Dos Açores com génio
Página 1 de 1
Dos Açores com génio
Dos Açores com génio
"Com o “direito ao canudo” sobreveio o “direito à praxe” e o ritual de integração na Academia degenerou numa legitimação parola da humilhação. Na cultura do facilitismo os estudantes veneram as tunas, os trajes e as praxes, em vez de idolatrarem, com aproveitamento,Atena ou Minerva. Tudo sinais exteriores de uma classe social com estatuto corporativo. Eça, bom conhecedor da psique do arrivismo, satirizou que a maior vantagem da Universidade, como instituição social, era o “apartheid” entre estudantes e futricas. Entre os que «vivem de revolver ideias» e «aqueles que vivem do trabalho». Duas classes : «uma que sabe, outra que produz» em «dois mundos que caminham paralelamente na civilização: um com o título egrégio de Bacharel, outro com o nome emblemático de Futrica». O deslumbre português com os “doutores e engenheiros” é atávico e tolera este “status quo”. Nos campus universitários é tradição a encenação burlesca de tribunais com “julgamentos” e “execuções” sumárias dos praxados. Brandos costumes para uma audiência ignorante, cujo espírito se alimenta da boçalidade e não das Letras. Para lá dos casos de polícia, reservados aos verdadeiros tribunais, a praxe é um caso de indigência mental".
João Nuno Almeida e Sousa, in O Açoriano Oriental
Publicada por Combustões à(s) 31.1.14 Sem comentários: _________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
Vitor mango- Pontos : 118271
Re: Dos Açores com génio
O deslumbre português com os “doutores e engenheiros” é atávico e tolera este “status quo”.
Exactamente o que eu escrevi por ai pah
Convivi com Nordicos em que os titulos de engenheiro nao pegam socialmente mas que aqui tudo o que é tasca e gente humilde nos trata por engenheiro
?????????????????????????????????
Porque assim ele garante que fala com gente da Alta
Pais parolo perdido algures nos ventos da Historia
leia como começou a universidade
https://vagueando.forumeiros.com/t36780-uma-das-primeiras-aulas-na-universidade-de-coimbra-fundada-no-ano-d-joao-iii
https://vagueando.forumeiros.com/t36780-uma-das-primeiras-aulas-na-universidade-de-coimbra-fundada-no-ano-d-joao-iii