Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O sabor da Dita

Ir para baixo

O sabor da Dita  Empty O sabor da Dita

Mensagem por Vitor mango Sáb Ago 12, 2023 2:10 am

O sabor da Dita
 
Quando os Soviéticos invadiram o Afeganistão milhares de refugiados ocuparam o norte do Paquistão e as poucas árvores que existiam sofreram um sério abanão .
A empresa aonde trabalhava , resolveu que o melhor era ver o que se podia fazer .
E   fui ! Procurei o nome da capital , do contacto , dos vistos e em poucos  dias aterrava lá. . Fui levado para um clube privado onde um empregado , que servia á mesa me chamava por um Gong enorme e pelo turbante que ostentava , dava a entender que aquilo não era mau .
No dia seguinte ,  com 42 graus de temperatura , um guia e um jeep conseguimos  passar por um transito caótico  onde ,  a melhor solução era fechar os olhos e deixar andar .
Chegámos,  então , a uma aldeia nos confins da terra . Analisámos a possibilidade de reflorestação,   trocamos duvidas técnicas , fotos , apontamentos e veio a hora do almoço .
Para tão longínquo visitante a aldeia esmerou-se com um banquete .
Entrei numa tenda e , no chão ,  havia a paparoca . Sentei-me . À minha volta só via o branco dos dentes da malta a rir-se tentando fazer ambiente . Iniciado o repasto á mão , como mandam as boas regras verifiquei que , parte da comida  boiava nas panelas e tinha   diferentes cores e que mãos esguias e magras  a distribuíam pelos presentes .
Não! Obrigado caros amigos e lancei mão a um bocado de pão que descobri ( uma espécie de Pizza ) (*)
Estou salvo ! – pensei eu e de imediato. Comi mais um bocado de pão tentando mostrar que aquilo sim era para mim  um manjar . Nunca comi pão tão bom ! – disse eu . Um espectáculo !- e mais uma côdea para atestar .
 
O Chefe da aldeia levou-me então á padeira,  para eu ver a artista a cozinhar o tão gabado acepipe
Bem , meus amigos eu nem lhes conto !
Uma mulher de burka na cabeça estava rodeado de 3 ou 4 crianças ranhosas . A mulher estava a preparar bosta de vaca com terra que  ia colando a uma parede para servir de combustível mais tarde .
O trabalho parou para uma exibição .
A mulher , sacudindo os restos de bosta de vaca , meteu directamente as mãos na farinha e depois acrescentou um pouco de água que,  confesso , mais parecia urina . Agitou , amassou e de seguida abriu uma tampa no chão – O Forno . Num gesto seco colou o pão na parede do Forno .
Depois foi só cozer.
Epilogo
 
Hoje , quando os meus amigos me mandam à  ***** , eu costumo dizer que já saboreie a dita . Tem apenas uma  pequena diferença . Falta-lhe  o  sal . Bem temperada até que nem é má .
 
(*) Nota Final sobre o pão
Os Lusitanos comiam pão feito com farinha de bolota –intragável .
A técnica de fermentação do pão , foi introduzida na península pelos romanos . O levedar da farinha era atribuída a poderes Divinos e por essa razão ainda hoje na região de Leiria ( e não só)  vemos o padeiro fazer uma cruz em cima da massa ou  beijar o pão quando ele cai no chão
O culto e o pão uniram-se na mesma fé .

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
O sabor da Dita  Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117490

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos