Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Política regional

2 participantes

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Política regional - Página 2 Empty Política regional

Mensagem por Joao Ruiz Ter Abr 13, 2010 4:33 am

Relembrando a primeira mensagem :

«As pessoas gostavam de estar»

Militantes transmontanos fora dos órgãos nacionais do PSD

Pela primeira vez na história do partido não há militantes do distrito de Bragança nos órgãos nacionais do PSD.

No congresso deste fim-de-semana foram votadas as listas para o conselho nacional a para a comissão política nacional, mas nenhum social-democrata transmontano ficou a integrar qualquer destes órgãos.

Uma situação explicada pelo facto de ter havido uma lista de unidade entre Pedro Passos Coelho e Paulo Rangel.

“É evidente que isto causou algum desânimo e frustração em dirigentes do país porque as pessoas gostavam de estar nos órgãos e isto levou a que algumas pessoas fizessem listas individuais e foi assim que apareceram 13 listas” explica Telmo Moreno, que foi mandatário distrital da candidatura de Pedro Passos Coelho nas eleições internas do partido. Assim sendo “a lista que era apoiada por Passos Coelho e encabeça por Paulo Rangel apenas meteu 29 pessoas e a primeira pessoa que estaria para entrar pelo distrito estava em 30º e a outra estava em 37º” acrescenta.

Telmo Moreno mostra-se confiante de que esta situação não vai ser prejudicial para Bragança.

“Isto não significa nada de especial. O que interessa é que as pessoas estão preparadas para trabalhar” afirma. “Isto são apenas listas para o conselho nacional, há muitos órgãos onde podemos trabalhar, por isso não há problema” salienta.

Elina Fraga, da concelhia de Mirandela, e António Pimentel, vereador na câmara de Mogadouro, eram os dois militantes transmontanos que estavam nas listas para integrar os órgãos nacionais do PSD, mas que acabaram por ficar de fora.

Brigantia, 2010-04-12

Embarassed Rolling Eyes


Última edição por João Ruiz em Seg maio 24, 2010 6:44 am, editado 2 vez(es)

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo


Política regional - Página 2 Empty Francisco José Viegas por Bragança

Mensagem por Joao Ruiz Sex Abr 15, 2011 10:46 am

.
Passos por Vila Real

Política regional - Página 2 Francisco_j_viegas

Francisco José Viegas por Bragança

Começam a ser conhecidos os nomes dos homens do PSD que vão liderar as listas de deputados do partido nos diversos círculos. Passos Coelho é o cabeça de lista por Vila Real e o secretário-geral, Miguel Relvas, vai por Santarém.

Segundo revelou a agência Lusa, o líder da bancada social-democrata, Miguel Macedo, será líder em Braga, José Pedro Aguiar-Branco no Porto e, como já foi anunciado, Fernando Nobre em Lisboa.

O escritor e jornalista Francisco José Viegas vai encabeçar a lista do PSD às legislativas pelo círculo de Bragança, enquanto o comentador político e jurista Carlos Abreu Amorim vai ser o cabeça de lista por Viana do Castelo.

Francisco José Viegas, apurou o PÚBLICO, tem vindo a colaborar há alguns meses com o PSD na área da cultura.

Outras das novidades no conjunto de cabeças de lista do PSD às legislativas são o politólogo Manuel Meirinho, pelo círculo da Guarda e o gestor Carlos Moedas, por Beja.

Em Coimbra, o cabeça de lista do PSD vai ser o ex-secretário de Estado Adjunto e da Administração Educativa, José Manuel Canavarro, e em Setúbal a lista do PSD vai ser encabeçada por Maria Luís Albuquerque, Coordenadora do Núcleo de Emissões e Mercados na entidade responsável pela emissão de dívida pública em Portugal desde Janeiro de 2007 e ex-gestora da REFER.

Almeida Henriques, que há dois anos foi segundo da lista do PSD por Viseu, vai ser agora cabeça de lista nesse distrito, Mendes Bota vai passa também de segundo a primeiro da lista pelo círculo de Faro, enquanto Pedro Lynce, que foi candidato por Lisboa em 2009, vai agora encabeçar a lista por Évora.

Nos círculos da Europa, de Fora da Europa, dos Açores e da Madeira, a direcção do PSD quer manter os anteriores cabeças de lista, respectivamente, Carlos Gonçalves, José Cesário, Mota Amaral e Alberto João Jardim.

Quanto aos 18 círculos do continente, quatro dos cabeças de lista às legislativas de 2009 voltam a ocupar esses lugares: Couto dos Santos, em Aveiro, Costa Neves, em Castelo Branco, Teresa Morais, em Leiria, e Cristóvão Crespo, em Portalegre.

As listas do PSD às próximas eleições legislativas vão ser apresentadas no domingo pela direcção social-democrata ao Conselho Nacional do partido, a quem compete aprová-las.

Lusa, 2011-04-15
In DTM

Embarassed

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Política regional - Página 2 Empty Francisco José Viegas contestado em Bragança

Mensagem por Joao Ruiz Seg Abr 18, 2011 8:58 am

.
Francisco José Viegas contestado em Bragança

por Lusa
Hoje

Política regional - Página 2 Ng1505772

O presidente da distrital de Bragança do PSD, José Silvano, expressou hoje a sua "discordância absoluta" com a "imposição" de Francisco José Viegas para cabeça de lista por esta região.

"Discordo em absoluto da escolha da nacional. Bragança tinha outra expectativa, que fosse uma pessoa da região", disse, em declarações à Agência Lusa.

Segundo José Silvano, "a distrital até apontou para cabeça de lista Adão Silva", actual deputado por Bragança, vice-presidente do grupo parlamentar do PSD e ex-secretário de Estado da Saúde do governo de Durão Barroso. "Não foi isso que aconteceu e a nacional impôs um cabeça de lista", declarou.

Adão Silva ficou, mais uma vez, em segundo lugar na lista de candidatos do PSD pelo círculo eleitoral de Bragança, que elege três deputados (dois do PSD e um do PS na actual legislatura).

O presidente da distrital social-democrata disse à Lusa que vai fazer a campanha eleitoral "contrariado" mas que, ainda assim, não assumirá nenhuma posição de protesto depois de ter dito que não aceitaria um nome imposto pela comissão política nacional.

José Silvano é presidente da Câmara de Mirandela há 16 anos e dos autarcas sociais-democratas que tem conseguido vitórias mais expressivas para o partido nesta região. Quando se candidatou a presidente da distrital, em Janeiro de 2010, disse que se teria demitido e incentivado os restantes elementos a renunciarem se ocupasse aquelas funções quando, nas últimas legislativas de 2009, a líder Manuela Ferreira Leite impôs para Bragança um cabeça-de-lista de Penafiel, José Ferreira Gomes.

"Pus essa questão à comissão política distrital, assim como não indicar ninguém, mas a proposta foi chumbada", afirmou. "Vou aceitar a decisão nacional e vou fazer campanha, contrariado sempre, mas em nome de um bem maior que é derrotar o actual Governo", acrescentou.

José Silvano lamentou ainda que a distrital de Bragança "há já vários mandatos sucessivos veja a sua posição contrariada pela nacional até quando tem um líder do PSD e um vice-presidente do grupo parlamentar que são transmontanos".

Para o presidente da distrital "só a alteração da lei eleitoral evitará que este tipo de situações continuem a acontecer".

In DN

Embarassed Rolling Eyes Laughing

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Política regional - Página 2 Empty Vieira da Silva jura que nunca convidou Fernando N

Mensagem por Joao Ruiz Seg Abr 18, 2011 9:03 am

.
Vieira da Silva jura que nunca convidou Fernando Nobre

por Lusa
Hoje

Política regional - Página 2 Ng1505898

O dirigente socialista Vieira da Silva afirmou hoje, "solene e definitivamente", que o PS nunca convidou o ex-candidato presidencial Fernando Nobre para algum lugar político e que apenas esteve com ele "num jantar de pessoas conhecidas".

Vieira da Silva falava em conferência de imprensa, tendo ao seu lado João Tiago Silveira - dois dos dirigentes socialistas que estiveram presentes num jantar privado com Fernando Nobre e que agora gerou dúvidas sobre o alegado interesse do PS em promover uma aproximação política com este ex-candidato presidencial independente.

Na conferência de imprensa, Vieira da Silva assumiu que se encontrou com o presidente da AMI no passado dia 4, "num jantar em que foram debatidas diversas questões".

"Foi um jantar de pessoas conhecidas. Gostaria de reafirmar solene e definitivamente que, nesse encontro, ou em qualquer outro que tenha conhecimento, não foi feito nenhum convite ou sondagem ao dr. Fernando Nobre para ocupar algum lugar político da responsabilidade do PS", declarou o também ministro da Economia.

Com estas palavras, Vieira da Silva disse que pretende que "não reste mais nenhuma dúvida" a propósito do encontro que teve com o candidato presidencial que ficou em terceiro lugar nas últimas presidenciais, com cerca de 14 por cento dos votos.

Vieira da Silva disse mesmo estar a dar a conferência de imprensa "com alguma incomodidade". "Não é meu hábito ter a necessidade de reafirmar o que já disse publicamente. Não foi feito nenhum convite, nem foi feita nenhuma sondagem, nem para lugares de candidato a deputado, nem para qualquer outro cargo público", salientou.

Sobre as razões que o levaram a ter um encontro com Fernando Nobre, o dirigente socialista alegou que o presidente da AMI "foi um candidato presidencial com algum significado e teve um apoio político de muitos militantes e simpatizantes do PS".

"Nesse quadro era perfeitamente normal que com ele debatêssemos a visão que ambos tínhamos sobre a situação política", justificou.

Na conferência de imprensa, Vieira da Silva referiu ainda que, nesse jantar, de 4 de Abril passado, Fernando Nobre transmitiu que não tencionava ocupar qualquer lugar político.

"Não estou aqui a revelar qualquer inconfidência, porque essa foi a posição que tinha sido afirmada publicamente por Fernando Nobre poucos dias antes desse jantar se ter realizado", alegou Vieira da Silva.

In DN

Embarassed Laughing

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Política regional - Página 2 Empty Lista de candidatos do PSD nos dois distritos

Mensagem por Joao Ruiz Qua Abr 20, 2011 6:19 am

.
Adão Silva em segundo (Act)

Lista de candidatos do PSD nos dois distritos

A surpresa maior regista-se em Bragança, com o cabeça de lista paraquedista Francisco José Viegas, seguido de Adão Silva e só depois aparece Maria José Teodoro Moreno.

Veja aqui a lista divulgada pelo PSD

Distrito de Bragança
Francisco José Viegas
Adão Silva
Maria José Teodoro Moreno
Rui Caseiro
Fernando Alves
Paula Susete

Distrito de Vila Real

PEDRO PASSOS COELHO
Luís Manuel Morais Leite Ramo
Maria Manuela Pereira Tender
Luís Pedro Machado Sampaio Pimentel
Nataniel Mário Alves Araújo

, 2011-04-18
In DTM

Laughing

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Política regional - Página 2 Empty Francisco José Viegas contestado em Bragança

Mensagem por Joao Ruiz Qua Abr 20, 2011 6:23 am

.
Nunes a favor, Silvano contra

Política regional - Página 2 Silvano_cara

Francisco José Viegas contestado em Bragança

O presidente da distrital de Bragança do PSD, José Silvano, expressou hoje a sua «discordância absoluta» com a «imposição» de Francisco José Viegas para cabeça de lista por esta região.

«Discordo em absoluto da escolha da nacional. Bragança tinha outra expectativa, que fosse uma pessoa da região», disse, em declarações à Agência Lusa.

Segundo José Silvano, \\"a distrital até apontou para cabeça de lista Adão Silva\\", actual deputado por Bragança, vice-presidente do grupo parlamentar do PSD e ex-secretário de Estado da Saúde do governo de Durão Barroso. \\"Não foi isso que aconteceu e a nacional impôs um cabeça de lista\\", declarou.

Adão Silva ficou, mais uma vez, em segundo lugar na lista de candidatos do PSD pelo círculo eleitoral de Bragança, que elege três deputados (dois do PSD e um do PS na actual legislatura).

O presidente da distrital social-democrata disse à Lusa que vai fazer a campanha eleitoral \\"contrariado\\" mas que, ainda assim, não assumirá nenhuma posição de protesto depois de ter dito que não aceitaria um nome imposto pela comissão política nacional.

José Silvano é presidente da Câmara de Mirandela há 16 anos e dos autarcas sociais-democratas que tem conseguido vitórias mais expressivas para o partido nesta região. Quando se candidatou a presidente da distrital, em Janeiro de 2010, disse que se teria demitido e incentivado os restantes elementos a renunciarem se ocupasse aquelas funções quando, nas últimas legislativas de 2009, a líder Manuela Ferreira Leite impôs para Bragança um cabeça-de-lista de Penafiel, José Ferreira Gomes.

\\"Pus essa questão à comissão política distrital, assim como não indicar ninguém, mas a proposta foi chumbada\\", afirmou. \\"Vou aceitar a decisão nacional e vou fazer campanha, contrariado sempre, mas em nome de um bem maior que é derrotar o actual Governo\\", acrescentou.

José Silvano lamentou ainda que a distrital de Bragança «há já vários mandatos sucessivos veja a sua posição contrariada pela nacional até quando tem um líder do PSD e um vice-presidente do grupo parlamentar que são transmontanos».

Para o presidente da distrital «só a alteração da lei eleitoral evitará que este tipo de situações continuem a acontecer».

Jorge Nunes concorda com escolha de Francisco José Viegas

Em contra-ciclo com a Distrital do PSD, Jorge Nunes, presidente da câmara de Bragança e da mesa da assembleia distrital do PSD, concorda com a escolha de Francisco José Viegas para cabeça de lista do partido no distrito de Bragança.

Apesar de recusar comentar os restantes elementos da lista social-democrata, Jorge Nunes considera que a escolha de Francisco José Viegas significa uma lufada de ar fresco na política.

“É uma pessoa com valor e a política, hoje em dia, precisa, primeiro, de um arejamento, Os protagonistas actuais levaram o país à ruína. Impõe-se renovar e chamar outras pessoas à política, pessoas que tenham outra forma de estar, para que o povo não sofra como está a sofrer agora. Por vezes há lideranças políticas que façam fracos os povos. E quando falo em renovação, falo em renovação em geral”, sublinha Jorge Nunes.

Inquirido directamente sobre se concorda com a escolha de Francisco José Viegas, Jorge Nunes responde assim:
“Não tenho nada que me leve a discordar.”

Sobre o facto de a concelhia de Bragança, a maior do distrito, ter escolhido apenas o número quatro da lista, Jorge Nunes escusou-se a fazer comentários.


Lusa, 2011-04-18

Embarassed

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Política regional - Página 2 Empty Mota Andrade confirmado como cabeça-de-lista do PS no distrito de Bragança

Mensagem por Joao Ruiz Qua Abr 20, 2011 6:27 am

.
Seguido de Luis Vaz

Política regional - Página 2 Motaandrade1006


Mota Andrade confirmado como cabeça-de-lista do PS no distrito de Bragança

O Partido Socialista também aprovou ontem os seus cabeças-de-lista e Mota Andrade foi confirmado como o número 1 da lista que será apresentada no distrito de Bragança.

Tal como a Brigantia adiantou há duas semanas, o líder da Federação Distrital do PS vai encabeçar a lista socialista pelo distrito.

Apesar de a lista só ficar fechada logo à noite, Luís Vaz, de Macedo de Cavaleiros, deverá ser o segundo e Júlia Rodrigues, de Mirandela, ao que tudo indica deverá ser a número três.

A comissão política nacional só na quarta-feira deverá aprovar as listas socialistas.

Brigantia, 2011-04-19
In DTM

Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Política regional - Página 2 Empty PSD retira da sua lista candidata que raptou um bebé

Mensagem por Joao Ruiz Qua Abr 20, 2011 6:31 am

.
Candidata foi retirada da lista

PSD retira da sua lista candidata que raptou um bebé

Segundo a edição de hoje do jornal «Público», a distrital de Bragança do PSD propôs para terceira suplente da lista de deputados Paula Sarmento, 38 anos, uma mulher que, há 13, foi condenada pelo rapto de um bebé de um mês em Vila Nova de Gaia.

O nome, como todos os da lista, foi aprovado no domingo passado. Mas ontem, perante a onda de indignação na estrutura social-democrata em Bragança, a candidata foi retirada da lista.


, 2011-04-19
In DTM

Embarassed Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Política regional - Página 2 Empty Pedro Silva Pereira encabeça lista do PS por Vila Real

Mensagem por Joao Ruiz Qua Abr 20, 2011 6:35 am

.
Rui Santos em segundo

Política regional - Página 2 Silva_pereira

Pedro Silva Pereira encabeça lista do PS por Vila Real

O ministro da Presidência, Pedro Silva Pereira, vai encabeçar a lista do PS às legislativas pelo círculo de Vila Real, onde vai ter como principal adversário o líder do PSD, Pedro Passos Coelho, anunciou hoje o partido.A Federação Distrital do PS de Vila Real reuniu sexta-fe

ira para aprovar a lista de candidatos às legislativas de Junho. Pela terceira vez consecutiva, a escolha dos socialistas do distrito transmontano recaiu sobre Pedro Silva Pereira, o ministro que é agora o interlocutor entre o Governo e os partidos sobre as negociações com o FMI.

O segundo lugar da lista é ocupado pelo presidente da distrital, Rui Santos, seguindo-se a deputada Paula Barros, Agostinho Santo e Ivo Oliveira.Rui Santos afirmou hoje à Agência Lusa que o PS vai “às eleições sempre para ganhar” e pronto para “discutir as questões do distrito e do país”.Nestas eleições, o socialista vai ter como principal adversário Pedro Passos Coelho, que aceitou o convite da distrital para liderar a lista social-democrata por Vila Real.Em 2009, o nome de Passos Coelho foi preterido pela nacional do partido a favor de Montalvão Machado.

Nas últimas legislativas, o PSD elegeu três deputados pelo distrito e o PS dois.O médico Manuel Cunha vai liderar a candidatura da CDU, enquanto o CDS escolheu Joana Rapazote e o Bloco de Esquerda Irina Castro.

JN, 2011-04-19

Embarassed Rolling Eyes Laughing

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Política regional - Página 2 Empty Júlia Rodrigues sai do centro de emprego de Mirandela

Mensagem por Joao Ruiz Sáb maio 21, 2011 8:16 am

.
Entra Paula Romão

Política regional - Página 2 Juliarodrigues_mdl

Júlia Rodrigues sai do centro de emprego de Mirandela

A líder da concelhia do PS de Mirandela tinha sido nomeada para o cargo há ano e meio, em regime de substituição, mas agora perdeu o lugar para Paula Romão, técnica superior do IEFP, no concurso público para o lugar de directora do centro de emprego de Mirandela, em regime de comissão de serviço para os próximos três anos.

Apesar da deliberação do conselho directivo do Instituto de Emprego e Formação Profissional só produzir efeitos quando a nova directora do centro de emprego de Mirandela tomar posse, que ainda não tem data marcada, apuramos que Paula Romão já foi notificada do resultado do concurso público que determina a sua nomeação para o cargo em comissão de serviço até 2014, substituindo no cargo Júlia Rodrigues que também apresentou candidatura, mas acabou por não ser a escolhida neste processo de concurso público, cujo método de selecção passou pela avaliação curricular e uma entrevista.

Recorde-se que a presidente da concelhia de Mirandela do Partido Socialista foi a escolhida para ocupar o cargo de directora do centro de emprego de Mirandela, em Janeiro de 2010, até à realização dos concursos nacionais.

Nessa altura, Júlia Rodrigues substituiu José Bernardes que terminou a comissão de serviço no final de 2009, depois de doze anos à frente daquele centro de emprego. A nova orgânica do IEFP obriga a que os directores dos centros de emprego tenham licenciatura e cumulativamente pelo menos seis anos no quadro da carreira técnica superior.

Como José Bernardes não tinha licenciatura, ficou impedido de poder participar no concurso público para o cargo. Júlia Rodrigues foi nomeada em regime de substituição até à realização do concurso público mas também reunia as condições exigidas pelo concurso público para poder exercer o cargo em definitivo, durante os próximos três anos, nomeadamente licenciatura, se bem que em medicina veterinária, e pelo menos seis anos no quadro da carreira técnica superior, neste caso até já tinha 14 anos no quadro do Ministério da Agricultura, onde já foi Directora Regional Adjunta da Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Norte.

O concurso começou em Maio de 2010, mas só no início desta semana, o conselho directivo do IEFP deu a conhecer o veredicto sobre a escolha da nova directora do centro de emprego de Mirandela, de entre as cinco candidaturas apresentadas, a escolha recaiu em Paula Romão, técnica superior do IEFP, de 42 anos, licenciada em Economia, que desde 2007 exerce as funções de Chefe de Serviços no Centro de Emprego de Mirandela e Ninho de Empresas da mesma cidade.

Paula Romão ingressou na carreira de Técnica Superior no Instituto de Emprego e Formação Profissional, em 1995, exercendo funções na área financeira do Centro de Emprego de Mirandela. De 1999 a 2007, foi Coordenadora do Núcleo de Serviços de Gestão do Centro de Emprego de Mirandela, sendo responsável pela área administrativa e financeira do Centro. Em Maio de 2002, ingressou na categoria de Técnico Superior Assessor. Está apresentada a nova directora do centro de emprego de Mirandela, que aguarda apenas a tomada de posse para exercer as suas novas funções.

Precisamente pelo facto de ainda nem sequer ter tomado posse, Paula Romão considera não ser oportuno qualquer tipo de declaração. O mesmo acontece com Júlia Rodrigues que não quer falar sobre o assunto por considerar que se trata de um caso do foro interno do IEFP e que nesta altura está apenas centralizada nas acções de pré-campanha e campanha eleitoral para as legislativas de 5 de Junho, onde figura como número três da lista do PS pelo distrito de Bragança.
Com esta deliberação, Júlia Rodrigues deve retomar o seu lugar no Ministério da Agricultura.

Brigantia, 2011-05-20
In DTM

Embarassed

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Política regional - Página 2 Empty Outeiro tem nova sede de Junta de freguesia

Mensagem por Joao Ruiz Qua Jun 15, 2011 5:06 am

.
«É a última sede de junta»

Outeiro tem nova sede de Junta de freguesia

Com a inauguração da sede da junta de freguesia de Outeiro, em Bragança, está concluído o plano de renovação das freguesias no meio rural do concelho.

Foram quase 400 mil euros para uma obra que, segundo João Sardinha, o presidente da junta, vem por fim a uma situação de perigo para a população.

“A outra foi toda demolida porque não tinha condições para estar de pé, era um risco. Podíamos estar aqui numa festa e aquilo cair em cima das pessoas. Queremos é que as pessoas tenham segurança”, explicou João Sardinha.
A obra, inaugurada na última sexta-feira, vai permitir acolher eventos, festas, bem como proporcionar um espaço também para consultas médicas.

“Podem-se fazer casamentos, baptizados, jogos de futebol, para além de termos um posto médico para servir toda a freguesia e um forno comunitário”, adiantou.

Para Jorge Nunes, o presidente da câmara de Bragança, o ciclo de investimentos na renovação do poder local no meio rural está praticamente fechado.

“É verdade. É a última sede de junta de freguesia. Teremos proximamente a inauguração do centro de convívio do Zoio, em Caravela e Vila Nova, mas são processos mais simples e fecham um ciclo. Pensamos poder finalizar este ciclo dando as condições de dignidade suficientes ao edifício sede do município.”

A obra custou cerca de 400 mil euros, financiados praticamente por inteiro pela câmara municipal.

Brigantia, 2011-06-14
In DTM

Política regional - Página 2 10806

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Política regional - Página 2 Empty Governador Civil de Bragança pediu demissão e celeridade no processo

Mensagem por Joao Ruiz Qua Jun 22, 2011 8:27 am

.
Jorge Gomes demitui-se

Política regional - Página 2 Jorge_gomes_2010

Governador Civil de Bragança pediu demissão e celeridade no processo

Já são cinco os Governadores Civis que apresentaram a demissão ao novo ministro da Administração Interna. Os Governadores de Lisboa, Braga, Bragança, Beja e Santarém já enviaram cartas ao novo ministro Miguel Macedo onde pedem a demissão do cargo.

O Governador Civil de Bragança confirmou que apresentou a demissão ao novo ministro. Jorge Gomes pede também celeridade no processo.

, 2011-06-22
In DTM

Embarassed Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Política regional - Página 2 Empty Jorge Nunes defende extinção de freguesias

Mensagem por Joao Ruiz Seg Jul 11, 2011 8:06 am

.
«Solução de nível administrativo»

Política regional - Página 2 Jorge_nunes_me

Jorge Nunes defende extinção de freguesias

A redução do número de freguesias não deverá ser aplicada ao interior do país. A garantia foi dada este fim-de-semana em Coimbra pelo primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, durante o Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses.

O presidente da câmara de Bragança, que lá esteve presente, considera que é uma declaração de princípio.

“Compreende-se que nas grandes cidades como Lisboa a Porto há freguesias quase desconhecidas. Existem administrativamente mas na prática quase não existem e não faz sentido nenhum mantê-las” refere Jorge Nunes, acrescentando que “no interior há freguesias com pouca população mas com muito território e que agregam várias aldeias”. “Eu acho que a actuação sobre o mapa autárquico ao nível das freguesias é que vai mexer um pouco com o território todo” salienta.

Em relação ao concelho de Bragança, Jorge Nunes entende que algumas freguesias deveriam ser extintas. “Não sei qual vai ser o modelo adoptado, provavelmente será encontrar uma solução de nível administrativo que permita gerir espaços mais alargados mas eu acho que a extinção de freguesias faz sentido” defende, embora diga que “tem de ser um estudo feito com critérios e qualquer comentário que eu faça não será mais do que um comentário avulso e não deve ser considerado”. E salienta que dada a situação económica do país “não tem espaço para deixar de fazer alterações e vai ter de as fazer”.

Este fim-de-semana o secretário de estádio da administração local admitiu também transferir mais competências para os municípios.

Jorge Nunes diz que para isso aconteça também tem de haver mais dinheiro para as autarquias.
“Está-se mesmo a ver que quando é necessário aligeirar a máquina pesada da administração central, sobra para alguém e neste caso vai sobrar para a autarquias” afirma. “Pode não ser de todo uma situação negativa desde que o envelope financeiro acompanhe essa transferência de competências”.

As áreas da saúde, social, ambiente e ordenamento do território são aquelas em que o Governo pondera transferir competências para as câmaras municipais.

Brigantia, 2011-07-11
In DTM

Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Política regional - Página 2 Empty Vila-realense eleito vice-presidente da Juventude Popular

Mensagem por Joao Ruiz Qua Ago 03, 2011 8:14 am

.
André Correia

Vila-realense eleito vice-presidente da Juventude Popular

Nos dias 23 e 24 de Julho, decorreu em Lamego o XVIII Congresso Nacional da Juventude Popular (JP).

Perto de 400 congressistas decidiram o futuro da estrutura entre a candidatura de Miguel Pires da Silva e Luís Chiti Dias. A vitória de Miguel Pires da Silva, primeiro subscritor da moção \"Unir para Crescer\", foi confirmada já durante a madrugada de domingo, depois de um período de discussão que se prolongou por mais de doze horas com as intervenções de inúmeros congressistas.

Esta reunião magna da JP foi marcada pelo debate de ideias e de soluções para a juventude portuguesa e para Portugal, tendo sido apresentadas quatro moções de estratégia global.

O distrito de Vila Real esteve fortemente representado e viu quatro dos seus militantes receberem a confiança do novo presidente da Comissão Política Nacional para estarem presentes em três órgãos nacionais da Juventude Popular. André Correia (finalista do curso de Mestrado em Eng. Civil na FEUP) foi eleito vice-presidente da Comissão Política Nacional, Patrique Alves (licenciado em Engenharia Ambiental pela UTAD) foi eleito vice-presidente da Mesa do Congresso Nacional e Catarina Botelho e Edgar Sousa (presidentes da Concelhia de Vila Real e Mondim de Basto, respectivamente) foram eleitos Conselheiros Nacionais, demonstrando assim o valor dos jovens trasmontanos na política a nível nacional.

O mérito destes jovens havia sido reconhecido no fim-de-semana anterior, com a eleição de Patrique Alves e André Correia como vice-presidentes da Comissão Política Concelhia do CDS de Vila Real.


Espigueiro, 2011-08-03
In DTM

Laughing

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Política regional - Página 2 Empty Demitiu-se a comissão política concelhia do PSD de Bragança

Mensagem por Joao Ruiz Qui Out 27, 2011 9:18 am

.
Para provocar eleições

Política regional - Página 2 Hernani_cm

Demitiu-se a comissão política concelhia do PSD de Bragança


Demitiu-se a comissão política concelhia do PSD de Bragança.A decisão foi tomada na segunda-feira, com o objectivo de provocar eleições antecipadas. Hernâni Dias e a sua equipa apresentaram a sua demissão na segunda-feira à noite, depois de uma primeira ameaça oito dias antes.

O presidente demissionário, que só acedeu a responder a perguntas sobre a demissão, invoca duas razões para esta decisão.“Primeiro, porque houve uma orientação da comissão política distrital no sentido de as eleições não ultrapassassem o mês de Fevereiro, para haver uma uniformização de eleições a nível distrital.

Por outro lado, a próxima comissão terá de ter tempo para trabalhar de forma estável o processo autárquico. Entendemos que dois anos é o tempo necessário para que o processo venha a ser tratado com a segurança que todos pretendemos.”Isto apesar de a reorganização administrativa do território, com a junção de freguesias, só dever estar concluída no próximo Verão, o que vai afectar a preparação do acto eleitoral.

“Obviamente que sim, que vai interferir com as autárquicas, mas a comissão que vier a ser eleita terá já de estar a contar com essa situação para que o resultado seja aquele que se pretende.”O também vereador na câmara de Bragança sublinha que ainda não decidiu se vai apresentar uma recandidatura, mas é certo que haverá outros interessados em formar listas.

Para já, as eleições deverão ser convocadas nas próximas semanas, pois é intenção do presidente demissionário que se realizem no dia 17 de Dezembro, data prevista para as eleições para a Distrital, que também deverão ser antecipadas.

Para este desfecho, e ao que foi possível apurar, não deve ser alheio o facto de cem novos militantes do partido que foram inscritos recentemente, poderem exercer o seu direito de voto a partir de Janeiro.

Certo é que a proposta de antecipação das eleições na concelhia chegou a ser discutida na semana passada, numa assembleia do partido, mas levantou alguma polémica e acabou por ser retirada, porque o presidente da Mesa da Assembleia, Jorge Nunes, não conseguiu demonstrar que os procedimentos de convocação da Assembleia tinham sido respeitados, por alegadamente, a convocatória não ter sido feita através do órgão oficial do partido.

De acordo com fontes presentes na reunião, vários militantes entendem que este não é o momento oportuno para eleições, com os portugueses a fazerem contas à vida, apesar de Jorge Nunes entender que um acto eleitoral seria um momento de união das hostes do PSD.

As eleições internas do Partido Social Democrata devem, por isso, acontecer no próximo dia 17 de Dezembro.

Brigantia, 2011-10-26
In DTM

Laughing

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Política regional - Página 2 Empty Razões da demissão

Mensagem por Joao Ruiz Qui Nov 03, 2011 4:52 am

.
Razões da demissão
Bragança


Política regional - Página 2 12810_jn

Eleições antecipadas vão deixar próximo líder da concelhia do PSD com dois anos para preparar as autárquicas

Foram duas as razões que levaram à demissão da Comissão Política Concelhia do PSD de Bragança, tal como o Nordeste adiantou na semana passada, em primeira-mão.

Hernâni Dias, o presidente demissionário, quebrou o silêncio e adiantou as razões da sua tomada de posição, que aconteceu na reunião da Comissão Política, no dia 24.
“Primeiro, porque houve uma orientação da comissão política distrital no sentido de as eleições não ultrapassassem o mês de Fevereiro, para haver uma uniformização de eleições a nível distrital”, começou por explicar, numa pequena entrevista à Brigantia em que só aceitou responder a perguntas relativas às eleições, evitando, assim, comentários ao sentimento de divisão cada vez mais visível no seio do PSD de Bragança, e não só a nível concelhio.

Por outro lado, Hernâni Dias aponta também como uma das razões que levaram à sua demissão e à queda da comissão política o acto eleitoral autárquico previsto para 2013. “A próxima comissão terá de ter tempo para trabalhar de forma estável o processo autárquico. Entendemos que dois anos é o tempo necessário para que o processo venha a ser tratado com a segurança que todos pretendemos”, fez questão de frisar, apesar de a reorganização administrativa do território, com a junção de freguesias, só dever estar concluída no próximo Verão, o que vai afectar a preparação do acto eleitoral.

Um cenário que o próprio Hernâni Dias admite. “Obviamente que sim, que vai interferir com as autárquicas, mas a comissão que vier a ser eleita terá já de estar a contar com essa situação para que o resultado seja aquele que se pretende” e que passa pela manutenção da Câmara de Bragança nas mãos do PSD, apesar de haver o problema acrescido da sucessão de Jorge Nunes, impossibilitado, por lei, de se voltar a candidatar. Um problema que vai ganhando contornos à medida que o dia das eleições se aproxima, havendo já sinais de disputa interna pelo lugar.

Militantes afectos a Telmo Moreno ficarão afastados das urnas

O também vereador na Câmara de Bragança sublinha que ainda não decidiu se vai apresentar uma recandidatura, mas é certo que haverá outros interessados em formar listas, até porque o último acto eleitoral para a Distrital, que também terá eleições antecipadas (em um mês), criou divisões que ainda não estão sanadas e que se alastram à concelhia.

De um lado, os partidários de Telmo Moreno, candidato derrotado por José Silvano, e que inclui nomes como o de Paulo Xavier, que nas últimas eleições para a concelhia não se candidatou, já a pensar na limitação de mandatos que o impediria de concorrer ao próximo acto eleitoral.
As eleições deverão ser marcadas para o dia 17 de Dezembro, o mesmo dia em que se prevê que decorra a votação para a distrital.

Recorde-se que os cerca de cem militantes da concelhia de Bragança, afectos a Telmo Moreno, que poderiam votar a partir de Janeiro, ficarão afastados das urnas caso as eleições decorram ainda em Dezembro.

António Rodrigues, Jornal Nordeste, 2011-11-03
In DTM

Embarassed Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Política regional - Página 2 Empty Mensagem de que o futuro

Mensagem por Joao Ruiz Seg Nov 21, 2011 7:58 am

.
Mensagem de que o futuro

Política regional - Página 2 Passos-coelho-300x195


Passos Coelho diz aos jovens que o futuro do país está nas mãos dos portugueses

O líder do PSD, Pedro Passos Coelho, afirmou hoje, em Vila Real, que o futuro do país está nas mãos dos portugueses e que o tempo que está a ser preparado não é determinado apenas pelo exterior.

Depois de ter visitado a Santa Casa da Misericórdia de Vila Real na qualidade de primeiro-ministro, Passos Coelho vestiu o fato de presidente do PSD e juntou-se a um encontro da Juventude Social Democrata.

A falar para cerca de 100 jovens, o líder nacional deste partido quis deixar a mensagem de que o futuro do país está nas mãos dos portugueses e também na destes jovens.

Lusa, 2011-11-21

Embarassed Rolling Eyes Twisted Evil

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Política regional - Página 2 Empty Américo Pereira disponível para a Federação do PS

Mensagem por Joao Ruiz Sex Nov 25, 2011 9:36 am

.
Reunião de autarcas socialistas

Política regional - Página 2 Americo_pereira

Américo Pereira disponível para a Federação do PS

O presidente da Câmara Municipal de Vinhais, Américo Pereira, está disponível para encabeçar uma lista à Federação Distrital de Bragança do PS.

O passo decisivo foi dado na semana passada, após uma reunião de autarcas que decorreu em Alfândega da Fé.
Vinhais, Miranda do Douro, Freixo de Espada à Cinta e Alfândega da Fé estiveram representados pelos presidentes, ao passo que Vila Flor e Torre de Moncorvo participaram com os vice-presidentes. Destaque ainda para a presença de Fernando Peixinho, destacado militante socialista.
Segundo fonte do partido, os autarcas entendem que está na altura de começar a tratar das eleições para a Federação Distrital, que devem ser antecipadas para o início da Primavera. “É urgente começar, conjuntamente com as Concelhias, a preparar as autárquicas, a tomar posição sobre assuntos importantes para a região, dado que o actual presidente da Federação, Mota Andrade, não se candidata, por vontade própria e porque os estatutos não o permitem”, referiu ao Jornal Nordeste fonte ligada ao processo.

Ao que o Jornal Nordeste apurou, Américo Pereira é um nome que reúne consenso para encabeçar “uma candidatura que se pretende completamente abrangente e aberta, em defesa do Partido Socialista e da região”, referiu a mesma fonte.

Contudo, quando contactado pelo Jornal Nordeste, o autarca de Vinhais preferiu não comentar o assunto, embora não tenha afastado a hipótese.

“Qualquer candidatura terá que ser a favor de causas e ideias e em que todos os autarcas serão positivamente cúmplices”

“Qualquer candidatura terá que ser abrangente, integradora, valorizadora do contributo de todos os militantes, a favor de causas e ideias e em que todos os autarcas serão positivamente cúmplices”, alega Américo Pereira.

Na reunião ficou decidido que esta mobilização resulta de um compromisso entre todos os autarcas presentes. “Não há outro fundamento que não seja o facto de, na actual situação política, os autarcas entenderem que este é o momento para se unirem, conjugarem esforços e contribuírem para fazer face aos tempos difíceis”, salientou a mesma fonte socialista, acrescentando que “há um grupo rejuvenescido, mas integrador e com uma participação bem activa de militantes com experiência, vontade de trabalhar e disponibilidade para o partido”.

Recorde-se que Américo Pereira é autarca há 22 anos, primeiro como vereador, membro da Assembleia Municipal, vice-presidente da Câmara, deputado à Assembleia da República, presidente da Câmara. O autarca preside à Secção da Associação Nacional de Municípios com Áreas Protegidas e é representante pelo PS no Comité das Regiões, em Bruxelas.

Em Vinhais, o edil tem conseguido as maiores vitórias do PS a nível nacional, seja nas Eleições Legislativas ou nas Autárquicas.

João Campos, Jornal Nordeste, 2011-11-25
In DTM

Política regional - Página 2 Smile21

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Política regional - Página 2 Empty Hernâni Dias já é candidato no PSD

Mensagem por Joao Ruiz Qua Nov 30, 2011 8:46 am

.
Concelhia de Bragança

Política regional - Página 2 Hernani_cm

Hernâni Dias já é candidato no PSD

O líder demissionário da concelhia do PSD de Bragança é o primeiro a ir à luta. Paulo Xavier responde em breve

Hernâni Dias é candidato à reeleição como presidente da Comissão Política Concelhia do PSD de Bragança.
O vereador da câmara da capital de distrito só hoje vai falar publicamente, à rádio Brigantia, mas, para já, garante, pelo menos, que já é candidato assumido.
Esta candidatura foi decidida na quinta-feira, após uma reunião da CPC social-democrata.

Na altura do anúncio do pedido de demissão, antecipado em devido tempo pelo Jornal Nordeste, Hernâni Dias garantiu que seria cedo para avançar com qualquer intenção, fosse ela qual fosse.

Agora, a pouco mais de duas semanas do acto eleitoral interno, previsto para 17 de Dezembro, simultaneamente com as eleições para a Distrital (nas quais José Silvano tem grandes probabilidades de ser candidato único).

Mas, à concelhia, Hernâni Dias não vai concorrer sozinho. Na oposição interna cozinha-se, nesta altura, pelo menos mais uma candidatura, com Paulo Xavier a liderar o favoritismo da facção oposta a Jorge Nunes.

No entanto, o próprio Paulo Xavier, porventura numa jogada pensada para reunir ainda mais apoios internos, parece apostado em deixar transparecer a pouca vontade de avançar, apoiando outro nome.
Algo que se decidiu ontem à noite, já depois do fecho desta edição.

Presidente da Junta de Freguesia da Sé tem apresentado algumas reservas

Claro é que o presidente da Junta de Freguesia da Sé, em Bragança, que há dois anos se deixou substituir por Hernâni Dias (não avançou para um terceiro mandato precisamente para ficar estatutariamente livre para concorrer agora, altura em que se vão decidir os candidatos autárquicos) tem apresentado algumas reservas, que devem ser, apenas, estratégicas.

As reticências levantadas por Xavier em reunião recente levaram ao levantar de uma vaga de apoio interior, que apela ao seu avanço do lado das hostes de Telmo Moreno.

Caso falhe (o que parece pouco provável) a candidatura do presidente da Junta da Sé, prevê-se a fragmentação daquele bastião social-democrata, podendo, então, surgir outras candidaturas.
Mas o nome de Carlos Moreno, que chegou a circular nalguns meios do partido na última semana, parece, no entanto, descartado.

A verdade é que Xavier é o preferido desta ala do partido, mais próxima do Governo central, e isso mesmo deve pesar no apelo, até porque as batalhas que se avizinham são duras. É que antes do combate autárquico previsto para 2013, há uma luta interna, com Pedro Passos Coelho a enfrentar o primeiro congresso de reeleição. E sabe-se como o PSD é fértil em queimar líderes.


Brigantia, 2011-11-30

Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Política regional - Página 2 Empty Consenso no PSD não foi aceite por candidatos

Mensagem por Joao Ruiz Ter Dez 13, 2011 9:37 am

.
Paulo versus Hernani

Consenso no PSD não foi aceite por candidatos

A lista de consenso para as eleições da concelhia social-democrata de Bragança não foi aceite por ambas as partes.É a resposta de Hernâni Dias, o presidente demissionário e recandidato ao cargo, às acusações feitas pelo adversário.

De recordar que Paulo Xavier afirmou que tentou criar uma lista de consenso entre as duas facções mas que a lista de Hernâni Dias não terá aceite repartir a lista em metades iguais.O recandidato confirma as conversações mas diz que ninguém aceitou as condições apresentadas.“Efectivamente eu estive reunido com o outro candidato que na altura ainda não o era, porque ainda não o tinha anunciado, e conversámos sobre esse assunto” confirma.

“O que se passou é que a proposta que foi apresentada por ele e a proposta que foi apresentada por mim não foram aceites, nem a minha por ele nem a dele por mim” explica Hernâni Dias.

Por isso “uma vez que as duas propostas não convergiram para uma solução de consenso, cada uma decidiu percorrer o seu próprio caminho” acrescenta, salientando que “nós sempre nos manifestámos completamente abertos a qualquer pessoa que quisesse integrar este projecto, mas não podemos ceder a determinado tipo de exigências que nos foram impostas e para as quais não estamos disponíveis”.

Hernâni Dias apresentou ontem a sua lista em conferência de imprensa e é acompanhado por Rui Caseiro, para a mesa à assembleia.O recandidato rejeita a ideia de que a antecipação de eleições para a concelhia seja uma estratégia e garante que falar, nesta altura, em candidaturas às próximas eleições autárquicas é prematuro.“Da candidatura que eu lidero não há essa pretensão.

O processo de selecção do candidato que virá a liderar uma candidatura autárquica não está em cima da mesa. Nesta altura não se discute” afirma. “Isso será uma escolha que terá de ficar para mais tarde e os militantes do partido vão decidir qual é a melhor pessoa.

Não vão ser só quatro ou cinco cabeças que vão decidir o processo autárquico” realça.Ainda assim avança que se for vencedor no sábado o objectivo é eleger um presidente de câmara do PSD no concelho de Bragança.“Se formos nós a ganhar esta eleição estaremos empenhados em que, seja ele quem for o candidato, tenha uma vitória esmagadora nas eleições autárquicas de 2013” avança.

E caso seja reeleito garante que conta também com os adversários deste acto eleitoral para alcançar esse objectivo.

Brigantia, 2011-12-13
In DTM

Embarassed Rolling Eyes Laughing

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Política regional - Página 2 Empty Silvano quer mais uma câmara em 2013

Mensagem por Joao Ruiz Ter Dez 13, 2011 9:44 am

.
Eleições dia 17

Política regional - Página 2 Silvano_cadeira

Silvano quer mais uma câmara em 2013

José Silvano quer «roubar» uma câmara ao Partido Socialista.Este é um dos principais objectivos da sua candidatura à distrital do PSD.O autarca de Mirandela apresentou ontem a sua candidatura acompanhado por Telmo Moreno, para a mesa da assembleia, e Júlio de Carvalho, para o conselho de jurisdição.

O recandidato ao cargo assume que o objectivo é ganhar as autárquicas em 2013.“Isto é uma candidatura que visa preparar o ciclo autárquico que se aproxima no distrito de Bragança” avança José Silvano. “Para isso temos de decidir quais os candidatos às eleições autárquicas 2013 nos respectivos concelhos e o objectivo é ganhar pelo menos mais uma câmara do que as que temos” revela.

“Concorremos às 12 para ganhar mas o nosso objectivo é chegar às sete camara municipais, vistos que temos seis” salienta o líder do PSD.Mas deixa desde já um aviso às concelhias de que “esta distrital, depois de eleita, não se vai limitar a dar a bênção aos candidatos escolhidos pelas concelhias”.

“Se os candidatos por elas escolhidos forem credíveis, com projecto abrangentes e capazes de gerar a vitória terão a total solidariedade da distrital, mas se os órgãos distritais entenderem que há candidatos que não têm essa credibilidade decidirão em contrário” refere, salientando que “a distrital não é apenas um órgão de ressonância”.

Se há dois anos eram opositores, agora José Silvano e Telmo Moreno estão juntos na mesma lista.O candidato à mesa da assembleia diz que esta união não é de estranhar. “Quando o presidente da distrital e agora candidato me convidou para encabeçar a lista à mesa da assembleia, tivemos algumas conversações” afirma Telmo Moreno.

“Há dois anos fomos candidatos opositores mas nem por isso deixámos de conversar e aliás já estivemos em lugares opostos. Eu já fui presidente da distrital e o dr. Silvano foi presidente da mesa da assembleia. É curioso, mas nada de estranhar, é uma evolução normal e natural” salienta.

As eleições estão marcadas para sábado e até ao momento esta é a única lista concorrente à distrital do PSD.

Brigantia, 2011-12-13
In DTM

Embarassed Rolling Eyes Laughing

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Política regional - Página 2 Empty Lista para a distrital do PSD com Xavier mas sem Hernâni

Mensagem por Joao Ruiz Qui Dez 15, 2011 4:53 am

.
Eleições para o PSD

Política regional - Página 2 Xavier_2009

Lista para a distrital do PSD com Xavier mas sem Hernâni

Um revés para Jorge Nunes. É essa a conclusão que se pode tirar da lista para a Comissão Política Distrital de Bragança do PSD. A lista só hoje será afixada mas a Brigantia revelou-a em primeira-mão. Encabeçada por José Silvano, esta lista conta com Luís Afonso, apoiante de Jorge Nunes, como primeiro vice-presidente e Maria José Moreno como segunda. No entanto, é no tesoureiro escolhido que começam as surpresas.

Paulo Xavier, candidato à concelhia de Bragança do PSD foi o nome apresentado, enquanto Hernâni Dias, o outro candidato à concelhia brigantina e apoiado por Nunes, não consta da lista, apesar de ter havido algumas pressões de última hora para que tal acontecesse.

José Pimentel, de Mogadouro, e apoiante de Telmo Moreno, tal como Jorge Fidalgo, de Vimioso, são alguns dos vogais escolhidos. A eles juntam-se Artur Aragão, de Alfândega da Fé, Eduardo Morgado, de Freixo de Espada à Cinta, João Gonçalves, de Carrazeda de Ansiães, Luís Miguel, de Vinhais e Fernando Palhau, de Miranda do Douro.

De fora ficaram as concelhias de Vila Flor, que teve eleições internas recentemente, e Torre de Moncorvo, que as terá brevemente, e também com duas listas em disputa. No entanto, se essa luta particular serviu de desculpa, já o mesmo não aconteceu com as eleições para a concelhia de Bragança, que não afastaram Paulo Xavier da lista para a distrital.

Já a lista para a mesa da Assembleia Geral é encabeçada, como previsto, por Telmo Moreno, que chegou a acordo com José Silvano dois anos depois de se defrontarem. Curiosamente, Telmo Moreno vai substituir Jorge Nunes, seu adversário interno no PSD, que em 2005 abriu uma guerra ao afastar Moreno da lista para a Presidência da Assembleia Municipal de Bragança. Telmo Moreno esperou seis anos mas respondeu agora, numa altura decisiva para a escolha dos candidatos às eleições autárquicas e, também, à sucessão de Jorge Nunes na Câmara de Bragança.

Rui Caseiro, vice-presidente de Nunes na autarquia brigantina é o número dois da lista para a Mesa, seguido de Anabela Dureta, Manuel Pavão e António Afonso.

Para o Conselho de Jurisdição, Júlio de Carvalho encabeça a lista que inclui ainda Albérico Lopes, Vânia Rodrigues, Abrantes Pereira e Nuno Gonçalves.

As eleições para a distrital decorrem no sábado, tal como as das concelhias de Bragança, com Paulo Xavier e Hernâni Dias na corrida, Mogadouro (com Joaquim Pimentel a liderar uma lista única), e em Mirandela, em que António Branco deve ser o candidato.

Marcadas estão já as eleições para a concelhia de Macedo de Cavaleiros, que se realizam em Janeiro.
E Maria José Moreno começa a ser cada vez mais a ser tida em conta para a corrida à sucessão de Beraldino Pinto na câmara macedense.


Brigantia, 2011-12-14
In DTM

Embarassed

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Política regional - Página 2 Empty Hernani Dias ganha Concelhia de Bragança do PSD

Mensagem por Joao Ruiz Dom Dez 18, 2011 9:55 am

,
346 votos contra 215

Política regional - Página 2 Hernani_dias_psd


Hernani Dias ganha Concelhia de Bragança do PSD

Hernani Dias ganha Concelhia de Bragança do PSD, com 346 votos favoraveis e 215 votos para Paulo Xavier naquela que foi a eleição mais participada de sempre, com fila para votar que chegava ao café do Nené, que originou protexstos entre os votantes que tiveram que esperar ao frio na Praça da Sé.

Para distitral não houve supresa, ganhou a unica lista a sufrágio, como era obvio, já que as duas sensibilidades decidiram optar por uma lista de consenso, em que o unico excluido foi Jorge Nunes, embora conta-se com o seu aval.

Um consenso com o seu aval. Jorge Nunes garante que está satisfeito com a lista de consenso. O ainda presidente da Assembleia Geral Distrital do partido vê com bons olhos esta lista que junta José Silvano e Telmo Moreno.“É uma lista de consenso que prepara o PSD para um momento difícil que são as eleições autárquicas de 2013 e esta evolução foi positiva para agregar pessoas no sentido de o partido poder responder num quadro de adversidade pois no próximo ano estará um pouco debaixo de fogo por causa das políticas nacionais” considera.

Por outro lado “também há muita renovação autárquica no distrito e eu acho que foi positiva esta agregação de vontades que teve a minha concordância plena antes de se concretizarem. Apoio integralmente essa solução” assegura.

, 2011-12-18
In DTM

Política regional - Página 2 Harp

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Política regional - Página 2 Empty Nuno Chaves apresentou a sua candidatura à Federação Distrital de Vila Real da Juventude Socialista

Mensagem por Joao Ruiz Dom Jan 01, 2012 2:18 pm

.
Nuno Chaves – Perfil

Política regional - Página 2 Nunochaves_psvrl

Nuno Chaves apresentou a sua candidatura à Federação Distrital de Vila Real da Juventude Socialista

O jovem socialista Nuno Chaves apresentou a Moção Global de Estratégia “Confiança no Presente, Preparar o Futuro”, com base na qual se candidata à liderança da Federação Distrital de Vila Real da Juventude Socialista nas eleições que decorrem no no próximo dia 14 de Janeiro em Montalegre.

A candidatura apresentada pelo jovem de 27 anos surge num momento de excepcionais dificuldades para todos os cidadãos em geral mas que, em particular, tem atingido os jovens com especial severidade. A esse propósito, Nuno Chaves considera que “actualmente, o maior flagelo humano e social da sociedade portuguesa é o desemprego dos mais jovens! A instabilidade emocional, pessoal e económica que provoca nos jovens e nas suas famílias representa uma das maiores chagas abertas na nossa estrutura social”.

Apesar de criticar a actual governação do país pelo facto de “se limitar a fazer operações de tesouraria sem cuidar de criar mecanismos para estimular o emprego”, o jovem está apostado em desenvolver um trabalho político que transmita uma mensagem de confiança no futuro e apresentará propostas concretas tais como a criação de um programa distrital de requalificação educativa para diplomados desempregados que assente numa parceria entre os serviços públicos de emprego, a UTAD e as associações sindicais e empresariais.

Tendo uma voz a dizer sobre o desenvolvimento regional, Nuno Chaves admite que a introdução de portagens na A24 é penalizadora para a competitividade regional e que deve continuar a ser publicamente defendida a discriminação positiva das regiões menos desenvolvidas.

A sua candidatura defende ainda a existência de uma política transversal e abrangente de emancipação jovem, onde tentará envolver as estruturas locais, municipais e regionais na criação de mecanismos de combate à precariedade laboral, de fomento ao empreendedorismo e de flexibilização do acesso à habitação.


Nuno Chaves – Perfil

O candidato à Federação Distrital da Juventude Socialista é licenciado em Bioquímica e Mestre em Bioquímica pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, sendo a sua área científica de especialização a Imunologia, Biologia Molecular e Microbiologia. Nuno Chaves foi ainda investigador no Laboratório de Imunologia do Departamento de Imuno-Fisiologia e Farmacologia do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto, tendo colaborado no projecto de desenvolvimento de uma Vacina Experimental contra a Cárie Dentária.

Em simultâneo com a sua vida académica e profissional, o jovem candidato tem desenvolvido um relevante trabalho de intervenção cívica e política, tendo sido membro do Senado da Universidade de Coimbra, Coordenador do Pelouro da Política Educativa da Associação Académica de Coimbra, coordenador da Concelhia da Juventude Socialista de Chaves, membro da Comissão Política Nacional da JS e deputado da Assembleia Municipal de Chaves.


, 2011-12-30
In DTM


Razz

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Política regional - Página 2 Empty PS quer explicações sobre o encerramento da pousada da juventude

Mensagem por Joao Ruiz Sex Jan 27, 2012 8:34 am

.
Pousada disponibiliza 52 camas

Política regional - Página 2 Pousada_juv_vilareal

PS quer explicações sobre o encerramento da pousada da juventude

Os deputados do PS vão requerer a presença do ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas, na Assembleia da República, para explicar o encerramento da pousada da juventude de Vila Real.

O PS acusa o Governo de, “pela calada da noite”, ir “desmantelando, parando e enterrando tudo o que é feito e se quer fazer no distrito” transmontano.

Rui Santos e Pedro Silva Pereira, deputados eleitos por Vila Real, dizem-se surpreendidos com “mais este ataque” feito pela maioria PSD/CDS-PP, designadamente o encerramento da pousada da juventude, que foi anunciado através dos órgãos de comunicação social.

Os argumentos são, segundo os socialistas, “mais uma vez de ordem financeira, mas aos quais acrescem “supostas” reclamações dos utentes face às “alegadas” más condições oferecidas pela pousada da capital de distrito.

Esta pousada, ao dispor dos mais jovens, disponibiliza 52 camas.

Para explicar este encerramento, os deputados vão solicitar a presença de Miguel Relvas na Comissão Parlamentar de Educação, Ciência e Cultura.

Os deputados de Vila Real juntaram-se ainda aos de Viseu (José Junqueiro e Acácio Pinto) para questionar o governo sobre a decisão de acabar com a Entidade Regional Turismo do Douro, anunciado na semana passada.

A secretária de Estado do Turismo, Cecília Meireles, anunciou uma reorganização do setor do turismo, com a criação de cinco novas regiões correspondentes a cada NUTSII (Norte, Centro, Lisboa, Alentejo e Algarve).

Esta reorganização dita o fim da Entidade Regional Turismo do Douro, sedeada em Vila Real, presidida por António Martinho e que está em funções há três anos.

Os socialistas questionam se o país se pode “dar ao luxo de dispensar o contributo de uma marca turística tão forte, como é a marca Douro” e se “pode menosprezar o seu contributo para a afirmação da marca Portugal”.

O PS apelou ainda aos autarcas de toda a região e deputados eleitos por outros partidos político, para que se “associem na defesa deste serviço público”.

Os parlamentares socialistas consideram que nos últimos anos o Douro subiu para um patamar de reconhecimento a nível nacional e melhorou e qualificou a oferta.

A nível de hotelaria, este território possui agora três hotéis de cinco estrelas, 10 de quatro estrelas e cinco de três estrelas, estando em construção, mais quatro hotéis.

O Douro possui hoje em unidades hoteleiras e em estabelecimentos turísticos em espaço rural cerca de 3200 camas.

Por sua vez, o turismo fluvial continua a crescer, prevendo-se que mais quatro barcos-hotel estejam a operar nos próximos anos. Em 2010, houve cerca de 100 mil dormidas neste tipo de cruzeiro, em que mais de 90 por cento eram turistas estrangeiros.

Com o fim da entidade regional, o PS teme que “se pode deitar a perder todo um trabalho realizado de forma articulada entre instituições do sector público e do sector privado, numa clara demonstração das vantagens das boas práticas da cooperação”.

Lusa, 2012-01-25

Política regional - Página 2 Smilie31

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Política regional - Página 2 Empty Jorge Gomes diz que extinção dos Governos Civis foi um erro

Mensagem por Joao Ruiz Ter Mar 06, 2012 5:36 am

.
«Já devem estar arrependidos»

Política regional - Página 2 Jorge_gomes_bri

Jorge Gomes diz que extinção dos Governos Civis foi um erro

Acabar com os Governos Civis foi um erro e prova disso são os serviços que já abandonam a região. É dessa forma que o último Governador Civil do distrito de Bragança vê, passado meio ano, a extinção do cargo.

O balanço feito pelo último Governador Civil do distrito de Bragança.Uma decisão tão errada que, quem a tomou, já deve estar arrependido.É assim que, mais de meio ano depois, Jorge Gomes faz o balanço da extinção dos Governos Civis.

O último Governador Civil do distrito de Bragança considera que se perdeu uma parte importante da relação com a comunidade.“Sinto que deixou de haver um elo que era extremamente importante na ligação entre o poder central e o poder local.

Entendo que a extinção do cargo de Governador Civil foi um capricho e provavelmente já estão arrependidos”, afirmou.Jorge Gomes considera que há um papel importante que cabia aos titulares daquele cargo, que acabou por ser extinto. “É fundamental. Eu soube outro dia que esteve em Bragança o ministro da Saúde.

Durante seis anos nunca esteve nenhum ministro em Bragança que não reunisse com todos os autarcas. Porque era com eles que tinha que discutir ou expor as políticas que cada ministério tinha. Hoje um ministro vem a Bragança e passa quase despercebido dos autarcas porque não há aquela ligação…”, acrescentou.Jorge Gomes está convencido que o Governador era uma espécie de provedor do cidadão nas regiões mais afastadas da capital e que esta extinção não representa qualquer poupança.

Aliás, entende que houve uma outra motivação por detrás desta decisão.“Foi uma extinção, eu diria, quase por raiva. Parece que foi a grande vitória deste Governo foi extinguir os Governos Civis. E enganaram-se….Porque era um interlocutor privilegiado para o próprio Governo”, considerou.

Para além disso, acredita que haveria serviços que poderiam ser mantidos no distrito de Bragança se ainda houvesse um Governador Civil.“É uma voz do distrito que se podia impor ou pelo menos discutir com os ministros de uma forma diferente daquilo que acontece.

Hoje decidem acabar com um serviço no distrito e não há ninguém que se oponha”, afirmou.O balanço da extinção dos Governos Civis meio ano depois de consumada a decisão.

Brigantia, 2012-03-06
In DTM

Política regional - Página 2 Smilie31

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Política regional - Página 2 Empty Deputados do PSD acusam Daniel Campelo de inércia

Mensagem por Joao Ruiz Ter Mar 13, 2012 9:01 am

.
«Distante dos problemas»

Deputados do PSD acusam Daniel Campelo de inércia

Os deputados do PSD lançaram hoje um repto ao secretário de Estado do Desenvolvimento Regional para que venha ao Douro conhecer os problemas e apresentar soluções e acusaram Daniel Campelo de alguma inércia relativamente à região demarcada.

Os cinco deputados sociais-democratas eleitos pelos distritos de Vila Real e Viseu visitaram hoje a Adega Cooperativa de Favaios, no concelho de Alijó.

No final, Pedro Pimentel lançou um repto a Daniel Campelo, porque considerou que um governante tem estado «um pouco distante dos problemas e tem esquecido a Região Demarcada do Douro».

Lusa, 2012-03-13

Política regional - Página 2 Smilie31

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Política regional - Página 2 Empty PSD de Vimioso não vai ao congresso do partido em protesto com o abandono do Interior

Mensagem por Joao Ruiz Ter Mar 13, 2012 9:06 am

.
Mostra-se desiludido

PSD de Vimioso não vai ao congresso do partido em protesto com o abandono do Interior

Vimioso não se vai fazer representar no congresso do PSD previsto para a próxima semana, em protesto contra as políticos que estão a ser seguidas para o Interior pelo Governo do PSD.

Licínio Martins, o presidente da concelhia, mostra-se desiludido com o que tem sido feito na região.“Temos uma Câmara Municipal que vende terrenos na zona industrial a um cêntimo o metro quadrado, tal como nos terrenos para construção, ao investimento na saúde, na educação, nas actividades económicas, tudo tem feito para combater a desertificação. E os sucessivos Governos – não é apenas este – têm tido um comportamento contra as populações do Interior.”

Aliás, este concelho do distrito de Bragança já manifestou o seu descontentamento nas últimas eleições internas, na semana passada.

Dos 75 militantes com quotas pagas, 51 foram às urnas e todos votaram em branco.Um acção que ganha maior relevo depois de ter sido registada nesta concelhia uma das maiores percentagens nas anteriores eleições.

Licínio Martins diz que foi uma acção de protesto.“A concelhia de Vimioso atribuiu a maior vitória a Passos Coelho nas anteriores eleições internas, e foi o concelho do país onde o PSD alcançou a maior percentagem de votos nas Legislativas. Por isso temos legitimidade para protestar contra o encerramento de serviços e uma reforma administrativa cega.”

O presidente da concelhia do PSD de Vimioso garante, no entanto, que esta acção de protesto não é um virar de costas ao partido.

“Somos sociais democratas, somos PSD mas, acima de tudo, estamos ao lado das populações de Vimioso”, frisa.
Por isso, Licínio Martins está convencido que não foi infringida nenhuma lei interna do partido, pelo que não espera qualquer tipo de sanção.


Brigantia, 2012-03-13
In DTM

Política regional - Página 2 Smilie34

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Política regional - Página 2 Empty Distrital de Bragança vai ao congresso pedir mais dinheiro para evitar «desgraça na saúde»

Mensagem por Joao Ruiz Ter Mar 13, 2012 9:11 am

.
PSD em congresso

Política regional - Página 2 Psd_simbolo

Distrital de Bragança vai ao congresso pedir mais dinheiro para evitar «desgraça na saúde»

A distrital de Bragança do PSD anunciou hoje que vai levar ao congresso do partido uma moção a reclamar mais dinheiro para a saúde no Nordeste Transmontano para evitar uma «intolerável degradação das respostas e redução de serviços».

Este é o cenário que os dirigentes sociais-democratas temem se não for corrigido o orçamento previsto para a Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste, que gere os 15 centros de saúde e três hospitais da região.

«Se não for corrigido, é a nossa desgraça», disse Adão Silva, antigo secretário de Estado da Saúde de Durão Barroso, atual deputado do PSD por Bragança.

Adão Silva subscreve a moção apresentada hoje em conferência de imprensa e que será defendida no congresso, marcado para 23, 24 e 25 de março, pelo presidente da distrital, José Silvano.

Os sociais-democratas de Bragança querem que o Governo do seu partido «corrija uma injustiça de financiamento» pela qual responsabilizam o anterior governo socialista.

A ULS do Nordeste foi criada há mais de um ano, mas só foi formalizada a 22 de fevereiro com a tomada de posse da administração.

Para Adão Silva, a criação da ULS do Nordeste «foi feita com uma enorme desvantagem orçamental e financeira», desde logo por não ter havido um reforço do capital estatutário, ao contrário do que aconteceu noutras unidades criadas na mesma ocasião, e apontou o caso do Alto Minho.

A ULS do Nordeste manteve o mesmo valor para investimento, de menos de 35 milhões de euros, que tinha anteriormente apenas a entidade que geria os três hospitais, o Centro Hospitalar do Nordeste (CHNE).

Adão Silva considera também insuficientes para o Nordeste Transmontano ano os 90 milhões atribuídos à ULS de orçamento de funcionamento, «quando comparados com realidades análogas como, por exemplo, a ULS do Norte Alentejano, que recebeu um valor 20 por cento superior».

O social-democrata contesta os chamados critérios de capitação para calcular estes valores e defende que, se tivessem sido aplicados equitativamente, Bragança teria direito a «mais 15 milhões de euros».

Enquanto vice-presidente do grupo parlamentar do PSD, Adão Silva disse ter já requerido ao Ministério da Saúde explicações, mas ainda não obteve resposta.

Os sociais-democratas consideram «o problema da saúde essencial» e decidiram levá-lo ao congresso do partido, através da moção em que reclamam ser «essencial garantir um financiamento justo e equitativo, sob pena de a região assistir a uma redução dos serviços públicos de saúde e a uma intolerável degradação das respostas».

«Sem este reforço orçamental não há serviços», reiterou Adão Silva.

A distrital de Bragança leva 32 delegados ao congresso do PSD, mas a concelhia de Vimioso, que tem direito a um lugar, já fez saber que não vai fazer representar-se em protesto contra as políticas nacionais que entende contrárias aos interesses do concelho.

Em resposta à posição desta concelhia, o presidente da distrital, José Silvano disse: «nós temos é que denunciar as situações, ir à luta e resolvê-las».

Lusa, 2012-03-13

Embarassed Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Política regional - Página 2 Empty Américo Pereira e Jorge Gomes na corrida à Distrital

Mensagem por Joao Ruiz Dom Abr 15, 2012 9:01 am

.
Eleições para a Federação do PS

Política regional - Página 2 Americo_versus_jorge

Américo Pereira e Jorge Gomes na corrida à Distrital

São dois os candidatos às eleições para a Federação Distrital de Bragança do Partido Socialista.
Depois de Américo Pereira já ter dito que ia avançar, em exclusivo ao Jornal Nordeste, em Novembro, agora o presidente da câmara de Vinhais formalizou essa intenção.

Mas não vai concorrer sozinho.
Jorge Gomes, antigo Governador Civil do distrito, também já avisou que vai concorrer.
“Na comissão distrital de Federação do Partido Socialista de Bragança anunciei a minha intenção de me candidatar a presidente da federação”, revelou.
No entanto, apesar de serem dois os candidatos a substituir Mota Andrade à frente da distrital socialista, Jorge Gomes recusa a ideia de divisões dentro do partido.
“Não temo divisão nenhuma do partido. Eu e o meu camarada Américo fazemos os dois parte da distrital, temos tido muito trabalho em conjunto partidário. Não vejo com a minha candidatura nem com a dele qualquer divisão de partido”, sublinhou.

Também Américo Pereira ambiciona liderar os socialistas do distrito de Bragança.
O presidente da câmara de Vinhais acredita que poderá fazer a diferença na região.

“O Partido Socialista tem neste momento também na região de Bragança um papel fundamental. Como sabemos o actual presidente não se candidata. Fez o seu papel durante todos estes anos. O que nos propomos é iniciar um outro ciclo, iniciando uma nova fase na vida do partido”, frisou.

Américo Pereira assegura, ainda, que não há qualquer tipo de jogada por detrás da sua candidatura.
“É uma candidatura perfeitamente natural e que não se move por nenhum outro interesse que não seja ser vir o partido, os militantes e a população do distrito de Bragança”, salientou.

As eleições vão decorrer no dia 15 de Junho.
Américo Pereira sublinhou que esta candidatura surgiu no âmbito de apoio dos restantes cinco autarcas socialistas do distrito de Bragança.

Jornal Nordeste, 2012-04-13

Política regional - Página 2 Smilie31

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Política regional - Página 2 Empty Um autarca e um antigo governador civil na corrida à distrital de Bragança do PS

Mensagem por Joao Ruiz Qua Abr 18, 2012 6:17 am

.
Eleições a 15 ou 16 de junho

Política regional - Página 2 Jorge_gomes_bri

Um autarca e um antigo governador civil na corrida à distrital de Bragança do PS

A liderança da Federação Distrital de Bragança do PS, ocupada há 16 anos por Mota Andrade, vai ser disputada, em junho, pelo antigo governador civil Jorge Gomes, e o presidente da Câmara de Vinhais, Américo Pereira. A liderança da Federação Distrital de Bragança do PS, ocupada há 16 anos por Mota Andrade, vai ser disputada, em junho, pelo antigo governador civil Jorge Gomes, e o presidente da Câmara de Vinhais, Américo Pereira.

O presidente da Câmara de Vinhais, Américo Pereira, foi o primeiro a anunciar a intenção de se candidatar à presidência da federação com o apoio dos autarcas socialistas, mas garante não ter sido \"empurrado por ninguém\" e que conta também com \"o apoio daqueles que são sucessivamente excluídos, que nunca contaram no Partido Socialista\".

O antigo e último governador civil do distrito de Bragança, Jorge Gomes, entende que as funções que exerceu lhe dão um conhecimento \"bastante grande\" da região, uma das razões que o levaram a avançar para a corrida à distrital socialista.

Jorge Gomes foi governador durante praticamente os seis anos de governo de José Sócrates e Américo Pereira chegou, no mesmo período, à presidência do município de Vinhais.

Independentemente dos resultados nas eleições para a federação, que deverão ocorrer a 15 ou 16 de junho, Américo Pereira será um dos candidatos socialistas nas autárquicas de 2013, disposto a «contribuir para que o PS ganhe mais câmaras».

Os socialistas dividem atualmente as 12 câmaras do distrito de Bragança com o PSD. Este partido regista, contudo, o maior número de autarcas impedidos de se recandidatarem por limite legal de mandatos.

Américo Pereira acredita que o PS pode tirar partido desta realidade e beneficiar do \"contraciclo e das asneiras que o Governo tem cometido e das medidas desastrosas que tem tentado impor à população de Trás-os-Montes\".

O outro candidato, Jorge Gomes, fala também numa \"investida muito forte do Poder Central contra o Interior\" que o PS \"tem de contrariar\".

Jorge Gomes partilha também com o adversário o objetivo de ganhar as eleições autárquicas, incluindo conquistar a câmara de Bragança, à qual concorreu e perdeu por duas vezes contra o social-democrata Jorge Nunes, que não voltará a recandidatar-se.

O PS já teve 10 das 12 câmaras do distrito de Bragança, em 1989, quando alterou o mapa autárquico dominado pelo CDS-PP e pelo PSD.

Desde as autárquicas de 1997, os socialistas perderam terreno no mapa autárquico até que, em 2009, conseguiram igualar o número de municípios com o PSD, numa região tendencialmente de direita, onde o PS venceu uma única vez as eleições legislativas, em 2005.

Lusa, 2012-04-18

Política regional - Página 2 Images?q=tbn:ANd9GcQ6gfWxPnfMSSgbnK5RncogGlbL991LyhNkyXUugaRxy0QCU9MpCaiV

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Política regional - Página 2 Empty Re: Política regional

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos