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Como Nova multiplicam Haredim York, Federação Israelita do Estado enfrenta um dilema

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Mensagem por Vitor mango Qua Fev 20, 2013 7:18 am

Como Nova multiplicam Haredim York, Federação Israelita do Estado enfrenta um dilema 66683_10151511874506341_1543921009_nComo Nova multiplicam Haredim York, Federação Israelita do Estado enfrenta um dilema
Brooklyn
ultra-ortodoxo, cujos números são inchaço, está perguntando onde o
auxílio é de judeus tradicionais, enquanto os detentores de cofres
judaicas se perguntam se de Nova York mais religiosos estão dispostos a
contribuir, por sua vez.
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Rabinos judeus ortodoxos
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NOVA
YORK - Visite Borough Park ou Williamsburg, Brooklyn, em uma tarde de
domingo média, e as tendências demográficas remodelando comunidade
judaica de Nova York são óbvias. Além
dos limites tradicionais dos bairros hassídicos, há uma abundância de
grandes famílias judaicas, e os edifícios de apartamentos residenciais
que estão sendo construídos são completos, com varandas projetadas
prender sukkahs kosher.

Os
bairros antigos judeus estão se expandindo para fora, para acomodar o
crescimento exponencial das famílias hassídicos, para os quais 10 ou
mais crianças são a nova norma.

O
Estudo da Comunidade Judaica de 2011, recentemente publicado pela
UJA-Federation de Nova York, confirmou o que muitos já suspeitavam: o
segmento de crescimento mais rápido dos que se identificam como judeus
pela religião aqui é a Ortodoxa, que aumentou de tamanho em 30 por cento
desde 2002. E
os bairros que mais crescem judaicas em Nova York são Williamsburg e
Borough Park, ambos lar de grandes comunidades hassídicos. Eles
crescem como o contrato de movimentos liberais, resultado de baixas
taxas de natalidade e da tendência, na comunidade não-ortodoxos, longe
de filiar denominationally.

Esta
nova realidade representa um grande desafio para a Federação judaica,
cujos financiadores não têm até agora vêm de comunidades Haredi, onde as
necessidades de apoio financeiro são particularmente aguda. Agora,
os líderes da federação estão sendo forçados a enfrentar uma questão
desconfortável: Quanto deve a federação apoiar uma comunidade que
contribui pouco para ele, especialmente quando se é uma comunidade cujas
necessidades são substancialmente resultado de suas próprias normas
comunitárias, de ter grandes famílias de desvalorizando a educação secular e, em alguns bairros, a formação profissional?

Ainda
não está claro o que financiamento altera a informação nova pode levar,
disse que os executivos da UJA-Federation de Nova York, que serve como
endereço centro de Nova York para o financiamento judeus agências de
serviço social, entre outras coisas, e em 2012 teve mais de 191 dólares milhões em renda de acordo com a sua declaração financeira.

"Os
dados torna-se a base para o planejamento", disse John Ruskay,
vice-presidente executivo e CEO da UJA-Federation de Nova York, em uma
entrevista. "Nós estamos tentando determinar onde pode haver sobreposição de agendas".

O
que está claro para muitos, no entanto, é que as pontes devem ser
construídas entre as comunidades da federação e Haredi em Nova York.

Porque
hoje, mesmo que a taxa de natalidade de assimilação e de baixo diminuir
outras populações judaicas, as comunidades Haredi estão crescendo
exponencialmente. Hasidim conta para 36 por cento de todos os judeus no Brooklyn, segundo o estudo. Há
quase tantas crianças hassídicos em Nova York como existem
não-hassídicos crianças judias de todos os segmentos outros combinados. Comunidades
haredim também têm níveis mais baixos de educação e as mais altas
incidências de pobreza de qualquer parte da população judaica, mostrou o
estudo.

"UJA-Federation
está enfrentando um alerta", disse o líder de uma agência que consegue
financiamento da federação, e pediu que seu nome fosse retido por causa
da preocupação de ofender seus doadores. "Eles vão dizer que eles representam toda a comunidade judaica, ou dizer 'nós representamos todos, mas os judeus ortodoxos?'"

Ruskay reconheceu a fissura entre federação e partes da comunidade ortodoxa.

"A falta de comunicação, relacionamento e agenda compartilhada está se tornando mais e mais evidente", disse ele. O
estudo levou "um reconhecimento tanto nas comunidades mais tradicionais
e na liderança da UJA-Federation que não havia linhas adequadas de
comunicação e discussão entre nós."

Agora,
disse ele, "os primeiros esforços estão sendo feitos para tentar
encontrar lugares e pessoas que podem sentar-se e aprender um sobre o
outro e determinar as possíveis áreas de colaboração".

Undergirding distância entre financiadores e Hasidim é um sentimento de desconfiança mútua e à distância, dizem as fontes.

Atualmente,
"há um abismo enorme entre eles e nós precisamos trabalhar para
diminuir isso", disse William Rapfogel, CEO do Conselho reuniu-se em
pobreza judaica, que recebe financiamento da federação e oferece
serviços sociais de homecare e de emergência de ajuda financeira para
kosher pacotes de turismo de alimentos para as comunidades judaicas, incluindo os ortodoxos.

Pessoas
da federação "realmente não tem as ferramentas, realmente não sei como
falar com essas pessoas e que o torna mais difícil", disse Samuel
Heilman, um professor do Queens College e especialista em Haredi judeus,
que falou a uma federação força-tarefa em questões Haredi no final de 2012.

"Quando
falei com essa força-tarefa não era uma visão dentro dela entre as
pessoas perguntando 'Por que deveríamos quebrar nossos pescoços para
essas pessoas quando elas nem sequer nos reconhecer como legítimo
judeu?" E outros dizendo: "Nós estivemos tão distante como elas são e nós precisamos chegar e encontrar um terreno comum ", disse Heilman.

Alguns
líderes comunitários hassídicos ressentir o que eles descrevem como
negligência pelos principais financiadores, incluindo a federação. Necessidade
de suas comunidades é grande: uma de 59 por cento enorme de famílias em
maior hassídicos de Nova York são pobres ou quase pobres, em comparação
com 22 por cento dos ortodoxos modernos e 25 por cento dos
não-ortodoxos, mostrou o estudo.

"Os financiadores e do mundo fundação totalmente ignorar-nos. Eles não apreciam o nosso modo de vida religioso. Sim,
nós vestir de forma diferente, mas ainda somos judeus, nós ainda somos
pessoas ", disse o rabino David Niederman, diretor executivo e
presidente das Organizações Judaicas Unidas de Williamsburg, Brooklyn. De
acordo com o Estudo da Comunidade Judaica, 77.100 pessoas vivem em
famílias judias em Williamsburg, e respondem por 36 por cento de todas
as pessoas do bairro.

"Não
há dúvida de que uma agência que lida com questões relacionadas com a
comunidade judaica deve concentrar os seus esforços no crescimento da
comunidade judaica", disse Niederman. "O crescimento da comunidade é uma coisa maravilhosa. Com que os problemas tornam-se maiores e não pode ser ignorada. "

Rapfogel
disse que a "corrida Muitos financiadores para ir para missões em
Israel, o FSU, Cuba, mas você não pode levá-los a ir para o Brooklyn. Parcialmente
porque há uma espécie de repulsa, mas também porque não há
constrangimento que viver tão perto de onde eles fazem é uma quantidade
enorme de pobreza e falta de educação. "

Mas outros dizem que a federação tem vindo a trabalhar para melhorar a conexão.

A
relação está mudando, disse o rabino Yerucham Silber, diretor-executivo
do Parque Borough Conselho da Comunidade Judaica, que presta serviços
sociais a 7.000 pessoas por ano. "A federação responde ao que a necessidade é. Agora a necessidade é nas comunidades Haredi e de língua russa. Eles foram responder ", disse ele.


também uma preocupação entre os dirigentes da federação que as
comunidades Haredi só estão interessados ​​em receber ajuda e não
participar como doadores no maior sistema comunal. O
mundo tem suas próprias Haredi, bem desenvolvidos sistemas de
distribuição de alimentos, peruca e vestido de noiva de empréstimo de
serviços e outras formas informais de apoio aos necessitados em seu
meio.

O
líder de um Borough Park serviços sociais organização disse que é
improvável que Haredi judeus jamais concordar em ser financiadores da
federação judaica, porque as suas decisões sobre como alocar sua tsedacá
são regidos pelo Shulchan Aruch, ou o Código da Lei Judaica. Da
federação "decisões onde colocar seus subsídios não são regidos pelo
Shulchan Aruch, pelo que a sua caridade não é a caridade de uma pessoa
ortodoxa." Por exemplo, ele disse, "eles financiar alguns qualquer LGBT,
como é que permitido para Masser (dízimo ) dinheiro? Há sempre vai ser essa lacuna. É quase impossível de superar. "

Mas Ruskay disse que as comunidades Haredi precisa mostrar interesse em crescer sua relação.

"Um
ponto de partida nas relações é dizer" eu preciso de possuir 50 por
cento de uma relação ruim. "Eu diria que o nível de desconhecimento
mútuo de suspeita, compreensão e sentido de ser julgado negativamente é o
resultado da falta de comunicação, de diferentes
entendimentos sobre o que significa ser judeu e os imperativos que
precisam vir com ele, e uma falha de liderança para afirmar com força
suficiente em todas as comunidades que, embora possamos compreender
Deus, a Torá ea obrigação de forma bastante diferente, compartilhamos
uma história e um destino .

"Estamos prestes a responsabilidade coletiva dos judeus", Ruskay disse. "Como
podemos entender isso e encontrar maneiras todas as comunidades podem
realizar conjuntamente os esforços para fortalecer os esforços?"

Silber
Borough Park recomenda que a federação contratar um judeu ortodoxo
especificamente "para aumentar a comunicação e divulgação, para
trabalhar exclusivamente na comunidade, e fazer angariação de fundos na
comunidade.

"Eles não têm muito sucesso de angariação de fundos, porque a comunidade Haredi é muito auto-suficiente", disse Silber. "UJA deve fazer um esforço para aumentar a captação de recursos aqui, o que aumentaria a participação bordo. E se mais pessoas Haredi tornou-se membros do conselho que teria mais de um efeito sobre o financiamento de projectos Haredi ".

De acordo com o Conselho Rapfogel Met, "A comunidade Haredi tem uma quantidade enorme de esta responsabilidade. O que veio primeiro, a aversão Haredi dos judeus seculares ou Reforma e Conservador ou o contrário? Temos que descobrir maneiras de ver além disso. "

Ruskay, por sua vez, diz que ele está tentando. Em um esforço para tornar-se mais familiarizado com a comunidade, ele começou a ler um jornal Haredi popular. "Eu agora freqüentemente se voltam para as páginas do Hamodia", disse ele.

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Mensagem por Vitor mango Qua Fev 20, 2013 7:23 am

eu nao li o paleio porque ja nem lata tenho para este atraso de vida
Quando era criança diziam-me que os meninos vinham no bico de uma cegonha ...e NUNKA os cabr*** dos educadores souberam e nos ensinaram que somos fruto de amor entre Pai e Mãe e que o S. Gabriel chamar cornudo ao S. José só nas mentes fracas dos pecadores

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Mensagem por Joao Ruiz Qua Fev 20, 2013 8:15 am

Vitor mango escreveu:eu nao li o paleio porque ja nem lata tenho para este atraso de vida
Quando era criança diziam-me que os meninos vinham no bico de uma cegonha ...e NUNKA os cabr*** dos educadores souberam e nos ensinaram que somos fruto de amor entre Pai e Mãe e que o S. Gabriel chamar cornudo ao S. José só nas mentes fracas dos pecadores

Nem sempre fruto de amor,Mango...


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