Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Imigrantes pedem ajuda para sair de Portugal

Ir para baixo

Imigrantes pedem ajuda para sair de Portugal Empty Imigrantes pedem ajuda para sair de Portugal

Mensagem por Vitor mango Sex Nov 25, 2011 12:38 pm

Imigrantes pedem ajuda para sair de Portugal
inShare3

25 de Novembro, 2011
O número de imigrantes em Portugal que pedem ajuda para retornar aos países de origem está a registar um «grande crescimento» e os brasileiros constituem a maioria, revelam dados fornecidos pela Organização Internacional para as Migrações (OIM).

De Janeiro a Outubro de 2011, 1790 pessoas candidataram-se ao Programa de Retorno Voluntário (PRV), uma média de 179 inscrições por mês – sendo já certo um aumento em relação a 2010, que registou, no total, 1791 inscrições. A tendência tem sido sempre de crescimento: em 2009, os candidatos foram 1011, em 2008 inscreveram-se 634 e em 2007 apenas 320.

Os brasileiros lideram a lista por larga margem, representando, nos primeiros dez meses deste ano, 87 por cento das candidaturas ao PRV e 84 por cento dos retornados (382 pessoas), percentagens superiores às registadas nesta comunidade em 2010.

O Estado português apoia financeiramente o retorno voluntário aos países de origem de cidadãos estrangeiros que revelem vontade de o fazer ao abrigo de um protocolo celebrado com a OIM.

Das candidaturas deste ano, 455 pessoas já embarcaram (o que significa processos concluídos, na linguagem da OIM). Durante o ano de 2010, 562 pessoas regressaram ao país de origem no âmbito do PRV.

Se os números registados nos meses de Novembro e Dezembro de 2010 se repetirem, o total de embarques em 2011 será superior ao do ano passado, que já tinha registado um aumento de quase 50 por cento em relação a 2009. «É previsível que tenhamos, nos próximos meses, mais pedidos e [o número] vai com certeza ficar muito perto dos dois mil pedidos este ano», antecipa Luís Carrasquinho, responsável pela gestão do PRV e das operações da OIM em Portugal.

Gerido pela OIM, em colaboração com o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), e financiado pelo Fundo Europeu de Regresso (em 75 por cento) e pelo Estado português (em 25 por cento), o PRV financia a viagem de regresso do imigrante (o preço médio ronda os 900 euros) e atribui-lhe ainda 50 euros de dinheiro de bolso para despesas.

Entre os imigrantes em Portugal verificam-se «situações cada vez mais complicadas e de grande carência socioeconómica», sublinha Luís Carrasquinho, contrapondo que no Brasil e em Angola, particularmente, «eles têm melhores condições».

«Muitos cidadãos brasileiros dizem-me que o que ganham aqui não dá para as despesas. Muitos estão cá desde 2005 ou antes e [nessa altura] conseguiam pagar as despesas e juntar algum para enviar para o Brasil», exemplifica, acrescentando ainda que muitos destes imigrantes «trabalham das nove às nove e têm dois ou três empregos».

Ainda que distantes dos brasileiros, seguem-se os angolanos, com 4,8 por cento (22 pessoas) de embarcados neste ano, quase metade do número registado em todo o ano de 2010 (9,4 por cento). Luís Carrasquinho realça que isto não quer dizer que haja menos retorno de angolanos (aliás, associações e investigadores contactados pela Lusa indicam o contrário), pois estes imigrantes podem estar a utilizar outros canais de regresso.

Cabo-verdianos e são-tomenses retornam menos aos países de origem, com taxas de 2,6 e 2,2 por cento em 2011, respetivamente. Ucranianos (1,5 por cento), guineenses (0,9 por cento) e moçambicanos (0.9 por cento) recorrem menos ainda ao PRV.

O programa impõe um período de interdição de três anos, que obriga os imigrantes que dele beneficiaram a, se voltarem a Portugal, ressarcirem o Estado no valor que lhes foi pago.

Lusa/SOL
Tags: Imigração, Sociedade

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
Imigrantes pedem ajuda para sair de Portugal Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 118271

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos