Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Leronard Feins´s a Joia americana do jornalismo judaico

Ir para baixo

Leronard Feins´s a Joia americana do jornalismo judaico  Empty Leronard Feins´s a Joia americana do jornalismo judaico

Mensagem por Vitor mango Qua Ago 20, 2014 10:34 am

Leonard Fein's columns were a jewel of American-Jewish journalism
For all his passion for peace he had a capacity to surprise.
By Seth Lipsky | Aug. 19, 2014 | 5:48 PM
Tweet
Leronard Feins´s a Joia americana do jornalismo judaico  1524060083
Leonard Fein.
David Saperstein | Aug. 15, 2014 | 1:28 AM


At Leonard Fein’s funeral the story was related of the rabbi from Moldova who told several followers departing for America that he’d heard there was a city there called Philadelphia. And there was in Philadelphia a bell. And this bell was inscribed with words from our Torah. Eventually the rabbi receives confirmation but also the news that the bell is cracked. So the rabbi sends back an assignment to mend the bell. Fein was spoken of as a “bell-mender.”
It was but one of many moving moments at the gathering for Fein, peace activist, journalist, scholar, teacher, and lion of the left who, at 80, died of a heart attack on Friday. There was standing room only at Levine Chapels in Brookline, Massachusetts. Fein’s coffin was on the bimah, draped in the flag of Israel. What a band of friends and family had gathered before his bier, and what an eloquent eulogy was delivered by President Obama’s nominee to be ambassador-at-large for religious freedom, Rabbi David Saperstein.
It was, I found myself thinking, a significant moment, coming as it did after another war in Gaza reminded that the “now” of Americans for Peace Now, of which Fein was a director, seems ever further away. The gathering gave a glimpse of why Fein’s friends and collaborators loved him so much — not because he was winning. On the contrary, he was increasingly disturbed by the direction Israel was taking. What his friends loved Fein for was how, in the face of disappointment, he maintained such an impassioned esprit, capacious personality, and commitment to Zion.
My own first meeting with Fein was in 1990, shortly after word leaked out that the Forward was launching a newspaper in English. Fein called me from Boston and asked if we could meet. We had a drink at the Harvard Club, where I learned that, though we differed politically, we shared a dream — for an independent national newspaper that would cover the Jewish beat on first-rate journalistic standards. I hired him on the spot as a columnist.
Fein became a part (even a dean) of the brilliant band of journalists who rallied to the flag of the Forward. His column, which he filed every week for the next generation, was a jewel of American Jewish journalism. He wrote not only of his passion for peace, but also of his obsessions with addressing hunger (he was the founder of Mazon) and literacy, of music, of spirituality, of culture, of politics, always through a Jewish prism. It’s not my purpose here to quarrel with Fein after he’s gone. Even when he was wrong he was worth reading.
Plus, he had a capacity to surprise, as he did in 1995, during the trial of an abortion opponent, John Salvi III, who had attacked two abortion clinics in Brookline, Massachusetts, killing two persons and wounding five. Savli was convicted and later committed suicide. The crime, ghastly though it was, moved Fein to, as he put it, “speak aloud thoughts that have for many years been stowed in the attic of my mind.”
Wrote Fein: “One, then two, now six dear friends, women all, have told me of their own deep anguish regarding abortion. They’re all pro-choice, of course; I doubt there are any among my good friends who are not. Three of them are not ‘merely’ pro-choice; they're active feminists, and I’ve learned much from each. It turns out, however, that being pro-choice does not necessarily reflect either enthusiasm for abortion or deprecation of the seriousness of the pro-life position.”
Fein went on to confess that “I’ve had my own reservations regarding abortion for many years now, but, having been beat up when I sought to express them, I've kept them to myself. It was early on made quite clear to me that such reservations were Neanderthal, reflected insensitivity to women, and, more generally, that males were not qualified to participate in the conversation.” That it took two murders in his hometown to bring him into the open on the issue does nothing to obscure the courage he showed.
Fein, at his funeral, was spoken of as spiritual but not religious. I like the way Rabbi Saperstein put it when he quoted Fein as saying, “I don’t know if Sinai happened, but I know I was there.” I have no doubt that he was. And it’s lucky there was a crack in the Liberty Bell for Fein to fix upon or he would have spent his days trying to mend the confounded calf.

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
Leronard Feins´s a Joia americana do jornalismo judaico  Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117583

Ir para o topo Ir para baixo

Leronard Feins´s a Joia americana do jornalismo judaico  Empty Re: Leronard Feins´s a Joia americana do jornalismo judaico

Mensagem por Vitor mango Qua Ago 20, 2014 10:37 am

Colunas de Leonard Fein fosse uma jóia do jornalismo americano-judeu
Por toda a sua paixão pela paz que ele tinha uma capacidade de surpreender.
Por Seth Lipsky | 19 de agosto de 2014 | 17:48

Ainda é um orgulho, decepcionado sionista
Por Leonard Fein / Avançar | 1 de maio de 2012 | 10:20 | 1
Leonard Fein, ativista progressista e escritor, morre aos 80
Por The Forward | 14 agosto, 2014 | 19:29
Leonard Fein: escritor talentoso, influente intelectual, inovador e progressivo a tempo parcial corretor de poder
Pelo rabino David Saperstein | 15 de agosto de 2014 | 01:28

No funeral de Leonard Fein a história foi relatada do rabino da Moldávia, que contou vários seguidores partem para a América que ele soube que havia uma cidade lá chamado Filadélfia. E estava na Filadélfia um sino. E este sino foi inscrito com palavras de nossa Torá. Eventualmente, o rabino recebe a confirmação, mas também a notícia de que o sino está rachado. Assim, o rabino envia de volta uma tarefa de consertar o sino. Fein foi falado como um "sino-reparador".

Foi apenas um dos muitos momentos em movimento no encontro para Fein, ativista da paz, jornalista, acadêmico, professor e leão da esquerda, que, aos 80 anos, morreu de um ataque cardíaco na sexta-feira. Havia espaço de pé apenas com Levine Capelas em Brookline, Massachusetts. O caixão de Fein estava no bimah, coberto pela bandeira de Israel. O que um bando de amigos e familiares se reuniram diante do seu esquife, e que um eloqüente elogio foi entregue pelo candidato do presidente Barack Obama para ser embaixador-grande para a liberdade religiosa, o rabino David Saperstein.

Foi, dei comigo a pensar, um momento significativo, vindo como fez após outra guerra em Gaza lembrou que o "agora" dos norte-americanos para a Paz Agora, que Fein era diretor, parece cada vez mais longe. O encontro deu um vislumbre do porquê de amigos e colaboradores do Fein amava tanto - não porque ele estava ganhando. Pelo contrário, ele estava cada vez mais perturbado pela direção Israel estava tomando. O que seus amigos adoraram Fein para Foi assim que, em face da decepção, ele manteve um espírito tão apaixonada, personalidade amplo, e compromisso com a Zion.

A minha primeira reunião com Fein foi em 1990, pouco depois vazou a informação de que o avanço foi o lançamento de um jornal em Inglês. Fein me ligou de Boston e perguntou se poderíamos nos encontrar. Tivemos uma bebida no Harvard Club, onde aprendi que, embora diferente politicamente, nós compartilhamos um sonho - de um jornal nacional independente que cobriria a batida judaica em primeira classe padrões jornalísticos. Contratei-lo no local como colunista.

Fein se tornou uma parte (mesmo um decano) da banda brilhante de jornalistas que se reuniram para a bandeira da Forward. Sua coluna, que ele apresentou todas as semanas para a próxima geração, era uma jóia de jornalismo judaica americana. Ele escreveu não só de sua paixão para a paz, mas também de suas obsessões com endereçamento fome (ele foi o fundador da Mazon) e alfabetização, da música, da espiritualidade, da cultura, da política, sempre através de um prisma judaico. Não é meu propósito aqui para brigar com Fein depois que ele se foi. Mesmo quando ele estava errado era a pena ler.

Além disso, ele tinha uma capacidade de surpreender, como fez em 1995, durante o julgamento de um adversário aborto, John Salvi III, que tinha atacado duas clínicas de aborto em Brookline, Massachusetts, matando duas pessoas e ferindo cinco. Savli foi condenado e depois cometeu suicídio. O crime, apesar de ter sido medonho, mudou-se para Fein, como ele mesmo disse, "falar em voz alta os pensamentos que têm por muitos anos foram arrumadas no sótão da minha mente."

Escreveu Fein: "um, depois dois, agora seis queridos amigos, todas as mulheres, já me disseram de sua própria angústia profunda a respeito do aborto. Eles são todos pró-escolha, é claro; Eu duvido que haja alguém entre meus bons amigos que não são. Três deles não são "meramente" pró-escolha; eles são feministas ativas, e eu aprendi muito com cada um. Acontece, porém, que ser pró-escolha não reflete, necessariamente, qualquer entusiasmo por aborto ou depreciação da seriedade da posição pró-vida. "

Fein passou a confessar que "Eu tive minhas próprias reservas sobre o aborto, há muitos anos, mas, depois de ter sido espancado quando tentou expressá-los, eu mantive-los para mim. Foi logo no início fez bastante claro para mim que essas reservas eram Neanderthal, refletida insensibilidade para as mulheres, e, mais genericamente, que os homens não estavam qualificados para participar da conversa. "Isso levou dois assassinatos em sua cidade natal para trazê-lo para o aberta sobre a questão não faz nada para obscurecer a coragem que ele mostrou.

Fein, em seu funeral, foi falado como espiritual, mas não religioso. Eu gosto do jeito que Rabino Saperstein colocá-lo quando ele citou Fein como dizendo, "Eu não sei se Sinai aconteceu, mas eu sei que eu estava lá." Eu não tenho nenhuma dúvida de que ele era. E é sorte havia uma fresta na Liberty Bell para Fein para fixar em cima ou ele teria passado seus dias tentando consertar o bezerro confundidos.

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
Leronard Feins´s a Joia americana do jornalismo judaico  Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117583

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos