Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dia da Mãe 2010

Ir para baixo

Dia da Mãe 2010 Empty Dia da Mãe 2010

Mensagem por Joao Ruiz Dom maio 02, 2010 5:15 am

Dia das Mães

Dia da Mãe 2010 250px-Mothers%27_Day_Cake
Bolo decorado com a inscrição Happy Mother's Day.


O Dia das Mães, também designado de Dia da Mãe, teve a sua origem no princípio do século XX, quando uma jovem norte-americana, Anna Jarvis, perdeu sua mãe e entrou em completa depressão.

Preocupadas com aquele sofrimento, algumas amigas tiveram a ideia de perpetuar a memória da mãe de Annie com uma festa. Annie quis que a homenagem fosse estendida a todas as mães, vivas ou mortas. Em pouco tempo, a comemoração e consequentemente o Dia das Mães alastrou por todos os Estados Unidos e, em 1914, a data foi oficializada pelo presidente Woodrow Wilson: dia 9 de Maio.

Dados Históricos: A mais antiga comemoração do dia das mães é mitológica. Na Grécia antiga, a entrada da primavera era festejada em honra de Rhea, a Mãe dos Deuses.

O próximo registo está no início do século XVII, quando a Inglaterra começou a dedicar o quarto domingo da Quaresma às mães das operárias inglesas. Nesse dia, as trabalhadoras tinham folga para ficar em casa com as mães. Era chamado de "Mothering Day", facto que deu origem ao "mothering cake", um bolo para as mães que tornaria o dia ainda mais festivo.

Nos Estados Unidos, as primeiras sugestões em prol da criação de uma data para a celebração das mães foi dada em 1872 pela escritora Júlia Ward Howe, autora de O Hino de Batalha da República.

No Brasil, o primeiro Dia das Mães brasileiro foi promovido pela Associação Cristã de Moços de Porto Alegre, no dia 12 de maio de 1918. Em 1932, o então presidente Getúlio Vargas oficializou a data no segundo domingo de Maio. Em 1947, Dom Jaime de Barros Câmara, Cardeal-Arcebispo do Rio de Janeiro, determinou que essa data fizesse parte também no calendário oficial da Igreja Católica.

Em Portugal, o Dia das Mães é celebrado no primeiro domingo de Maio.

Em Israel o dia da mãe deixou de ser celebrado, passando a existir o dia da família em Fevereiro.

Dia da Mãe 2010 4570835354_9938262a08_o

Dia da Mãe 2010 4570211701_fbb7d2ea59_o

In Wikipédia

Dia da Mãe 2010 00020116

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Dia da Mãe 2010 Empty ]"Não consigo mesmo dizer de qual é que gosto mais"

Mensagem por Joao Ruiz Dom maio 02, 2010 5:22 am

"Não consigo mesmo dizer de qual é que gosto mais"

por PATRÍCIA JESUS
Hoje

Dia da Mãe 2010 Ng1287451

Há tias, avós, irmãs que são mães "emprestadas". Com direito a presente e tudo.

Catarina tem duas mães e não consegue dizer de qual gosta mais. "A minha mãe e a minha tia são gémeas e sempre foram muito unidas. Trabalhavam no mesmo sítio e eu e o meu primo nascemos com dias de diferença, por isso até acabaram por partilhar a maternidade." E Catarina e o primo partilham as mães. "Sinto-me como se tivesse duas mães", conclui. Não é a única. A velhinha expressão diz que "mãe só há uma", mas para Catarina, Alexandra e Rodrigo, as tias e irmã foram verdadeiras "mães emprestadas".

"Mãe é quem acompanha, quem vibra com as tuas alegrias e chora por causa das tuas tristezas e, nesse sentido, a minha mãe e minha tia são ambas minhas mães", diz Catarina.

Aos 30 anos, garante que quando tem novidades telefona tanto a uma como a outra. E recorda como quando era pequena e insistia em perguntar à mãe se gostava mais dela ou do primo, Maria Manuela devolvia-lhe a pergunta. "Dizia 'Tu gostas mais de mim ou da Teté?' E eu não conseguia responder. Não consigo mesmo dizer de qual é que gosto mais. Complementam-se", conclui, sentindo-se uma privilegiada.

Mas não é preciso a tia ser exactamente igual à mãe para ocupar o seu lugar. Para Rodrigo Ferreira, de 11 anos, a tia Xanita, de 44, é como uma segunda mãe. Tanto que houve anos em que na escola pedia para fazer dois cartão para oferecer no Dia da Mãe.

"A minha mãe não tem muito tempo e geralmente é a minha tia que me leva à missa ou à catequese. E o padre até pensava que ela era a minha mãe", conta, sentado ao lado da tia.

De certa forma, Maria Ferreira já ajudou a tratar da irmã mais nova, a mãe de Rodrigo, de quem tem 13 anos de diferença. Agora, que a filha já saiu de casa, tem a alegria de estar com Rodrigo. "Aos fins-de--semana e nas férias quase não vai a casa", apesar de viver a apenas 12 quilómetros, explica. "Brincamos muito os dois", conclui Rodrigo, que até já ocupou o quarto da prima.

Para Alexandra, a irmã mais velha não era só a companheira de brincadeiras - foi também uma segunda mãe. "Quando eu nasci a minha irmã tinha 16 anos e durante toda a minha infância acabou por ter um papel preponderante. A minha mãe funcionava mais como minha avó. Era a Paula que me comprava roupa, por exemplo. A minha irmã dizia-me qualquer coisa e eu ficava em sentido, obedecia imediatamente. Com a minha mãe fazia birras enormes", conta.

E aos 14 anos, quando ficou a viver sozinha com os irmãos, foi claramente a irmã que ficou com a responsabilidade de tomar conta dela, admite. Hoje, aos 28, ainda reconhece na irmã uma tendência especial para a proteger.

Já Mariana Sabido está do outro lado. É ela que é a "mãe emprestada", como explica no seu blogue. Tem 28 anos e está grávida de seis meses mas já tem outras quatro "miúdas especiais" na sua vida, dos 8 aos 17. "Quando conheci o meu marido, conheci-o logo com elas", conta.

Vivem todos juntos desde 2007 e têm uma relação muito próxima, diz. "Mas também me zango e ponho de castigo se for preciso. Por isso há dias em que está tudo bem e dias em que não devem gostar nada de mim , tal como acontece com os nossos pais", conclui esta madrasta, que sente necessidade de explicar que não quer ocupar o lugar da "verdadeira mãe". Mas se calhar "falta inventar o dia das mães emprestadas", conclui.

In DN

Dia da Mãe 2010 00020167

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Dia da Mãe 2010 Empty Re: Dia da Mãe 2010

Mensagem por Joao Ruiz Dom maio 02, 2010 10:25 am

Dia da Mãe: Bárbara Guimarães entregou 2500 euros às primeiras mães da Alfredo da Costa




Razz


Última edição por João Ruiz em Dom maio 02, 2010 10:40 am, editado 1 vez(es)

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Dia da Mãe 2010 Empty Re: Dia da Mãe 2010

Mensagem por Joao Ruiz Dom maio 02, 2010 10:39 am

Ana Marques (Guarda, 95 anos), conta como criou 12 filhos




cheers

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Dia da Mãe 2010 Empty Re: Dia da Mãe 2010

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos