forte a muito forte até 75 quilómetros/hora e com rajadas até 12 quilómetros/hora, em especial nas terras altas, e a agitação marítima vai fazer-se sentir em toda a costa, nomeadamente na costa ocidental, onde a altura das ondas de sudoeste poderão atingir os cinco metros.

Face às previsões meteorológicas, a ANPC recomenda à desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais, à limpeza dos bueiros, algerozes e caleiras, cuidados "redobrados" com actividades relacionados com o mar e com a condução de veículos, nomeadamente nas vias propensas à existência de piso escorregadio e eventual formação de lençóis de água.

A Protecção Civil levantou ao meio-dia de hoje o alerta azul que estava decretado para os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Aveiro, Viseu, Guarda, Coimbra e Castelo Branco devido à queda de neve.

In DN

Meteorologia - Página 2 0002038B

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Meteorologia - Página 2 Empty Chuva intensa coloca País em alerta laranja

Mensagem por Joao Ruiz Ter Jan 12, 2010 10:26 am

Chuva intensa coloca País em alerta laranja

por Lusa
Hoje

Meteorologia - Página 2 Ng1241234

O Instituto de Meteorologia (IM) estendeu hoje de manhã o aviso laranja a todo o país devido à previsão de chuva forte, resultante da passagem de um sistema frontal sobre o território continental.

"Foi mudado o aviso de amarelo para laranja devido à previsão de precipitação. Já o tínhamos a nível do vento, especialmente nas terras altas, mas fizemos esta alteração porque a frente que está a passar sobre o território nacional tem bastante actividade e provoca precipitação elevada", explicou a meteorologista Cristina Simões à Lusa.

A situação, no entanto, será "temporária". De acordo com a responsável, "poderá ocorrer precipitação mais forte" durante a passagem do sistema frontal, mas a intensidade da chuva deverá diminuir à medida que a frente "se desloca para Sul".

"Já prevemos para hoje à tarde, nas regiões Norte e Centro, uma melhoria do estado do tempo, com chuva menos intensa e o vento também a diminuir de intensidade. É uma situação que se irá manter durante a noite e o início de quarta-feira", sublinhou Cristina Simões.

As previsões do IM indicam, porém, que a situação meteorológica irá novamente piorar, a partir de quarta-feira: "Com a aproximação de uma nova superfície frontal iremos ter, de Norte a Sul do país, um novo agravamento do estado do tempo, com períodos de chuva e aguaceiros em todo o território".

"Só prevemos um novo desagravamento da situação meteorológica na quinta-feira", adiantou.

A chuva, o vento e a neve têm assolado o país desde domingo, um pouco à semelhança do que aconteceu no resto da Europa. Em Portugal, a queda de neve no Norte e Centro do País obrigou as autoridade a encerrar dezenas de estradas, ao mesmo tempo que várias escolas e creches fecharam as portas.

In DN

Meteorologia - Página 2 0002038B

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Meteorologia - Página 2 Empty Alerta para chuva e vento fortes no Norte e Centro

Mensagem por Joao Ruiz Qua Jan 13, 2010 4:15 pm

Alerta para chuva e vento fortes no Norte e Centro

por DN.pt
Hoje

Meteorologia - Página 2 Ng1241888

O mau tempo continua a assolar Portugal Continental. A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) emitiu um alerta de chuva intensa e vento forte a muito forte nas regiões do Norte e Centro até à próxima madrugada.

O vento soprará de Oeste, “forte a muito forte, até 70 km/h, e com rajadas, até 90 km/h, em especial nas terras altas. A agitação marítima far-se-á sentir em toda a costa, com especial incidência na costa ocidental, onde a altura das ondas de poderão atingir os 5 metros. Face a estas previsões, a ANPC determinou a passagem alerta azul para os distritos da Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Vila Real, Viseu e Coimbra das 14:00 horas de dia 13 até às 14:00 horas de dia 14 de Janeiro”, indica a Protecção Civil em comunicado.

In DN

Embarassed Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Meteorologia - Página 2 Empty Prejuízos do mau tempo fora dos limites de endividamento

Mensagem por Joao Ruiz Qui Jan 14, 2010 6:35 am

Prejuízos do mau tempo fora dos limites de endividamento

por AMADEU ARAÚJO,
Hoje

Meteorologia - Página 2 Ng1242102

Autarquias querem que excepções para zona oeste sejam alargadas a todo o País.

O acumular de prejuízos causado pelo mau tempo levou o Governo a deixar de fora do endividamento municipal os custos com a recuperação dos prejuízos provocados na zona oeste. A associação de municípios quer aproveitar a discussão do Orçamento do Estado para alargar a medida a todos os concelhos do País atingidos pela chuva e pela neve. Só na vila alentejana de Barrancos, por exemplo, os prejuízos causados pela chuva atingem 650 mil euros.

O mau tempo das últimas semanas provocou estragos um pouco por todo o País atingindo sobretudo as regiões da Régua e Vila Nova de Gaia, que estão ainda a avaliar o valor dos prejuízos. Mas no Alentejo as contas já estão feitas: só no concelho de Barrancos são quase 650 mil euros, revelou ontem o autarca.

Em declarações à Lusa, António Tereno "apelou ao apoio do Governo" para enfrentar o problema. No núcleo urbano da vila raiana "são evidentes os estragos resultantes das últimas intempéries, e nas zonas rurais do concelho o panorama é idêntico", defendeu.

António Tereno revelou já ter enviado ao governador civil de Beja o inventário dos prejuízos e reparações necessárias e que "obrigam a um reajuste orçamental para com a máxima rapidez fazer frente aos casos que merecem uma resolução mais eminente".

Ontem o Governo publicou, em Diário da República, uma decisão de intenção, "com efeitos no Orçamento do Estado para 2010" que permite às autarquias da região oeste ultrapassar os limites de endividamento impostos pela lei no caso dos "empréstimos destinados ao financiamento das obras necessárias à reposição das infra-estruturas e equipamentos municipais afectadas pelas intempéries". As câmaras podem também recorrer ao Fundo de Emergência Municipal sem terem de decla- rar o estado de calamidade.

Deste ontem que o País está sob aviso amarelo devido à chuva. No continente foram encerradas as barras de Caminha, Vila Praia de Âncora, Póvoa de Varzim, Douro e Figueira da Foz. Em Alcácer do Sal, um condutor foi resgatado da viatura devido ao transbordo das águas do Sado que inundaram a Estrada Municipal 533.

In DN

Meteorologia - Página 2 Mad

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Meteorologia - Página 2 Empty Cidade australiana tem a noite mais quente em cem anos

Mensagem por Joao Ruiz Qui Jan 14, 2010 4:36 pm

Cidade australiana tem a noite mais quente em cem anos

por DN.pt
Hoje

Meteorologia - Página 2 Ng1242345

Temperaturas não têm parado de subir nos últimos dez anos.

A noite de terça-feira em Melburne foi a mais quente de todas desde 1902, tendo as temperaturas ultrapassado os 35 graus centígrados antes do nascer do Sol.

As altas temperaturas que estão a fazer-se sentir no Sul da Austrália forçam muitos dos seus habitantes a passarem a noite nas praias ou em parques públicos. Estas, que ultrapassam os 40 graus durante o dia, só devem descer durante o fim de semana.

Há registo de mais de 70 pessoas que tiveram de ser hospitalizadas devido a problemas de saúde originados pelo calor.

A situação é ainda mais grave devido às falhas de electricidade, devido às altas temperaturas que provocam curto-circuitos nos transformadores, impedem o funcionamento de aparelhos de ar condicionado e ventiladores.

As altas temperaturas levaram ao cancelamento de inúmeros comboios. Nalguns pontos, o calor dilatou os carris.

Um responsável dos serviços de meteorologia explicou que a última década tem sido a mais quente desde que existem registos na Austrália. “Nos últimos 50 anos temos assistido a um aumento constante das temperaturas”, disse aquele responsável.

As temperaturas estiveram na origem de vários focos de incêndios, quer em Melburne quer noutras localidades em províncias da Nova Gales do Sul e de Victória. Os fogos têm causado a destruição de várias casas e mortes de algumas espécies selvagens. @page { margin: 2cm } P { margin-bottom: 0.21cm }

In DN

Embarassed Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Meteorologia - Página 2 Empty Re: Meteorologia

Mensagem por ricardonunes Sex Jan 15, 2010 12:28 pm

Como sobreviver a mais um fim-de-semana de mau tempo

Temporal abranda mas chuva continua. Psicólogos falam da influência no humor

Prepare-se para mais um fim-de--semana invernoso. É que as nuvens e a chuva vão voltar esta tarde, depois de um dia de abertas, e ficar até pelo menos segunda-feira, diz o Instituto de Meteorologia. E, para a directora do Clube do Optimismo, Maria do Carmo Oliveira, só a preparação pode ajudar a escapar ao mau humor causado por vários dias de temporal.
Há alguma discussão entre os especialistas sobre a influência do estado do tempo no estado de espírito. E estudos a apoiar ambas as teses: uma investigação da universidade do Michigan concluiu que o bom tempo melhora não só a disposição como a memória e a criatividade; outras relacionam o mau tempo com aumento de dores de cabeça, cansaço e sonolência; já investigadores de uma universidade de Berlim concluíram que nem a temperatura, nem o vento ou luz solar tinham um efeito significativo.
Para a psicóloga Maria do Carmo Oliveira, a chuva "tem influência" no estado de espírito, mas o seu impacto "varia muito de pessoa para pessoa". Há, no entanto, síndromes já conhecidas como a depressão de Inverno. "Se a pessoa não gosta de chuva, há depois a tendência para se fixar em tudo o que é negativo. As pessoas pensam que não há nada para fazer e acomodam-se à cama e ao sofá."
A solução é preparar uma lista de emergência com programas para estes dias: "Os chamados geradores de emoções positivas: desde ir ao cinema ou ao ginásio, a convidar amigos para jantar, para um jogo ou sessão de karaoke", explica a psicóloga.
Nos próximos dias, a chuva cairá com menos intensidade e só no Norte do País há razões para continuar em alerta, explica a meteorologista Vanda Lopes. Já ontem, as principais ocorrências registaram-se no Norte: em Vila Real, Viana do Castelo e na Guarda houve dezenas de pedidos de ajuda aos bombeiros por causa da chuva e dos ventos fortes, que fizeram cair árvores e postes de electricidade.

DN
ricardonunes
ricardonunes

Pontos : 3302

Ir para o topo Ir para baixo

Meteorologia - Página 2 Empty Re: Meteorologia

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos