Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Igreja católica holandesa castrou rapazes para os "livrar da homossexualidade"

Ir para baixo

Igreja católica holandesa castrou rapazes para os "livrar da homossexualidade" Empty Igreja católica holandesa castrou rapazes para os "livrar da homossexualidade"

Mensagem por Vitor mango Qua Mar 21, 2012 8:08 am

Igreja católica holandesa castrou rapazes para os "livrar da homossexualidade"
É mais um escândalo de índole sexual a afetar a Igreja Católica. Caso denunciado por jornal holandês levou o primeiro-ministro a anunciar uma investigação independente.
Alexandre Costa (www.expresso.pt)
12:21 Quarta feira, 21 de março de 2012


Pelo menos dez rapazes com menos de 21 anos, que estavam a cargo da Igreja Católica hlandesa, foram cirurgicamente castrados nos anos de 1950 para ser "eliminada a sua homossexualidade".

O caso, denunciado no fim de semana numa investigação do jornal holandês "NRC Handelsblad", está a criar uma nova onda de choque em torno da Igreja Católica holandesa. Uma das questões que se levantam é o motivo por que os dados descobertos pelo "NRC Handelsblad" não foram revelados na investigação oficial levada a cabo no ano passado sobre os abusos sexuais perpetrados na instituição.

O repórter Josep Dohmen descobriu que Henk Heithuis terá sido castrado em 1956, enquanto menor, após ter relatado à polícia que tinha sido sexualmente abusado numa residência social da igreja.

Dois padres foram condenados por terem abusado de Heithuis, que apesar disso foi transferido pela polícia para hospital psiquiátrico católico, antes de dar entrada no St. Joseph Hospital em Veghel, mais adiante nesse ano.
Castração em retaliação por denúncia de abusos

Os documentos encontrados pelo jornal comprovam que Heithus foi castrado "a seu pedido", apesar de não ter dado entrada nenhum documento escrito com o seu consentimento. Fontes confirmaram que lhe foram retirados os testículos, como tratamento para a homossexualidade, mas também em retaliação por ter acusado membros do clero de o terem abusado sexualmente.

Heithuis morreu em 1958 num acidente de automóvel.

O seu caso foi relatado por Cornelius Rogges - um conhecido esculturo holandês de 79 anos, cuja família conheceu o rapaz nos anos de 1950 - à comissão que investigou os escândalos sexuais perpetrados pela Igreja. A comissão terá, contudo, ignorado estes dados.

Para lá do caso de Heithuis, a investigação jornalística descobriu dados que evidenciam que pelo menos outras nove castrações terão sido realizadas.

"Estes casos são anónimos e já não podem ser reconstituídos", afirmou o jornalista", existirão muitos mais, mas a questão é se esses rapazes, atuais homens de idade, estarão dispostos a contar a sua história".
Comissão vai ter de explicar por que ignorou o caso

O ministro holandês da Justiça, Ivo Opstelten, afirmou tratarem-se de alegações "muito sérias e chocantes", referindo que irá investigar o papel que o Governo holandês de então teve no caso.

Entretanto, o primeiro-ministro Mark Rutte anunciou a abertura de um inquérito para investigar as castrações denunciadas pela investigação jornalística.

O chefe de Governo holandês vai pedir também que a comissão que investigou Igreja preste declarações numa audição parlamentar, para explicar o motivo por que estes novos dados não surgiram no relatório efectuado.

A investigação da comissão descobriu que dezenas de milhares de crianças foram alvo de abusos, que iam desde contactos físicos inapropriados a violações.

Ler mais: http://expresso.sapo.pt/igreja-catolica-holandesa-castrou-rapazes-para-os-livrar-da-homossexualidade=f713355#ixzz1plCNK9GR

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
Igreja católica holandesa castrou rapazes para os "livrar da homossexualidade" Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 118271

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos