Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Adesão ao euro envenenou o futuro?

+2
Joao Ruiz
Vitor mango
6 participantes

Ir para baixo

Adesão ao euro envenenou o futuro? Empty Adesão ao euro envenenou o futuro?

Mensagem por Vitor mango Dom Dez 05, 2010 1:21 am

Adesão ao euro envenenou o futuro?
Economistas explicam por que razão sair do euro só serviria para agravar os problemas do país. E antecipam a mudança de paradigma
00h15m
HELENA TEIXEIRA DA SILVA

O escudo ainda faz suspirar muitos corações. Mas se os portugueses soubessem o que implicaria o regresso ao passado, seriam menos nostálgicos. Integrar a União Europeia e a moeda única tem um custo de manutenção, porventura alto. Mas sair teria um custo muito maior.

Adesão ao euro envenenou o futuro?


Portugal bateu com a cabeça na parede. E, como um ébrio, tenta reequilibrar-se para chegar a casa sem cair. O problema é que continua aturdido, e sem perceber ainda onde está, sente dificuldade em escolher e trilhar o caminho certo. Daí a necessidade iminente de ajuda.

A imagem de um país ébrio poderá parecer desajustada, mas só um país inebriado com a ausência de sanções para os sucessivos incumprimentos de gestão poderia ter chegado a 2010 sem saber em que condições chegará a 2020.

A produtividade está muito aquém, o endividamento muito além, o desemprego atingiu o valor mais alto de sempre - 6094 mil pessoas, 11% da população. E o orçamento, só este ano, foi rectificado três vezes com pactos de estabilidade e crescimento, dos quais resultaram rudes sentenças para um futuro que começa já daqui a um mês: aumento de impostos, redução de salários, congelamento de pensões, estagnação de investimento público. Tudo em nome de um défice de 4,6%.

Apesar disto, os mercados, indiferentes aos esforços, mantiveram durante largos dias a taxa de juro sobre a dívida soberana nos 7%. E só quinta-feira, depois de uma declaração de Jean-Claude Trichet, presidente do Banco Central Europeu (BCE), acompanhada da aquisição de títulos de dívida pública portuguesa e irlandesa, os juros começaram a descer. Anteontem, chegaram aos 5,84% - o valor mais baixo dos últimos três meses. Aliviou a pressão, mas não afastou a possibilidade, cada vez mais real, de Portugal ter mesmo de estender a mão ao FMI.

O problema é que poderá já não bastar. Porque é cada vez menos possível prever se a injecção de liquidez nas economias insolventes chegará para evitar uma falência em dominó: Irlanda, Grécia, Portugal, Espanha, França e agora também Itália têm pouquíssima margem de erro.

Perante isto, em Portugal, há cada vez mais quem suspire pela saída do euro, que o tempo do escudo é que era bom. Era mesmo? Integrar a União Europeia (UE) e a moeda única tem um custo de manutenção, porventura alto. Mas sair teria um custo muito maior. Saiba porquê.

E se um euro não valer 200$

Imagine que a sua poupança passaria a valer apenas metade. Poupou 100 mil euros ao longo da vida, passaria a ter apenas 50 mil. E que, por oposição, as suas dívidas à banca seriam sujeitas a um juro mais alto, logo, passaria a dever muito mais. Esta seria apenas uma das muitas consequências da saída do euro: a moeda seria objecto de desvalorização, um euro deixaria de valer, como até 2002, 200 escudos.

Assim sendo, convergem os economistas ouvidos pelo JN, "se já temos problemas, passaríamos a ter muitos mais." Tanto mais que, quando aderimos à então Comunidade Económica Europeia (CEE), em 1986, havia estudos e provas sobre uma vida que seria melhor - as economias da França, Holanda, Bélgica, Alemanha, Luxemburgo e Itália primeiro; da Dinamarca, Inglaterra, Irlanda e Grécia depois, eram a demonstração cabal disso. Regressar ao escudo seria um salto no escuro. Com uma única certeza: a de um isolamento que levaria inevitável e rapidamente o país ao empobrecimento.

Se sair do euro não é solução e estar no euro conduziu-nos a uma crise que poderá redundar na tragédia de muitos portugueses, impõe-se perguntar o que correu mal. Recorde-se que para aderir ao euro não bastava querer, era necessário respeitar os critérios de convergência exigidos em termos de finanças públicas: estabilidade de preços, posição orçamental, estabilidade cambial e taxas de juro a longo prazo. A gestão pública portuguesa descarrilou após a adesão ou Portugal nunca esteve realmente em condições de aderir? E aqui, as opiniões divergem.

José Reis, director da Faculdade de Economia na Universidade de Coimbra e ex-secretário de Estado de Guterres na pasta do Ensino Superior, responsabiliza "a crença cega no liberalismo económico" enquanto símbolo de prosperidade e acumulação de riqueza. Não se trata, diz, de olhar para os países individualmente, mas para a Europa como um todo. "A UE era uma realidade generosa, procurava integrar os países, até porque tinha havido uma ruptura entre as economias centrais e periféricas. A CEE fez disso a sua grande aposta: superar assimetrias". No entanto, "confiar na ideia de que uma União Monetária resolveria todos os problemas, incluindo essas assimetrias, foi um erro muito claro", critica. "Não só subsiste o desequilíbrio externo como a inexistência de mecanismos para controlar a macro-economia liberal gerou o actual processo infernal."

João Loureiro, investigador do centro de estudos macro-económicos da Faculdade de Economia da Universidade do Porto, avalia o cenário justamente a partir do prisma oposto: o dos países individualmente - e é particularmente duro com Portugal. "O grande problema é que aderimos ao Euro e nunca tivemos o comportamento recomendado. Há países de dimensão tão pequena como a nossa que aderiram e estão bem", afirma. Para o professor, o problema nacional é mesmo anterior ao euro. "Já antes da UE havia países com moeda própria - Holanda, Bélgica, Áustria -, que tinham uma taxa de inflação e de juro baixas enquanto as nossas oscilavam entre os 20 e os 30%. É um problema de políticas, de indisciplina, de decisões que foram sempre erradas - antes e depois".

Também professor de Economia na Universidade do Porto, Óscar Afonso, pede emprestada uma imagem utilizada pelo economista Vítor Bento para subscrever esta ideia. "Os países construíram economias como as casas dos três porquinhos: houve quem as fizesse de tijolo e quem as fizesse de madeira. Nós fizemos de palha. À menor ventania foi tudo ao ar. A culpa é nossa."

Nossa e da "falta de rigor na fiscalização", acrescenta João Loureiro. "A regra escrita que obriga os países à disciplina orçamental nunca foi observada por países como Portugal e a Grécia, que quase sempre usaram truques contabilísticos para controlar o défice. Se tivesse havido fiscalização sobre a aplicação da regra, os países nunca teriam acumulado dívidas, porque ao menor incumprimento seriam sancionados." Daí, a crítica às recentes afirmações de Angela Merkel. "A chanceler alemã tem razão quando diz que os mercados devem diferenciar os países - entre 1999 e 2007 a taxa portuguesa era muito parecida à alemã -, que se esses não cumprirem a regra, ninguém poderá continuar a socorrê-los, logo, serão os credores a arcar com as responsabilidades. Simplesmente, disse-o no momento errado, numa altura em que os mercados já estavam instáveis. Foi como atirar petróleo para um lugar onde já havia lume. E, com isso, agravou os juros."

José Reis entende porquê. "Até agora ninguém acreditava na intencionalidade da concepção errada do Euro. Mas hoje é difícil vê-lo dessa forma. A Alemanha está morta por se libertar das economias periféricas. É a lógica da desconstrução da Europa." E sublinha o que diz ser uma inevitabilidade. "A partir do momento em que se entregou aos mercados financeiros especulativos o que era da soberania, não ficámos perante um problema de culpa deste ou daquele país, mas diante de um problema estrutural."

Esta teoria não encontra seguidores nos outros dois economistas - ambos defendem que "não fizemos o trabalho de casa" -, mas foquemo-nos agora na solução do problema e nas consequências da solução. Vamos empobrecer ou mudar de paradigma?

"Não há soluções sem dor"

Sair do euro, insiste João Loureiro, está de fora de questão. Se isso acontecesse, enuncia para que não restem dúvidas, "uma série de agentes económicos entrariam em colapso, deixaríamos de ter acesso a muitas importações, perderíamos competitividade, a inflação disparava, os empréstimos seriam incomportáveis, a Bolsa sofreria um tombo. Em suma, o resto do Mundo deixaria de confiar em nós e nós deixaríamos de contar para o resto do Mundo." Só há, defende, dois caminhos para a saída: aumentar os impostos ou reduzir a despesa. O professor joga tudo nesta última hipótese. E garante que numa legislatura é possível fazer muita coisa. Mas adverte: "Não há soluções sem dor. Para reduzir o défice, alguém terá de ser penalizado: ou quem vai pagar mais ou quem vai beneficiar menos". E para uma resolução de médio, longo prazo, volta a apostar tudo na última possibilidade.

Exemplos do que, em sua opinião, ainda é possível fazer: "Flexibilizar o mercado de trabalho, diminuindo o custo dos despedimentos; colocar a justiça a funcionar; redimensionar a rede de ensino ao nível secundário e do superior; realizar uma reforma fiscal, incentivando umas actividades e desincentivando as que não acrescentam nada à riqueza do país; reformar a Segurança Social, efectuando cortes retroactivos nas pensões; tornar o Serviço Nacional de Saúde mais caro para o utente; criar enquadramento legal que impeça no futuro todo o tipo de erros orçamentais cometidos no passado...". É duro. "Pois é", reconhece. "Mas é tempo de mudar de vida. E se não semearmos agora, então, nunca mais iremos colher no futuro."

Oscar Afonso corrobora e acrescenta "a necessidade urgente de mudar os decisores políticos nacionais". Nesta altura, diz, "atingiram um tal nível de descrédito, que é preferível sermos temporariamente controlados por uma entidade exterior." José Reis também avança uma solução, muito mais suave e, admite, "difícil de concretizar". Passaria por "uma iniciativa política conjunta de chefes de Estado que, assumindo que não é possível manter esta especulação, criassem um novo mecanismo para financiar a Europa. Isto implicaria também a intervenção do BCE ao nível da emissão de moeda." Se não acontecer, então, antecipa, "será necessário assumir compromissos para um processo que nunca pode ser abrupto: a decomposição dos países da periferia da Europa."

O euro, como assegurou Trichet, até pode "ser uma moeda tão credível para os próximos 10 anos como foi nos últimos 12 anos", mas, no que concerne a Portugal, há consenso entre os economistas: o próximo ano será de recessão e o seguinte de crescimento zero. Significa empobrecer? "Significa a perda da ilusão de que poderíamos viver eternamente acima das nossas possibilidades", conclui Óscar Afonso.
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 118184

Ir para o topo Ir para baixo

Adesão ao euro envenenou o futuro? Empty Re: Adesão ao euro envenenou o futuro?

Mensagem por Vitor mango Dom Dez 05, 2010 1:25 am

a nossa entrada no Euro evitou uma coisa

Que os militares ja tivessem feito uma revolução e metido no Governo uma Ditadura com a igreja a benzer as armas e os barões assinalados
A nossa estada no euro evitou isso mais aquilo e estamos tal e qual como os outros por culpa da bolha imobiliaria da america de quem poucos ja falam
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 118184

Ir para o topo Ir para baixo

Adesão ao euro envenenou o futuro? Empty Re: Adesão ao euro envenenou o futuro?

Mensagem por Joao Ruiz Dom Dez 05, 2010 3:30 am

Vitor mango escreveu:a nossa entrada no Euro evitou uma coisa

Que os militares ja tivessem feito uma revolução e metido no Governo uma Ditadura com a igreja a benzer as armas e os barões assinalados
A nossa estada no euro evitou isso mais aquilo e estamos tal e qual como os outros por culpa da bolha imobiliaria da america de quem poucos ja falam

Olhe meu caro Mango: a culpa morre sempre solteira, por não haver quem a queira!!!!


lol! lol! lol! lol! lol! lol!

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Adesão ao euro envenenou o futuro? Empty Re: Adesão ao euro envenenou o futuro?

Mensagem por Joaninhavoa Dom Dez 05, 2010 6:33 am

solteira ou casada ela anda por ai aos trambolhoes
Joaninhavoa
Joaninhavoa

Pontos : 122

Ir para o topo Ir para baixo

Adesão ao euro envenenou o futuro? Empty Re: Adesão ao euro envenenou o futuro?

Mensagem por Kllüx Dom Dez 05, 2010 9:28 am

Ó Mango... hoje ainda não foi à missa das 10:00 (também já ção 11:15) ném me tinha rido lol!

Mas Éç@ da bolha Amarkan@, fez-me rir tanto k ti√e de ir arri@r o kalhü@ Very Happy Very Happy Very Happy

O artikülista em cima deu um ar da sua graça, mas para mim existe um problema europeu muito mais komplexü;
A Europa tem k ser governada com um governo Federal Europeu, um exercito e a uma só voz........
Enküanto aXXXim não for, a Xikü espertice desses FDP não abranda e pelo menos em Portugal, onde há muito Sol,
boa febra e bom tintolo - nunka vai aparecer um malükü k se passe dos karretüs, pegue numa metrelhadora e phod@ meia duzzzzzzzzzzzzzzzzia deles,
ou mesmo uma duzias the 36.

Amen!


==============
Ó Büƒƒ@...........Ó Anarka...............√enham aqui arrebentar a bolha...E tragam ü Kü-zzzzzzzzzzz & o Lagost@s!!!



afro afro afro afro afro afro afro afro afro afro afro afro
Kllüx
Kllüx

Pontos : 11230

Ir para o topo Ir para baixo

Adesão ao euro envenenou o futuro? Empty Re: Adesão ao euro envenenou o futuro?

Mensagem por Kllüx Dom Dez 05, 2010 10:01 am


China's skyscraper boom buoys global industry

Adesão ao euro envenenou o futuro? Shanghai

Governments are encouraging these iconic buildings in order to give a very clear message to the outside world.
Kllüx
Kllüx

Pontos : 11230

Ir para o topo Ir para baixo

Adesão ao euro envenenou o futuro? Empty Re: Adesão ao euro envenenou o futuro?

Mensagem por Vitor mango Dom Dez 05, 2010 10:21 am

Kllüx escreveu:Ó Mango... hoje ainda não foi à missa das 10:00 (também já ção 11:15) ném me tinha rido lol!

Mas Éç@ da bolha Amarkan@, fez-me rir tanto k ti√e de ir arri@r o kalhü@ Very Happy Very Happy Very Happy

O artikülista em cima deu um ar da sua graça, mas para mim existe um problema europeu muito mais komplexü;
A Europa tem k ser governada com um governo Federal Europeu, um exercito e a uma só voz........
Enküanto aXXXim não for, a Xikü espertice desses FDP não abranda e pelo menos em Portugal, onde há muito Sol,
boa febra e bom tintolo - nunka vai aparecer um malükü k se passe dos karretüs, pegue numa metrelhadora e phod@ meia duzzzzzzzzzzzzzzzzia deles,
ou mesmo uma duzias the 36.

Amen!


==============
Ó Büƒƒ@...........Ó Anarka...............√enham aqui arrebentar a bolha...E tragam ü Kü-zzzzzzzzzzz & o Lagost@s!!!



afro afro afro afro afro afro afro afro afro afro afro afro


o ANARCA NAO PODE VIR PORQUE ESTA A LER A MARIA ...uma revista que eu li vai para vinte anos quando o meu barbeiro de naifa afiada ma meteu nas unhas
leia ..leia ...so diz verdadees enqwuanto volteava a naifa
kuanto ao lagosteiro suponho que anda noutro mundo bem mais vasto do face book ...coisa que eu nuncaq entrei mesmo que me empurrem ...depois de receber um email
os gays de S. Francisco querem conhece-lo
a mim ?
Porra hy !


qiuanto ao LISMN abri a gaiola porque o sistema nao o destrancou e cada vez me convernço mais pela certeza quew o LI)SMN e o pescador que ja nem se assume como dono do eco .
a Bufa ate tem nivel porque quando descarrilha mete tudo no barulho
amen
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 118184

Ir para o topo Ir para baixo

Adesão ao euro envenenou o futuro? Empty Re: Adesão ao euro envenenou o futuro?

Mensagem por Vitor mango Dom Dez 05, 2010 10:31 am

arriar o calhau ...deriva do latin ---arriraium um batunh cuja significaçao se perde no tempo assirio maS...
NAS CAVERNAS RECENTES DESCOBERTAS NO cARTAXO FORAM DECIFRADOS MUITOS DOS MISTERIOS ENVOLVENTES


Adesão ao euro envenenou o futuro? Logocaca
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 118184

Ir para o topo Ir para baixo

Adesão ao euro envenenou o futuro? Empty Re: Adesão ao euro envenenou o futuro?

Mensagem por jpsatanaz Sex Dez 10, 2010 9:54 am

Eu gostava muito do escudo.....nessa altura eu era trilionário......ou seja .....3000000000000000000000000000000000000000000000000000000.0, agora com o euro eu sou........tes00000000000000000000000000000000000000000000000000000000000.00

Porem agora faço um figurão quando vou a Badajós comprar caramelos, meto a mão no bolso e tiro carcanhol exactamente igual ao deles sem ter que me esconder a contar as notas como fazia antes......

Quando visito a pária /( que dizer PatriaA dos Bifes....vou ao PUB e puxo do maço de notas de euro e ponho-as cara a cara com a Queen sem que para isso tenha que fazer a vénia......

Visito o pais da Alice das Maravilhas (tambem conhecido cá no burgo por USA) e até os faço corar de inveja quando atiro com a frase.....em camone claro.... ó parolo sabes quanto isto vale.......e mostro-lhes um euro.......

Tudo isto são vantagens que o euro nos deu.....pena é que a Europa sem espinha dorsal, não soube ou não quiz servir-se desta mais valia....

Hoje sabemos que a Sra Merkel e os seus anjos da guarda ,Sarkozi e sua majestade sempre tiveram medo de encostar o uncle Sam a parede, pois isso poderia por em causa os portões do palácio por onde as suas exportações entram.....e aasim é melhor sacrificar as Irlandas,Grecias,Espanhas, Portugálias e Sras que se seguem....mas os portões tem que estar abertos e o tio Sam tem que etr capacidade economica para comprar......

Quanto a nós aqui na nossa querida pátria Lusitana, ainda bem que nos aceitaram no clube dos ricos e nos deixaram usar o euro deles, caso contrário neste momento não estariamos a vender a divida publica mas sim a ultima via publica que restava do antigo reino.......

Depois de quem é a culpa......segundo Karl Marx, do capitalismo no seu estágio superior.....o neocapitalismo, onde o lucro é deus.........................
jpsatanaz
jpsatanaz

Pontos : 221

Ir para o topo Ir para baixo

Adesão ao euro envenenou o futuro? Empty Re: Adesão ao euro envenenou o futuro?

Mensagem por Vitor mango Sex Dez 10, 2010 10:10 am

Tenho a sensaçao que o pessoal que nos andou a apertar os pomodores do juro cavou
Sinto que toda a gente entrou numa de orgulho lusitano
Os grevistas fizeram um desfile nas calmas e as CGTP nao alinharam na greve e furaram-na se a gente perceber o que fazem na vida
O PSD tapou a panela do refogado e ja nao vamos ter coelho á caçador
Os bancos nacionais gritam que teem reservas no bolso que da para segurar varias fraudes
Ora isto tudo confundiu o mundo
Como foi possivel o ataque feroz a portugal e os gajos enchem os hoteis ( mango esta num de **** NU algarve pah )
Quando trabalhava na multi sabia uma coisa
Portugal era sempre o escolhido para ensaiar novidades
aqui sde resultava eles os $$$ ja sabiam que ia resultar noutros lados
Somos um pais de catolicos mas so 5 % vai dar esmola ao santo
Temos figaristas que so num banco se abotoaram com 4000 milhoes e sendo ele amigo do cavaco PR
os ordenados sao reduzidos em 5% e outro amigo do cavaco que fez um negocio de 4 milhoes cocou nos miolos e nao se lembra de nada

é essa sensaçao de impunidade mas de acordos em off que faz da sociedade liusa um exemplo
Espanha ?
kual espanha
Espanha nao existe
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 118184

Ir para o topo Ir para baixo

Adesão ao euro envenenou o futuro? Empty Re: Adesão ao euro envenenou o futuro?

Mensagem por Vagueante Sex Dez 10, 2010 11:11 am

Vitor mango escreveu:Tenho a sensaçao que o pessoal que nos andou a apertar os pomodores do juro cavou
Sinto que toda a gente entrou numa de orgulho lusitano
Os grevistas fizeram um desfile nas calmas e as CGTP nao alinharam na greve e furaram-na se a gente perceber o que fazem na vida
O PSD tapou a panela do refogado e ja nao vamos ter coelho á caçador
Os bancos nacionais gritam que teem reservas no bolso que da para segurar varias fraudes
Ora isto tudo confundiu o mundo
Como foi possivel o ataque feroz a portugal e os gajos enchem os hoteis ( mango esta num de **** NU algarve pah )
Quando trabalhava na multi sabia uma coisa
Portugal era sempre o escolhido para ensaiar novidades
aqui sde resultava eles os $$$ ja sabiam que ia resultar noutros lados
Somos um pais de catolicos mas so 5 % vai dar esmola ao santo
Temos figaristas que so num banco se abotoaram com 4000 milhoes e sendo ele amigo do cavaco PR
os ordenados sao reduzidos em 5% e outro amigo do cavaco que fez um negocio de 4 milhoes cocou nos miolos e nao se lembra de nada

é essa sensaçao de impunidade mas de acordos em off que faz da sociedade liusa um exemplo
Espanha ?
kual espanha
Espanha nao existe

Ó Mango! Não exagere.
Olhe que do outro lado do Atlântico, quando se olha para a Europa, a primeira coisa que vêem é a Espanha e só quando põem lentes de aumentar é que vêm Portugal.

Vagueante

Pontos : 1698

Ir para o topo Ir para baixo

Adesão ao euro envenenou o futuro? Empty Re: Adesão ao euro envenenou o futuro?

Mensagem por Vitor mango Sáb Dez 11, 2010 1:51 am

quando o BUXI quiz declarar guerra ao Iraque mas nao teve pomodores para tal associou-se ao bando dos quatro e apontou para o unico lugar seguro na europa para gritar
Ao ataque !
os Açores
A europa precisava de um chefe e apontou para Portugal
O Cherne
O Milano e o Real nao ganhavam nada nas bolas e apontaram as bolas para Portugal
Os MOURINHOS
A oNu precisava de um patrao para os refugiados e apontou para Portugal
O Guterres
A espanha Oh my GOD quiz ir a India e enganaram-se no caminho
Descobriram o Dolar
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 118184

Ir para o topo Ir para baixo

Adesão ao euro envenenou o futuro? Empty Re: Adesão ao euro envenenou o futuro?

Mensagem por Kllüx Sáb Dez 11, 2010 8:15 am

O Diabo do JPS@ta˜naz agora fez-me rir ao eskrever:

"Visito o pais da Alice das Maravilhas (tambem conhecido cá no burgo por USA) e até os faço corar de inveja quando atiro com a frase.....em camone claro.... ó parolo sabes quanto isto vale.......e mostro-lhes um euro......."

Olhe meu caro amigo Satanaz, eu tenhos uma meia duzia de moedas de 10 dóllares em ouro de 1/2 onça cada, k actualmente ao preço k o ouro está valem cerca de 700 dóllares cada. Isto sim, é k são moedas de real valor. Mas k me adianta? Só tenho meia duzia.......POIS!!! Já lá vamos onde eu kero chegar.

Kuando √.ex. disse nos USA: " ó parolo sabes quanto isto vale.......e mostro-lhes um euro" tenho a certezzzzzzzzzzzza kü tal parolo, tinha na carteira 300-500- 1000 dollares ou mais - e pensou kom os seus botões - "olha, olha, este diabo a krer enfiar-me a forkilha na mioleira".....

Portanto, uma vez mais vos vou explikar (não fazendo the maneira alguma de vocês & eles de burros - em finanças klaro) que em küanto um trabalhador português faz 20 euros por dia, um americano faz 20 dollares por hora. E ainda √os digo mais.......Os preços dos artigos de primeira neXXXecidade e não só, em Portugal são muito mais elevados. Por isso fazzzzzzzzzzzzendo bem as kontas, sendo para isso necessário miskar um pouco na matemátika, o Euro moeda, só √ale ¢20 centa√os nos States, podendo com esse dinheiro comprar um rebüçado da tosse.

Entendidos? Ou kerem k faça um desenho?

lol!
Kllüx
Kllüx

Pontos : 11230

Ir para o topo Ir para baixo

Adesão ao euro envenenou o futuro? Empty Re: Adesão ao euro envenenou o futuro?

Mensagem por Joao Ruiz Sáb Dez 11, 2010 8:28 am

.
Ó Kllux, os diabos também se enganam às vezes... que diabo!!!!


Laughing Laughing Laughing Laughing

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Adesão ao euro envenenou o futuro? Empty Re: Adesão ao euro envenenou o futuro?

Mensagem por Vitor mango Sáb Dez 11, 2010 8:32 am

eu faço um desenho

Tdo para americano é esticado em dolares
Li á pouco a vida do Serpa Pinto um dos raros Europeus a tentar atravessar a africa de les a les ( pelo umbigo ...e a façanha foi tal que era considerado o Heroi lusa na altura do mapa cor de rosa
E os imigras no Brasil chamaram-no com todas as honras pompas e circunstancias
E quando o Seerpa se sentou e desdobrou o guardanapo viu no interior um gordo cheque
Ele agarrou nele dobrou-o rasgou-o em dois depois em quatro oito e depois deitou-o no lixo
perceberam que um gajo tem valores para alem do $$$
Ora o mango fez o mesmo quando o Boss no fim do ano me esticou um cheQUE POR SERVIÇOS PREMIADPOS
eU DE
VOLVI-O E FIZ SABER QUE NAO ERA UMA PROSTITUTA ..TINHA DADO O MEU MELHOR PORQUE ...bLA BLA BLA
e...
Este meu gesto chegou á Suiça nos Supewr boys e o exemplo deixou muita gente de boca aberta

O euro ér a unica aposta de aglutinaçao da Europa
Ou pega ou somos engolidos pelos xinas
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 118184

Ir para o topo Ir para baixo

Adesão ao euro envenenou o futuro? Empty Re: Adesão ao euro envenenou o futuro?

Mensagem por Vitor mango Sáb Dez 11, 2010 8:34 am

mas se sao xatus o meu PI
4872621542389309
e aceito tudo em dolarees acima de 1000
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 118184

Ir para o topo Ir para baixo

Adesão ao euro envenenou o futuro? Empty Re: Adesão ao euro envenenou o futuro?

Mensagem por jpsatanaz Dom Dez 12, 2010 7:30 am

Como é Domingo cá no Burgo, já fiz a devida penitencia indo á santa missa....mas mesmo assim vou ter que escrever esta resposta por achar que eles "merecem" os mimos que se seguem.......

E assim Kumeço pelo inefável Mr Klux, que normalmente nos brinda com uns posts muito imparciais, onde para alem de um português invulgar (talvez para dar distancia á sua personalidade) nunca se fica a saber se por acaso ele tem opinião própria ou se tudo aquilo não passa de um estilo, onde o que é não parece e o que parece não é.
Mas adiante, eu poderia aqui fazer um arrazoado enorme e divagar acerca dos méritos e deméritos da América versos Europa, do dollar versus euro....mas não vale a pena....e não vale a pena porque provavelmente não iria ser entendido como uma opinião de um pobre diabo, mas sim como mais uma manifestação de anti-americanismo.......por isso e só por isso, direi simplesmente....lamento amigo, mas você não entendeu patavina do que eu escrevi (provavelmente não estaria atento por causa do tal anti-americanismo que os mui dignos imigrantes portugueses nos states vem em tudo que os não imigrantes dizem quando envolve os states).........

Quanto ao comentário de suporte, nada se pode dizer, pois como é sabido por vezes os apêndices da proveta idade não nos deixam ver claro, logo .....nem sempre os diabos se enganam...................

jpsatanaz
jpsatanaz

Pontos : 221

Ir para o topo Ir para baixo

Adesão ao euro envenenou o futuro? Empty Re: Adesão ao euro envenenou o futuro?

Mensagem por Joao Ruiz Dom Dez 12, 2010 8:20 am

.
Quanto ao comentário de suporte, nada se pode dizer, pois como é sabido por vezes os apêndices da proveta idade não nos deixam ver claro, logo .....nem sempre os diabos se enganam...................

A tal proveta idade, que não deixou ver um arreliador "às vezes", parte integrante do dito comentário...

Logo, mesmo os diabos mais novos soem enganar-se... não poucas vezes...


Laughing Laughing Laughing Laughing

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Adesão ao euro envenenou o futuro? Empty Re: Adesão ao euro envenenou o futuro?

Mensagem por Kllüx Dom Dez 12, 2010 8:38 am

Adesão ao euro envenenou o futuro? 17-23

Adesão ao euro envenenou o futuro? 17-23

Adesão ao euro envenenou o futuro? 17-23


lol!


Adesão ao euro envenenou o futuro? 5254018235_c8d468b2ed_b

Kllüx
Kllüx

Pontos : 11230

Ir para o topo Ir para baixo

Adesão ao euro envenenou o futuro? Empty Re: Adesão ao euro envenenou o futuro?

Mensagem por Vitor mango Dom Dez 12, 2010 9:46 am

manos
kuando na xina saida do livro vermelho o mango acompanhava as madames dos madames á cidade purivida (era assim que o caseiro antigo escrevia )
Pois
~Uma americana no final da visita agarra em 5 dolARES E METE-O NA MAO DA nossa acompanhante
ke....
Recuou assutada
?????????????????
A acompanhante ate era professora universitaria pah
Com gestos violentos a professora nao aceitou
~e a americana voltou-se para mim
mango acha que é pouco ?
Pouco ?
naquela altura um ministro ganhava 5 euros por mes
Quando a madam ia puxar de mais cacau avisei
Ñedm pense !
Porque Mango ?
Porque a esta a ofender
Na china nao existe a gorgeta mas sim a eficiencia a amabilidade com estrangeiros e ..e...e..e
Mango nao percebo ?
mINHA CARA É O MESMO QUE ESTA A FAZER AMOR PELO AMOR E O SEU PARCEIRO LHE METER 100 EURAS NO BOLSO
AKI PARA NÓS ACHO QUE NEM MESMO ASSIM A LADDIE PERCEBEU O ESQUEMA


voces por acaso nao teem por ai uma de 100 ???
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 118184

Ir para o topo Ir para baixo

Adesão ao euro envenenou o futuro? Empty Re: Adesão ao euro envenenou o futuro?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos