Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Brasil

2 participantes

Página 3 de 7 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte

Ir para baixo

Brasil - Página 3 Empty Brasil

Mensagem por Joao Ruiz Dom maio 16, 2010 7:08 am

Relembrando a primeira mensagem :

Presos agonizam em prisão do Rio sem ar nem água

por VANESSA RODRIGUES, Rio de Janeiro
Hoje

Brasil - Página 3 Ng1294152

Na prisão Polinter Base de Neves, no Rio de Janeiro, só cabem 200 reclusos, mas estão lá 700 sob um calor infernal, a desmaiar e sem água. Legalmente, muitos já deviam ter saído.

Homens desesperados, a agonizar, com quebras de tensão e desmaios. Corpos suados colados uns aos outros em celas apinhadas. Pés suspensos, inchados, em grades enferrujadas e um calor assassino. A descrição é dantesca e acontece, diariamente, na Prisão Polinter da Base de Neves, em São Gonçalo, no Rio de Janeiro. O estabelecimento mantém 700 presos num espaço para 200. Ali não há uma prisão. "É uma masmorra medieval", já admitiu o coordenador-geral da instituição, Orlando Zaccone, num vídeo da ONG carioca Rio de Paz.

Há dois meses, o termómetro chegara a marcar 57 graus dentro da prisão: muitos desmaiavam, mostrando, através da imprensa, o que ali estava a acontecer. O caso está de novo "abafado" e o responsável da prisão não tem autonomia para escoar os presos para outros estabelecimentos, também superlotados.

A Base de Neves, onde outrora funcionou um estábulo, não tem luz natural, nem água potável, ou quaisquer outras condições mínimas de salubridade. São dez celas, com cerca de 18 metros quadrados e mais de 60 homens em cada uma, sem ventilação. "Precisamos de fazer alguma coisa urgente, caso contrário, os presos vão começar a morrer", denuncia Zaccone.

Quando lá esteve de visita, o ano passado, o presidente da Rio de Paz, António Carlos Costa, ficou "chocado" com o que viu. "Um verdadeiro campo de concentração de negros e pardos", com uma casa de banho que é "um buraco no chão", e onde os presos "saciam a sede, tomam banho, urinam, defecam e se masturbam".

Depois disso, Costa resolveu organizar uma equipa de saúde para os atender. Em conversa com alguns reclusos, percebeu que muitos "já deviam ter saído". A apoiar a denúncia está o relatório anual da Human Rights Watch, que é contundente na óbvia violação de direitos humanos no sistema carcerário brasileiro. Estima-se que "45% de todos os presos do Brasil sejam provisórios" e que "um em cada três reclusos" esteja em "situação irregular"; pois deveriam estar "em estabelecimentos prisionais", mas estão em "esquadras e cadeias públicas". Depois, o problema clássico: "As condições desumanas em que vivem os detidos".

Denis Sampaio, coordenador criminal do Ministério Público brasileiro, garantiu que estão "atentos" ao que ali se passa, e que já pediram "várias acções civis públicas" para fechar a prisão, mas sem sucesso. Ou seja: a situação não é nova, arrasta-se há décadas e repete-se um pouco por todo o Brasil, que tem um dos dez maiores sistemas penais do mundo. Além do problema da superlotação carcerária brasileira, a situação da Base de Neves expõe, então, um crónico vício do sistema: que as pequenas prisões da Polícia Civil estão a acolher, continuamente, presos que já deveriam ter sido transferidos para estabelecimentos prisionais. O ano passado chegou a haver transferências para outras prisões, mas muitos outros continuam a chegar. A Polícia Civil não quer "acautelar" mais a guarda desses detidos pela "falta de condições". "Enquanto essa decisão política não é tomada", disse Zaccone, tenta-se "reduzir os danos", fazendo "pequenas obras" e usando paliativos, para que os homens ali consigam " sobreviver".

In DN

Embarassed Rolling Eyes Twisted Evil

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo


Brasil - Página 3 Empty Polícia procura Gisele que Lima conhece no Brasil

Mensagem por Joao Ruiz Sex Out 01, 2010 2:03 pm

.
Polícia procura Gisele que Lima conhece no Brasil

por CARLOS DIOGO SANTOS
Hoje

Brasil - Página 3 Ng1348450

Diligências prosseguem no terreno, enquanto se espera respostas às 193 perguntas.

As autoridades brasileiras iniciaram novas diligências para tentar encontrar a mulher-mistério com quem Duarte Lima terá deixado Rosalina Ribeiro - antiga companheira do milionário Tomé Feteira - no dia da sua morte. Desta vez a investigação teve por base o site pessoal do advogado.

Na página online de Duarte Lima, as autoridades cariocas encontraram uma lista de pessoas de várias nacionalidades com leucemia, que o advogado diz conhecer directamente. Entre os doentes do Brasil há referência a uma Gisele, cujo paradeiro a polícia está já a investigar. Tudo, porque este é o nome da pessoa com quem Duarte Lima disse, no fax enviado pelo próprio à 9.ª Delegacia do Rio de Janeiro, ter deixado Rosalina.

"Se Duarte Lima conhece directamente uma Gisele no Brasil, obviamente que é importante para a investigação que nós saibamos quem ela é", explicou fonte da polícia carioca.

Durante o dia de ontem, o DN tentou contactar, sem sucesso, Duarte Lima e o seu advogado, Germano Marques da Silva.

No site A Linha do Horizonte I, da autoria de Duarte Lima, pode ler-se, num texto publicado no dia 30 de Outubro de 2009 com o título "Anjos de rosto humano", o seguinte: "Patrícia, Marta, Teresa, Matias, Nuno Gonçalo, Álvaro (Portugal). Aline, Gisele, Bárbara, Cláudio, Rodrigo (Brasil). (...) Estes são os nomes de jovens e crianças com leucemia que conheço directamente."

Mas, apesar de toda a luta que o advogado português já travou em Portugal contra a doença, a polícia brasileira diz que não deixará nenhuma pedra por voltar.

Em Portugal, o jurista está ligado a várias causas a favor de pessoas com esta doença, sendo inclusive fundador da Associação Portuguesa contra a Leucemia (APCL).

No entanto, segundo fonte da delegacia de homicídios do Rio de Janeiro, isso não é suficiente para deixar esta pista por investigar. "Já foram feitas algumas diligências informais para tentar localizar esta jovem que Duarte Lima diz, no site, conhecer directamente, mas até agora não foram conseguidos nenhuns resultados", disse a mesma fonte, justificando: "Aquilo que pretendemos é somente encontrar a verdade. Para isso temos de investigar em todas as direcções."

Após vários meses de investigação, todas as tentativas de busca desta mulher-mistério revelaram--se inconclusivas, levando já os investigadores a ponderar até a inexistência da mulher loira mencionada pelo advogado da vítima.

Até agora já foram consultadas algumas listas de pessoas que estão à espera de um dador de medula óssea no Brasil, mas "com alguma superficialidade". Nos próximos dias, as autoridades admitem aprofundar estas diligências.

"Já tentámos saber se a associação portuguesa fundada por Duarte Lima tem algum tipo de parceria ou ligação a associações brasileiras, que justificassem o advogado conhecer, de forma directa, estas pessoas brasileiras, nomeadamente a tal Gisele, mas até agora não achámos ligação", acrescentou fonte policial brasileira, esclarecendo que "o mais importante continua a ser as respostas à [carta] rogatória" que já está na posse da Judiciária portuguesa.

A investigação da delegacia de homicídios do Rio de Janeiro já dura há mais de nove meses e até agora não existem provas que levem a quem, no dia 7 de Dezembro de 2009, tirou a vida a Rosalina Ribeiro com dois tiros numa estrada a cem quilómetros do Rio de Janeiro, em Saquarema.

O advogado e ex-deputado português Duarte Lima será inquirido em Lisboa na qualidade de testemunha no processo por ter sido a última pessoa conhecida a ter estado com a vítima com vida e por, segundo a mesma fonte, "se ter recusado a prestar alguns esclarecimentos anteriormente".

In DN

Embarassed Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Brasil - Página 3 Empty "O Brasil tem uma mão que dá e outra que tira"

Mensagem por Joao Ruiz Sáb Out 02, 2010 10:23 am

.
"O Brasil tem uma mão que dá e outra que tira"

por RICARDO J. RODRIGUES, enviado ao Brasil (serviço especial DN/JN/NS')
Hoje

Brasil - Página 3 Ng1348839

Na Ilha de Maré moram nove mil pessoas. Oito mil vivem da Bolsa Família. Sem saneamento, sem centro de saúde, sem polícia.

"Me ajuda, Messias." Báu chama o colega para puxar as redes do Rainha das Águas, uma balsa de quatro metros com motor a gasóleo. Há três ou quatro dias que o mar não dá nada, nem para o consumo de casa os homens pescam. Báu, nome de baptismo António Jorge de Sousa, avisa logo: "Vem leve." E quando içam a rede confirma-se o pior - uma cavala e dois badejos pequenos, prontamente devolvidos ao Atlântico. Os homens abanam a cabeça e permanecem calados, olhos postos no monstro.

O monstro está do outro lado do canal. São duas chaminés encostadas ao mar do Nordeste, mesmo em frente à Ilha de Maré, uma reserva marinha a norte de Salvador, na Baía. Desde que a refinaria do Acarajú começou a operar em plena força, há meia dúzia de anos, nove mil ilhéus passaram a afogar-se todos os dias em terra. A poluição e o tráfego marítimo assustaram os peixes, um derrame de petróleo em Abril do ano passado fê-los fugir para outras águas. "A vida aqui já não era fácil. Agora piorou", atesta Messias do Nascimento.

A Maré é uma das comunidades mais pobres do Nordeste, por sua vez a região mais pobre do Brasil. No entanto, quando se larga de barco de São Tomé de Paripe, no continente, e se ensaia a aproximação à ilha, não se adivinha nada menos que o paraíso: palmeiras por toda a parte, areal cândido, água transparente. A ilusão quebra-se depois: aqui também há um inferno. Saneamento não tem, polícia não há e médico só vem às quartas-feiras. Quando vem.

O isolamento da Maré é tremendo, pela geografia e pela falta de infraestruturas. Para pescadores como Báu, que nasceram e cresceram aqui, a questão não precisava de ser um drama, desde que o mar fosse dando qualquer coisa. "Tenho um filho de dois meses, ele e a minha mulher têm de viver lá no continente. Não ganho para todos, ela precisa de trabalhar, senão como é que a gente vai fazer?" Emprego na ilha não há? "Nada."

Messias está farto. Passou quatro anos a trabalhar nas obras em Salvador para investir num barco. "Eu não bebia, não procurava mulher, comia barato e só saía no Carnaval. Juntei tudinho o que eu pude porque queria viver na minha ilha, viver do mar." As dívidas acumularam-se, não tarda nada vai ter de vender a Rainha das Águas.

O que diz Joana Lima, que é assistente social e se instalou há seis meses na ilha? "Me mandaram trabalhar com as famílias que estão em situação de vulnerabilidade", diz, "o problema é que todo mundo na Ilha de Maré está em situação de vulnerabilidade". A tarefa revelou-se gigantesca, Joana é responsável pela integração social dos que recebem a Bolsa Família e as regras do rendimento mínimo criado pelo governo Lula são claras: primeira, é preciso matar a fome, depois há que compor a vida. "Promovemos cursos para quem não está trabalhando, orientação profissional para adolescentes, tomamos conta das crianças quando as mães não podem. Mas tem oito mil habitantes auferindo do programa, numa população de nove mil. Como é que a gente faz?"

O suspiro de José Esteves é profundo, preocupado. Pescador decano, não se conforma com um mar seco. "Quase a totalidade da população da ilha vivia do peixe e do marisco. Agora vive tudo da Bolsa Família. Isso é que é progresso? O Brasil tem uma mão que dá e outra que tira."

Nem todos concordam com ele. Para muita gente, o rendimento mínimo criado nos governos Lula é a única tábua de salvação contra o desespero. Olha a Ieda Rufino, que tem um marido sem trabalho e dois filhos para criar. "Deram 90 reais por mês para a gente, aí eu pude botar os meus filhos na banca. É isso mesmo, estou apostando: eles agora podem ir na escola e um dia vão salvar a gente. Antes não podiam, não tinha jeito de eu pagar a merenda deles todo o santo dia."

In DN

Embarassed Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Brasil - Página 3 Empty Votar no Nando dos Vasilhames ou no Serginho Loucuras do Amor?

Mensagem por Joao Ruiz Sáb Out 02, 2010 10:38 am

.
Votar no Nando dos Vasilhames ou no Serginho Loucuras do Amor?


por FERREIRA FERNANDES
Hoje

Voto obrigatório no Brasil é lei estúpida: só um doido perde a oportunidade de poder escolher entre o Claudici das Ambulâncias e o Porreta da Mata Escura.

O Brasil foi o primeiro país do mundo com voto totalmente electrónico. No ecrã aparece a foto do candidato, o seu número eleitoral (de quatro algarismos), o nome e a sigla do partido. O nome não é bem o nome de baptismo, é o que o candidato escolheu como nome de guerra – e a imaginação pode disparar. Em São Paulo, para eleger-se deputado federal (isto é, para ir para o parlamento, em Brasília), o cidadão Francisco Everardo Oliveira Silva tem foto com chapéu de palhaço, cara pintada e apresenta-se com o nome de Tiririca – como não acreditar nele? O seu Partido da República acredita tanto que lhe deu o número 2222, fácil de memorizar. Esperanças fundamentadas: as sondagens dão a Tiririca mais de 900 mil votos e ele deve ser o deputado federal mais votado do Brasil.

Outros tentaram o truque de Tiririca e foram até mais explícitos: ainda em São Paulo há o Palhaço Duda Show, o Palhacinho Pimpão e o Palhaço Piroleto. Não é uma especialidade paulista, o estado do Rio Grande do Sul tem o Palhaço Mortadela. Outras tendências que estão a dar: há Professor Obama, Rosenor Barack Obama e Claúdio Henriques Barack Obama. Mais tradicional, há um John Kennedy, e, atenção, esse não está a inventar: o seu nome de pia baptismal é John Kennedy Ferreira. Também o baiano Che Guevara, como aparece no boletim electrónico, não está a mentir. Chama-se mesmo Che Guevara Andrade Ornelas.

Depois, há as já famosas Mulher Melão (Rio de Janeiro) e Mulher Pêra (São Paulo). O nome da carioca só anuncia metade do seu programa, mas ela compensa nos comícios mostrando-o (aliás, mostrando-os, são dois) generosamente quando se inclina. Já a Mulher Pêra aposta num programa com maior sustentabilidade, é mais coxas. Como as passeatas de propaganda política no Brasil se chamam “corpo-a-corpo”, calculem o sucesso das candidatas. Há outra candidata que prefere sugerir o efeito sonoro que causa quando passa: trata-se de Juciana Hu Hu.

Eles também são oferecidos: há Messias O Garoto Bombom, Bijú O Furacão do Forró e Serginho Loucuras do Amor, já para não falar no Nicanor Ao Seu Dispor e Josué Topa Tudo. Mas há os violentos: Chico Bala (da coligação Baía Quer Paz), Dudu da Fusca (coligação Mais Acção) e Bomba – todos baianos, concorrem contra Zé Poeta e Dr. Mozart. Há um Tati Quebra Barraco (da coligação Solidariedade). Mas há também humildes: Neto Pobre, Milton da Tia Maluca, Zé Pilintra, Isabel das Limpezas, Toninho O Desconhecido, Arami O Azeitona, Bugiganga e o teatral Ninguém.

Há os que jogam em casa: Valdec da Rifa e Geraldo da Loteria, sorte a deles se forem eleitos, e Moisés da Funerária, urnas de voto é com ele. Há quem chame a atenção de forma simples: Psiu Sou Hanário. E de forma complicada: Nó Cego, Nem Grande, Julinho Protético e Joel da Ambulância Platibanda. Há os profissionais: Dr. Jones Cardiologista, Joel da Contabilidade, Escritor Mauro Rocha, Nando dos Vasilhames, Carlinhos Cabeleiro e, simplesmente, Engº. Há quem prometa obra: Betão do Saneamento. Há um que promete nepotismo: Primo. Outro, roubar os ricos: Oliveira Robin Hood. Há quem complique: Ruth Mackrawford (o verdadeiro nome é Rute Barros). Há soberbos, O Politizador do Brasil, demagogos, Lucílio Pobre Ajudando Pobre, redundantes, Chico Lima do PC do B (sim, concorre pelo PC do B), expeditos, Leonel Na Hora, viciantes, Coca Amigo da Comunidade, e cansados, Miguel da 3ª Idade. Há, até, os que soletram o nome: Dalzir Com Z. Em São Paulo, um junta Dom Camilo e Pepone em chapa única: Candidato do Grande Deus, que concorre pelo comunista PC do B.

Há o Chiquinho Bombeiro (do PTN) a não confundir como Chiquinho Mangueira (do PMBD). E no estado de Roraima há um tipo que se apresenta Pleineldo Praxedes, quando se chama Francisco Pereira Gouveia. No Brasil, eu passaria horas na cabina de voto.

Crónica publicada na NS' de 2 de Outubro de 2010

In DN

Brasil - Página 3 Notsure

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Brasil - Página 3 Empty Debate educado marca fim da campanha no Brasil

Mensagem por Joao Ruiz Sáb Out 02, 2010 10:50 am

.
Debate educado marca fim da campanha no Brasil

por Sergio Barreto Motta, Rio de Janeiro
Ontem

Brasil - Página 3 Ng1348639

Na noite desta quinta-feira, encerrou-se a campanha para as eleições brasileiras deste domingo. E, como ocorre tradicionalmente, o debate da TV Globo marcou o fim das discussões. Se, na campanha, surgiram acusações de corrupção e até insinuações de que a líder das pesquisas, Dilma Rousseff, adoptaria medidas radicais em seu governo, isso não ocorreu no debate. Houve troca de ideias, com farpas, mas sem insultos.

José Serra, que está em segundo lugar nas pesquisas e Marina Silva, que ocupa o terceiro posto, não escondiam sua ansiedade, pois têm hipóteses de provocar uma segunda volta e disputar com Dilma - que tanto pode ganhar já no dia 3 e, se não conseguir 50% dos votos mais um, terá de disputar novo pleito no dia 31 de outubro. O radicalismo - nas palavras, não em actos - se limitou a Plínio de Arruda Sampaio, do pequeno partido Psol, que nas pesquisas aparece com apenas 1% de intenções de voto, pelo Ibope, que dá 50% a Dilma, 27% a Serra e 14% a Marina. Resta saber se haverá mudança intensa nas intenções de voto, após o debate.

Dilma Rousseff adoptou inteligente táctica: referiu-se por diversas vezes ao presidente Lula, que conta com 80% de apoio popular e deixou claro que seu governo será uma continuidade do de Lula. Soube beneficiar-se do facto de que, no governo Lula, houve geração de empregos, queda da pobreza e ascensão social.

José Serra destacou sua biografia, pois foi deputado, senador, ministro da Saúde e da previdência e prefeito e governador de São Paulo. Serra criticou pontos do actual Governo, sem jamais criticar Lula directamente, pois isso seria suicídio político. Serra procurou mostrar que o maior sucesso de Lula, o Bolsa-família - pagamento de cerca de 100 euros mensais distribuídos a 11 milhões de famílias pobres - teve origem nos programas bolsa-alimentação e bolsa-saúde do Governo de Fernando Henrique Cardoso, antecessor de Lula e aliado de Serra.

Marina Silva, do partido verde, manteve sua elegância, mas foi um pouco mais crítica - talvez por estar em terceiro lugar nas pesquisas e, se houver segunda volta, terá ainda de passar à frente de Serra para disputar com Dilma. Por diversas vezes ela se referiu a " erros dos últimos 16 anos, o que incluía oito anos de Cardoso, aliado de Serra e igual período de Lula, aliado de Dilma. Dessa forma, com uma frase, fazia críticas comuns a Dilma e Serra.

Plínio de Arruda Sampaio aproveitou-se do radicalismo de seu partido e pôde fazer provocações. Disse que os outros três candidatos representavam o poder económico e ele, o povo. Conclamou Dilma a apoiar invasões de terra e de imóveis vagos, sem sucesso. Defendeu criação de imposto sobre grandes fortunas e o não pagamento das dívidas interna e externa, teses em que não conseguiu adesões

Foi um debate realizado em nível elevado, sem baixarias e poderá ajudar os indecisos a escolherem seus votos até domingo


In DN

Brasil - Página 3 Smilie34

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Brasil - Página 3 Empty Lula prepara festa para Dilma em Brasília

Mensagem por Joao Ruiz Dom Out 03, 2010 8:44 am

.
Lula prepara festa para Dilma em Brasília

por SUSANA SALVADOR
Hoje

Brasil - Página 3 Ng1349134

Candidata do PT é a grande favorita à vitória nas presidenciais de hoje.

Dilma Rousseff pode negar o clima de festa, mas os responsáveis de segurança de Brasília confirmaram aos media brasileiros que, na sexta-feira, deu entrada um pedido para o reforço policial na Esplanada dos Ministérios a partir das 19.00 de hoje (23.00 em Lisboa). A justificação: a provável presença de Lula da Silva no local. O Presidente prepara-se assim para festejar a vitória da candidata do Partido dos Trabalhadores (PT) já na primeira volta das eleições.

"Ninguém está preparando festa nenhuma. Nós temos imenso respeito pelo processo eleitoral", disse Dilma, que participou numa acção de campanha ao lado de Lula em São Bernardo do Campo (São Paulo). A última sondagem Datafolha aponta para a vitória já hoje da ex-ministra da Casa Civil, com 47% das intenções de voto mas 52% dos votos válidos (excluindo nulos e em branco).

Segundo a Folha de São Paulo, os responsáveis pela segurança de Brasília vão disponibilizar mil homens para o policiamento da Esplanada dos Ministérios. São esperadas pelo menos dez mil pessoas em caso de vitória da "petista" - aposta pessoal de Lula. "Estou convencido que a maioria do povo quer a continuidade do Governo, porque este Governo tem uma aprovação de 80%. É por isso que penso que Dilma vai ganhar", admitiu o Presidente.

Na última acção de campanha, o candidato do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), José Serra, voltou a insistir na necessidade de o país ter um Governo com "mãos limpas". Mais uma tentativa de relacionar Dilma com os escândalos de corrupção da sua sucessora na Casa Civil, Erenice Guerra, que teve de se demitir. Serra surge nas sondagens em segundo lugar, com 28% dos votos (31% contando apenas os válidos).

Marina Silva, a candidata do Partido Verde, apelou ontem aos brasileiros para que levem a decisão eleitoral para a segunda volta. A antiga ministra do Ambiente de Lula pretende contudo, caso isso aconteça, manter-se neutra e não apoiar nenhum dos principais candidatos. Mas o seu partido deverá, à revelia, apelar ao voto em Serra - já que em muitos estados concorre aliado com o PSDB.

Cerca de 136 milhões de eleitores brasileiros são hoje chamados a eleger não apenas o futuro presidente, mas também os governadores e os deputados dos 27 estados, os 513 deputados federais e um terço dos senadores (54 de 81). A votação, que é feita numa urna electrónica desde 1996, deve durar 40 segundos, segundo cálculos oficiais. Graças a este método, as autoridades esperam poder declarar o vencedor até à meia-noite (04.00 de segunda-feira em Lisboa). A segunda volta, caso seja necessária, será a 31 de Outubro.

Segundo as sondagens, o deputado mais votado será o palhaço Tiririca (São Paulo). Francisco Everardo Oliveira Silva ganhou fama com o slogan "Pior do que está não fica". No caso dos governadores, Sérgio Cabral (Partido Movimento Democrático Brasileiro) deve ser reeleito no Rio de Janeiro, enquanto Geraldo Alckmin (PSDB) é o favorito à vitória em São Paulo.

Em Lisboa, há 12 360 eleitores inscritos para votar - é o segundo maior colégio eleitoral no estrangeiro depois de Nova Iorque - e a votação decorre na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. No Porto, há 10 822 registados e a eleição decorre no Hotel Ipanema. Os eleitores devem levar consigo um documento oficial com fotografia. Caso não possam votar, terão de justificar a sua ausência, ou podem ter de pagar uma multa.

In DN

Embarassed

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Brasil - Página 3 Empty Duarte Lima quer ter acesso a todo o processo

Mensagem por Joao Ruiz Dom Out 03, 2010 8:49 am

.
Duarte Lima quer ter acesso a todo o processo

Hoje

Brasil - Página 3 Ng1349149

Advogado diz que ex-deputado fala quando puder consultar autos da polícia brasileira. Impasse na sua audição mantém-se.

Germano Marques da Silva, advogado de Duarte Lima, garantiu, ontem, que o seu cliente responderá às perguntas da polícia brasileira "logo que tenha acesso ao processo". O defensor do antigo deputado do PSD escuda-se na lei brasileira para manter um certo impasse na audição do seu cliente. "É um direito de Duarte Lima, como testemunha, de ter acesso ao processo antes de prestar declarações", disse, ontem à agência Lusa, Germano Marques da Silva.

Terá sido com base neste argumento, e invocando sigilo profissional, que Duarte Lima se recusou a responder às 193 perguntas enviadas pela polícia bra- sileira, que está a investigar os contornos do homicídio de Rosalina Ribeiro, antiga secretária do milionário Tomé Feteira. Apesar de, pelo menos formalmente, Duarte Lima não ser considerado suspeito pelas autoridades brasileiras, estas querem-no ouvir por uma razão muito simples: foi a última pessoa a ver Rosalina Ribeiro viva.

Só que, desde Abril até agora, o antigo deputado do PSD e a polícia têm mantido um braço- -de-ferro em relação à sua audição. Germano Marques da Silva - além de advogado é professor catedrático em Direito Penal - cita a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal Brasileiro: de acordo com a súmula vinculante 14 do Supremo Tribunal Federal Brasileiro,"é direito do defensor, no interesse do representado, ter acesso amplo aos elementos de prova que, já documentados em procedimento investigatório realizado por órgão com competência de polícia judiciária digam respeito ao exercício do direito de defesa".

De acordo com informações recolhidas pelo DN junto de fonte da investigação, a polícia brasileira já se mostrou disponível para dar acesso a Duarte Lima à parte dos autos que lhe dizem directamente respeito. Porém, o antigo deputado tem feito questão em consultar a totalidade do processo.

Seja como for, tal como o DN adiantou ontem, a polícia brasileira vai insistir com um novo pedido às autoridades portuguesas. Este já devidamente instruído de forma a que não possam ser invocados quaisquer tipo de formalidades não cumpridas.

A polícia carioca adianta ainda que não compreende a recusa do advogado a todas as perguntas, visto haver questões muito simples e cuja resposta seria importante para a descoberta da verdade. "Assim fica provado que Duarte Lima não está disponível para colaborar connosco, como havia dito na televisão aí em Portugal" declarou, ontem, a mesma fonte policial brasileira, acrescentando que "havia questões muito simples como: "Em que companhia aérea o senhor viajou para o Brasil?"

O Ministério Público devolveu à Interpol, "sem as respostas pretendidas", a carta rogatória enviada pelas autoridades brasileiras para ouvir Duarte Lima no caso do homicídio de Rosalina Ribeiro. Uma vez que se recusou a prestar declarações como testemunha, Duarte Lima incorre, perante a lei portuguesa, num crime de desobediência.

In DN

Embarassed Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Brasil - Página 3 Empty Urnas abriram à hora prevista

Mensagem por Joao Ruiz Dom Out 03, 2010 2:19 pm

.
Urnas abriram à hora prevista

por DN com Lusa
Hoje

Brasil - Página 3 Ng1349288

135 milhões de eleitores escolhem hoje o novo presidente do Brasil. As urnas abriram à hora prevista e só fecham às 21.00 (hora portuguesa). Em Portugal, os imigrantes já votaram.

As urnas já abriram no Brasil e os 135 milhões de eleitores preparam-se para escolher o seu novo presidente. Os três principais candidatos, Dilma Roussef, José Serra e Marina Silva já votaram e agora aguardam pelo fecho das urnas, que se verificará às 21.00 (hora portuguesa).

A candidata do PT à presidência do Brasil, Dilma Roussef, votou esta manhã na escola estadual Santos Dumont, na zona sul de Porto Alegre, e disse aguardar o resultado das eleições de hoje com "tranquilidade".

José Serra, candidato pelo PSDB, também já votou no colégio Santa Cruz, na zona Oeste de São Paulo, agradecendo aos brasileiros o entusiasmo com que o receberam. "Vi no povo sinais de esperança e confiança", disse.

A candidata do PV, Marina Silva, depois de votar em Rio Branco, afirmou que no caso de ser eleita fará um governo de união. Marina Silva disse estar confiante numa segunda volta e que "o Brasil está preparado para ter uma mulher na presidência".

Os cidadãos brasileiros a viver em Portugal também já estão a exercer o seu direito de voto, juntando-se assim aos seus compatriotas na escolha do novo Presidente da República do Brasil.

Votação em Lisboa está a decorrer com normalidade

Os eleitores brasileiros registados em Lisboa para votar nas presidenciais do seu país fizeram-no com absoluta normalidade, sem que se tenha registado durante a manhã qualquer incidente, disse à Lusa o cônsul geral do Brasil, Renan Paes Barreto.

"Está tudo a decorrer dentro de absoluta normalidade", afirmou, indicando que as secções de voto "estão fluindo" com poucas pessoas nas filas.

A votação decorreu na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, um espaço mais amplo do que as instalações diplomáticas para acolher os eleitores. Mesmo assim na entrada do edifício estavam ao início da tarde várias filas de eleitores que aguardavam para receber o seu título de eleitor.

Questionado sobre esta situação, o cônsul referiu que os eleitores podem votar sem o título eleitoral desde que tenham um documento válido com fotografia e que o nome deles esteja na urna eletrónica.

"Para que o nome esteja na urna, o eleitor teve de ser registar até ao passado dia 5 de maio, todas as pessoas que quiseram transferir o título para Portugal, no caso para Lisboa, tiveram um prazo até 5 de maio", explicou.

"Desde Junho que os títulos estavam no consulado, mas muitas pessoas, por diversas razões, não os foram buscar, mas mesmo sem o título o eleitor vota", insistiu, acrescentando que muita gente aproveita no entanto para levantar o documento agora.

"Mas daí a chamar a isso um problema, eu não chegaria", adiantou.

"Em 30 segundo o eleitor vota, porque o voto é electrónico e não houve absolutamente nenhum incidente", referiu Paes Barreto, sublinhando que na Faculdade de Direito o espaço é bastante amplo "o que facilita". Nas anteriores eleições, os brasileiros votaram na embaixada brasileira em Lisboa.

O embaixador do Brasil, Celso Marcos Vieira de Souza, indicou que em Portugal existe um dos maiores colégios eleitorais do Brasil no exterior.

"Acho extremamente significativo que haja esta votação aqui", afirmou o diplomata destacando que é dada aos brasileiros que aqui se encontram "uma noção de cidadania muito boa".

Lisboa tem o segundo maior número de eleitores brasileiros (12 360) inscritos no exterior para as presidenciais deste ano, atrás apenas de Nova Iorque (21 076), informou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Maria Amália, uma brasileira a viver há 17 anos em Portugal e casada por português, vota pela terceira vez fora do Brasil.

Em declarações à Lusa, considerou que foi uma boa ideia mudar o local da votação "porque são muitos eleitores" e sobre o futuro do seu país mostrou-se optimista.

"O Brasil é um país que tem muito futuro pela frente, temos que ir devagar, mas é um país muito promissor, principalmente para os jovens, que têm oportunidades lá. Aqui na Europa está mais difícil agora", apontou.

Sebastião Pereira está há quase nove anos fora do Brasil e é a primeira vez que vota em Portugal.

"É levantar o título e dar o voto no Brasil", resumiu de forma simples enquanto aguarda há meia hora numa fila. Mas, não deixou de observar que nestes nove anos em que esteve fora do país "muita coisa foi feita pelo Brasil".

No Porto a afluência às urnas está a ser prejudicada pela chuva

A afluência no Porto às eleições presidenciais brasileiras foi "um pouco abaixo do previsto, devido ao mau tempo" que atingiu a cidade ao longo de todo o dia, disse à agência Lusa a vice cônsul do Brasil no Porto, Rosely Mathemeier.

"Foi um dia mau, com muita chuva, muito vento. O tempo influenciou um pouco a afluência", disse Rosely Mathemeier, responsável pelo ato eleitoral no Porto, referindo que deverão ter votado cerca de 70 por cento dos 10.822 inscritos.

Antes das eleições, a expectativa era de uma afluência de 80 por cento no Porto, o quinto maior colégio eleitoral no estrangeiro.

A votação decorreu em duas salas do Hotel Ipanema Porto e foi acompanhada por dezenas de funcionários do consulado, que encaminharam os eleitores para as mesas de voto.

Devido à votação e ao mau tempo, a Rua do Campo Alegre, frente ao hotel, esteve quase todo o dia com trânsito congestionado.

A vice cônsul referiu que "correu tudo bem, sem grandes incidentes", tendo apenas "saído um pouco tristes" os eleitores que não transferiram atempadamente o seu registo para o colégio eleitoral do Porto, pelo que não puderam votar.

"Estamos contentes, porque o processo todo foi uma grande festividade", salientou Rosely Mathemeier.

Neste domingo, 135 804 433 eleitores brasileiros são chamados às urnas para eleger o próximo Presidente, 27 governadores e os representantes no Senado, na Câmara dos Deputados, nas assembleias legislativas dos seus estados ou câmara distrital.

No exterior, é esperada a votação de 200 mil eleitores. Lisboa tem o segundo maior número de eleitores brasileiros inscritos no exterior para as presidenciais deste ano, atrás apenas de Nova Iorque, e o Porto o quinto maior.

In DN

Brasil - Página 3 00020420

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Brasil - Página 3 Empty Marina força segunda volta entre Dilma e Serra

Mensagem por Joao Ruiz Seg Out 04, 2010 6:57 am

.
Marina força segunda volta entre Dilma e Serra

por Susana Salvador
Hoje

Brasil - Página 3 Ng1349392

Com 99% dos votos apurados, Dilma lidera com 46,9%, Serra tem 32,6% e Marina 19,3%. "Vou encarar a segunda volta com muita garra e muita energia", disse Dilma."Nós vamos caminhar para a vitória", afirmou Serra.

A candidata do PT terá sido surpreendida pelo crescimento de Marina Silva nos últimos dias. A candidata do Partido Verde e ex-ministra do Ambiente de Lula terá mesmo sido a mais votada no Distrito Federal (Brasília).

"Podemos confirmar que haverá segunda volta", anunciou o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Ricardo Lewandowski.A abstenção foi de 18%, tendo ainda sido registados seis milhões de votos nulos (5,49%) e 3,4 votos em branco (3,14%).

"Considero essa campanha, um momento especial para a minha vida. Vou encarar a segunda volta com muita garra e muita energia. Nessa segunda volta, vou ter oportunidade de detalhar mais minhas propostas”, disse Dilma, depois de conhecer os resultados oficiais.

Por seu lado José Serra afirmou não ter ficado surpreendido com a ida à segunda volta: "Sabia a força que o povo nos ia dar no dia de hoje." E deixou aos seus apoiantes a promessa: "Nós vamos caminhar para a vitória."

A sondagem à boca das urnas dava a vitória a Dilma, com 51%. Com uma margem de erro de dois pontos, a possibilidade de uma segunda volta era incerta quando foi divulgada a sondagem à boca das urnas do instituto Ibope, 40 minutos depois do fecho das urnas. José Serra, do Partido da Social Democracia Brasileira, surgia com 30% e Marina Silva, do PV, com 18%.

Uma projecção da revista Época, baseada em 85% dos votos apurados, dava já como certa uma segunda volta entre Dilma e Serra, não conseguindo a candidata do PT mais que 46% dos votos. A Datafolha também apontava nesse sentido. A segunda volta está marcada para 31 de Outubro.

Quando faltava apurar menos de 20% das urnas, ainda havia esperança para o campo de Dilma, já que a maioria era no Norte e Nordeste, favoráveis ao Partido dos Trabalhadores.

Lula, que hoje tem uma popularidade superior a 80%, também não conseguiu vencer à primeira volta em 2002 ou 2006. Dilma Rousseff, a sua antiga ministra da Casa Civil, praticamente desconhecida dos eleitores, quer ser a primeira mulher presidente do Brasil.

Ao contrário do que aconteceu em Lisboa e Porto, onde Dilma foi a vencedora, José Serra foi o mais votado no exterior, obtendo 40,2% dos votos. A abstenção foi de 55%.

In DN

Brasil - Página 3 Notsure

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Brasil - Página 3 Empty Resultados das Eleições 2010

Mensagem por Joao Ruiz Seg Out 04, 2010 7:35 am

.
Resultados das Eleições 2010

Hoje

Além do futuro presidente, os brasileiros elegeram também hoje os governadores dos 27 estados. Em nove, as decisões ficaram adiadas para a segunda volta, que decorre a 31 de Outubro. No Rio de Janeiro, Sérgio Cabral não teve dificuldade em reeleger-se, mas em São Paulo, Geraldo Alckmin sofreu até ao fim, mas garantiu a vitória à primeira volta.

Ver aqui os resultados das eleições Brasileiras

Embarassed

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Brasil - Página 3 Empty Lula assume comando da campanha de Dilma na 2.ª volta

Mensagem por Joao Ruiz Seg Out 04, 2010 9:15 am

.
Lula assume comando da campanha de Dilma na 2.ª volta

por Lusa
Hoje

Brasil - Página 3 Ng1349576

O ainda Presidente brasileiro até cancelou todos os compromissos internacionais para ajudar a candidata do Partido dos Trabalhadores

O Presidente Lula da Silva irá assumir pessoalmente o comando da campanha da sua candidata à Presidência, Dilma Rousseff, do Partido dos Trabalhadores (PT), notícia hoje o diário O Globo.

A segunda volta das eleições, marcada para o próximo dia 31 de Outubro, terá prioridade na agenda do Presidente neste mês.

A estratégia será conquistar os cerca de 20 milhões de votos da candidata do Partido Verde (PV), Marina Silva.

"A prioridade de Lula vai ser exclusivamente a campanha de Dilma neste mês. No primeiro turno, Lula dividiu esforços com várias campanhas estaduais e também com a agenda de Governo", noticia o diário brasileiro.

A agenda internacional de Lula da Silva também será cancelada neste mês de Outubro.

O perfil "agressivo" do Presidente "Lulinha paz e amor" teria assustado o eleitor, segundo o referido jornal, que destacou o comportamento de combate directo com a oposição e também com a imprensa.

Nas últimas semanas de campanha, Lula "empenhou-se num acerto de contas com a oposição". Segundo O Globo, Lula estava "embriagado com o próprio protagonismo, radicalizou na recta final e acabou por ofuscar sua candidata com ofensivas, como a promessa de 'extirpar' os Democratas (DEM) do mapa político partidário".

O "confronto aberto" com a imprensa também foi uma ofensa ao criticar os veículos de comunicação e afirmar que não precisava de formadores de opinião. "Nós não precisamos de formadores de opinião. Nós somos a opinião pública", afirmou durante um comício, em Setembro, no estado de São Paulo.

O Presidente passou a campanha eleitoral a "exibir certezas" e "polido por uma custosa estrutura de propaganda voltada para o culto à personalidade".

Lula da Silva tornou-se uma figura "singular", pois virou o primeiro Presidente que, ao sair do Palácio do Planalto, indica o seu sucessor com "um projeto de poder", analisa a imprensa.

"Lula construiu, conduziu e viabilizou a candidatura de Dilma, mas acabou atrapalhando-a na recta final", discute o diário.

O diário de maior circulação no Rio de Janeiro contabilizou o número de comícios realizados por Lula. Entre Agosto e Setembro deste ano, foram 74, 20 a mais que na sua campanha a reeleição em 2006.

As sondagens teriam subestimado a votação da verde Marina Silva, dado que os institutos não previram o desempenho da candidata do PV, e tão pouco uma queda de Dilma Rousseff, que esperava vencer logo a primeira volta.

Marina encerrou a campanha presidencial com 19,4 por cento dos votos válidos, e Dilma contabilizou 46,9 por cento do total de votos.

Este resultado ficou "muito abaixo" das projecções do Governo e do PT, que já tinham planeado a "festa da vitória" na Esplanada dos Ministérios, em Brasília

In DN

Brasil - Página 3 00020666

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Brasil - Página 3 Empty Dilma e Serra à caça do voto verde

Mensagem por Joao Ruiz Ter Out 05, 2010 2:37 pm

.
Dilma e Serra à caça do voto verde

por SUSANA SALVADOR
Hoje

Brasil - Página 3 Ng1349751

Partido dos Trabalhadores e oposição estão atrás do apoio de Marina Silva, que obteve 19,6 milhões de votos.

Os votos ainda não tinham sido todos contados e já os olhares dos brasileiros se viravam para uma mulher. Não para Dilma Rousseff, a favorita para vencer na primeira volta das presidenciais, que afinal não foi além dos 46,9%, mas para Marina Silva, do Partido Verde, que ficou em terceiro lugar com 19,2%. São cerca de 19,6 milhões de votos cruciais na segunda volta, que a candidata do Partido dos Trabalhadores vai disputar no dia 31 com José Serra (32,6%).

"Queria congratular a Marina pela votação expressiva dela. Ela contribuiu para o jogo democrático do Brasil e para aproximar os jovens da campanha política", disse o candidato do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) no seu discurso na noite eleitoral, reconhecendo que foi o crescimento da "onda verde" que permitiu a segunda volta. Mas o "namoro", como lhe chama a imprensa brasileira, não começou apenas ontem.

Há duas semanas que Serra tinha sido aconselhado a evitar confrontos directos com Marina. De acordo com as sondagens Datafolha, feitas antes do dia da votação, 51% dos eventuais eleitores da antiga ministra do Ambiente votariam Serra na segunda volta. Apenas 32% votariam em Dilma, que ontem começou a rodear-se dos governadores e dos deputados federais dos partidos aliados já eleitos. E do seu aliado de peso, o Presidente Lula da Silva.

"Lula está tranquilo em relação a enfrentar a segunda volta", disse ao site G1 (da rede Globo) o ministro das Relações Internacionais, Alexandre Padilha. Nem em 2002 nem em 2006, o Presidente Lula da Silva conseguiu vencer à primeira volta, apesar de hoje ter uma popularidade superior a 80%. Contudo, o jornal O Globo garantia ontem que o Presidente irá centralizar a partir de agora a campanha de Dilma.

Marina Silva, que segundo os media brasileiros "perdeu ganhando" - foi mesmo a mais votada no Distrito Federal -, anunciou na noite eleitoral que o seu partido iria reunir-se para decidir quem apoiaria na segunda volta. A candidata preferia manter-se neutra, assessorando ambas as campanhas e procurando incluir nos dois programas pontos da agenda verde. Mas o presidente do partido, José Luiz Penna, já deixou entender que apoiaria Serra, uma vez que o PV concorreu em alguns estados aliado com o PSDB. O candidato a governador derrotado no Rio de Janeiro, Fernando Gabeira, garantiu também que o ia apoiar.

Por seu lado, o PT está a apostar numa "aproximação natural" de Marina a Dilma, já que até há poucos anos a candidata verde era do Partido dos Trabalhadores. Para trás terão contudo de ficar as divergências entre as duas no primeiro Governo de Lula.

In DN

Embarassed Laughing

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Brasil - Página 3 Empty Guarda-redes Bruno desmaiou no tribunal

Mensagem por Joao Ruiz Qua Out 06, 2010 2:44 pm

.
Guarda-redes Bruno desmaiou no tribunal

Hoje

Brasil - Página 3 Ng1350276

O antigo guardião do Flamengo, que é suspeito de ter morto a namorada, deixou o local de maca e foi transportado para o hospital

O guarda-redes brasileiro Bruno, que está detido por ser suspeito de ter morto a ex-namorada Eliza Samudio, desmaiou hoje na sala de audiências de um tribunal de Belo Horizonte e teve de ser encaminhado para o hospital, deixando o local numa maca.

Bruno foi mais tarde observado pelos médicos e, de acordo com a imprensa brasileira, teria a tensão arterial muito elevada e o estado emocional alterado. Existem suspeitas de que o antigo guarda-redes do Flamengo possa ter sofrido uma convulsão na sala do tribunal.

O médico que o observou mandou um relatório à justiça brasileira, pedindo que Bruno ficasse 24 horas em repouso total e que fosse dispensado da audiência. O guarda-redes foi horas mais tarde transportado para a prisão onde se encontra detido e está sujeito a uma medicação prescrita por médicos

Bruno já tinha sentido uma indisposição no dia 17 de Setembro, antes de entrar para uma audiência no tribunal, tendo igualmente desmaiado.

Mesmo sem a presença do guarda-redes, a audiência decorreu no tribunal com a audição de várias testemunhas e de outros suspeitos no crime

In DN

Embarassed Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Brasil - Página 3 Empty Aborto domina campanha no Brasil

Mensagem por Joao Ruiz Sáb Out 09, 2010 9:53 am

.
Aborto domina campanha no Brasil

por SUSANA SALVADORHoje

Brasil - Página 3 Ng1351334

No regresso do tempo de antena, Dilma fala em "defesa da vida". Serra tenta apoio dos evangélicos.

Dilma Rousseff não quer repetir os erros da primeira volta e, logo no regresso do tempo de antena, apostou na "defesa da vida". A candidata do Partido dos Trabalhadores (PT) à presidência do Brasil tem sido alvo de ataques, porque no passado era a favor da despenalização do aborto e agora diz ser contra. O seu adversário, José Serra, responde: "Quem é a favor , de repente diz que é contra por motivos eleitorais. Isso está errado."

A questão do aborto tem sido central nesta primeira semana desde as eleições, depois de os especialistas terem apontado os temas religiosos como centrais na subida da terceira mais votada, Marina Silva (evangélica da Assembleia de Deus). A subida da candidata do Partido Verde custou a vitória de Dilma à primeira.

Em Belo Horizonte, Dilma disse não haver necessidade de alterar o programa do PT - que defende a despenalização do aborto. A candidata lembrou que concorre numa coligação de partidos e que esta medida nunca fez parte do seu programa. "Seria até estranho eu não ser contra o aborto nesse momento em que acaba de nascer o meu neto", afirmou.

Mas a oposição não desiste de tentar atacar Dilma. Numa reunião com os evangélicos, o deputado federal e candidato a vice- -presidente de José Serra, Indio da Costa, pediu aos pastores que recomendem o voto no ex-governador de São Paulo. Isto ao mesmo tempo que relacionam Dilma aos valores condenados pela igreja, como o aborto e a união homossexual.

Por outro lado, numa homilia transmitida em directo pela TV Canção Nova (católica), o padre pediu aos fiéis que não votassem na candidata do PT por ela ser a favor da despenalização do aborto. O partido exigiu direito de resposta, dizendo que as afirmações são "difamatórias e caluniosas".

"Acho que a Marina é uma extraordinária companheira", afirmou o Presidente Lula da Silva, explicando ter compreendido quando ela quis sair do Governo do PT e depois apresentou a candidatura à presidência. "E agora compreendo que ela demore a decidir [quem vai apoiar na segunda volta]. E talvez ela queira ficar um pouco neutra. Mas os eleitores vão se movimentando. Eu acho que, se eu conheço o tipo de voto que a companheira Marina teve, acho que boa parte destes votos vai para a companheira Dilma", acrescentou.

Sobre a segunda volta, mostrou-se tranquilo. "Tem duas coisas que eu agradeço a Deus. Uma é que perdi as eleições em 1989 e em 2002 estava mais preparado. E a outra foi a segunda volta em 2006, porque se ganho com 51%, as pessoas iam ficar dizendo que ganhei por pouco e quase metade da população não queria". Para o Presidente, que apostou pessoalmente na candidatura de Dilma, a segunda volta permite "um debate de ideias mais frontal".

In DN


Brasil - Página 3 Notsure

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Brasil - Página 3 Empty Sondagem dá 54% dos votos a Dilma e 46% para Serra

Mensagem por Joao Ruiz Dom Out 10, 2010 5:36 am

.
Sondagem dá 54% dos votos a Dilma e 46% para Serra

por SUSANA SALVADOR
Hoje

Brasil - Página 3 Ng1351691

Inquérito mostra maior subida para ex-governador, em relação à primeira volta. Marina apresentou agenda para o debate.

A primeira sondagem sobre a segunda volta das presidenciais brasileiras dá a vitória a Dilma Rousseff, do Partido dos Trabalhadores, com 54% dos votos válidos (excluindo brancos e nulos). José Serra, do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), surge com 46% dos votos, de acordo com a Datafolha - que é divulgada este domingo pela Folha de S. Paulo. Uma diferença de oito pontos.

A confirmar-se os resultados, revelados ontem à noite no blogue de Ricardo Noblat (jornalista do Globo), isso significa que Serra subirá 14% em relação à primeira volta - em que teve 32%. Dilma sobe menos: de 46% para 54%. Em termos de votos declarados (contabilizando brancos e nulos), a ex-ministra de Lula da Silva surge com 48% e o ex-governador de São Paulo com 41%.

Os institutos têm sido alvo de críticas, já que não conseguiram prever o resultado eleitoral (mesmo dentro da margem de erro). Marina Silva, que ficou em terceiro lugar, chegou mesmo a dizer que se não tivessem sido as sondagens, poderia ter muito mais que os quase 20 milhões de votos. Esta sondagem é conhecida numa altura em que Marina ainda não declarou o seu apoio - e pode mesmo ficar neutra. Na sexta-feira à noite, a candidata dos verdes revelou a Agenda por um Brasil Justo e Sustentável, que quer ver debatida entre Dilma e Serra.

Aumento do investimento em educação para os 7% do PIB, o veto às alterações ao Código Florestal que se traduzam na redução das áreas de reserva legal ou a valorização dos salários dos polícias. Estes são apenas três pontos a debate, num total de dez temas prioritários. "Um processo complexo como este não é puramente declaratório. É uma dinâmica que se vai estabelecendo a partir de agora", afirmou, referindo que não basta dizer-se que se é a favor.

O documento não faz qualquer referência ao aborto, o tema que tem marcado a campanha para a segunda volta. "Essa questão já está pautada desde o início pelos candidatos. E quando nós colocamos aqui a questão da liberdade religiosa, acreditamos que isso está contemplado, a defesa da vida", disse Marina.

In DN

Brasil - Página 3 Notsure

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Brasil - Página 3 Empty Duarte Lima vai ter acesso ao inquérito

Mensagem por Joao Ruiz Dom Out 10, 2010 5:40 am

.
Duarte Lima vai ter acesso ao inquérito

por CARLOS DIOGO SANTOS
Hoje

Brasil - Página 3 Ng1351680

Advogado de Lima disse que, na posse do documento, ele responderia às questões

A advogada brasileira de Duarte Lima foi, na passada sexta-feira, à Divisão de Homicídios do Rio de Janeiro solicitar novamente uma cópia do processo sobre a morte de Rosalina Ribeiro. As autoridades decidiram, após alguma análise, ceder ao pedido e entregarão o documento na próxima quinta-feira.

"Vamos dar a cópia de tudo, excluindo a parte da investigação que só a nós diz respeito" disse ao DN fonte da polícia carioca. "Apesar de Duarte Lima não ter direito a esta cópia, visto que é uma testemunha, nós chegámos à conclusão que isso não colocará em causa o sucesso da investigação do homicídio", disse a mesma fonte.

As autoridades daquele país pretendem, deste modo, que Domingos Duarte Lima responda a todas as questões que vieram para Portugal na primeira carta rogatória, admitindo ainda a hipótese de o documento ser modificado. "Com os dados que têm surgido nas últimas semanas, poderemos ter de fazer mais algumas questões" avançou a fonte.

No início deste mês, Germano Marques da Silva, advogado de Duarte Lima, justificou a opção do seu cliente de não responder às perguntas da primeira rogatória, com o facto de ele desconhecer o inquérito. O jurista garantiu mesmo que o seu cliente responderá às questões dos brasileiros "logo que tenha acesso ao processo".

"Nós entregamos cópia do processo e depois queremos que ele responda, tal como o advogado garantiu nos jornais em Portugal" disse fonte da Divisão de Homicídios encarregue da investigação.

Na próxima diligência que solicitarem às autoridades portuguesas, os brasileiros dizem que a qualidade de Duarte Lima se vai manter como testemunha, mas sublinham que "toda esta recusa em colaborar com a investigação não é entendível".

O DN tentou, sem sucesso, contactar o advogado de Duarte Lima, Germano Marques da Silva.

In DN

Embarassed

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Brasil - Página 3 Empty Serra com maioria dos votos de Marina

Mensagem por Joao Ruiz Seg Out 11, 2010 4:40 am

.
Serra com maioria dos votos de Marina

por SUSANA SALVADOR
Hoje

Brasil - Página 3 Ng1352034

A primeira sondagem da segunda volta dá, contudo, a vitória a Dilma. O primeiro debate foi hoje de madrugada.

O candidato do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), José Serra, consegue angariar 51% dos votos que, na primeira volta das presidenciais, foram para Marina Silva, a terceira classificada. Mas mesmo assim não vence Dilma Rousseff, do Partido dos Trabalhadores (PT), revela a sondagem Datafolha - a primeira realizada depois da votação de 3 de Outubro - que dá à ex-ministra de Lula da Silva 54% dos votos válidos (sem contar brancos e nulos).

Depois de a candidata do Partido Verde (PV) ter conseguido quase 20 milhões de votos, a grande questão é saber quem apoiará. Uma decisão que Marina Silva adiou até a realização de uma convenção partidária, a 17 de Outubro. Mas a verdade é que 56% dos 3265 inquiridos na sondagem ontem divulgada pelo jornal Folha de S. Paulo, dizem ser indiferente o que ela fará. Uma das hipóteses é a ex-ministra do Ambiente se manter neutra.

Mesmo antes da primeira volta, Serra conseguia arrecadar 50% dos eventuais votos em Marina. O que tem vindo a diminuir é a percentagem dos que trocam o seu voto verde pelo de Dilma - caiu de 31% para os actuais 22%. O que aumentou foi o número de "marinistas" indecisos - são agora 18%. Há ainda 9% que dizem que vão anular o voto ou votar em branco.

No ponto mais importante da sondagem, 48% dos inquiridos dizem que vão votar Dilma (54% quando não são contados votos brancos ou nulos), enquanto Serra não vai além dos 41% (46% dos votos válidos). A margem de erro é de dois pontos. Tendo em conta que há 11% de indecisos - e que nas eleições de 2002 e 2006 o número foi de 6% e 5,5% -, significa que há ainda cerca de 5% de eleitores para conquistar. E mesmo que todos votassem Serra, não seria suficiente para vencer Dilma.

Outro dado interessante da sondagem mostra que a candidata do PT apenas consegue ganhar numa região - o Nordeste. Mas aí, onde se concentra também a população mais pobre do Brasil, ela consegue o dobro da percentagem de Serra. A segunda volta realiza-se no dia 31.

Os dois candidatos preparavam- -se ontem para o primeiro confronto directo da segunda volta. O debate na TV Bandeirantes estava marcado para as 22.00 (02.00 de hoje em Lisboa) e devia durar no máximo duas horas. A estratégia tanto de Dilma e de Serra, segundo o Estado de S. Paulo, devia passar por manter uma postura amena, mas abordar os temas críticos para os adversários.

In DN

Brasil - Página 3 Brazilflag

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Brasil - Página 3 Empty Polícia brasileira não dá valor a denúncia contra empresário

Mensagem por Joao Ruiz Sáb Out 16, 2010 10:54 am

.
Polícia brasileira não dá valor a denúncia contra empresário

por CARLOS DIOGO SANTOS
Hoje

Brasil - Página 3 Ng1354158

A pista partiu de um anónimo e foi investigada de imediato. No fim, as autoridades consideraram que não era credível.
A polícia civil do Rio de Janeiro não dá valor à denúncia que liga Arlindo Guedes - empresário brasileiro de uma indústria de exploração de areias - à morte de Rosalina Ribeiro. A reacção das autoridades surgiu ontem, após o jornal i ter avançado que uma denúncia apontava o homem, que explora parte de uma fazenda do falecido Lúcio Feteira, como suspeito neste processo.

"Isso já tem alguns meses e na altura investigamos essa possibilidade, mas chegamos à conclusão de que não fazia qualquer sentido. Ainda para mais foi uma denúncia anónima, o que lhe retira credibilidade", explicou ao DN a polícia daquele país.

No documento, a que o referido jornal diz ter tido acesso, consta a informação de que Fernando, proprietário de camiões utilizados no transporte de areia, "tem ameaçado o sr. Arlindo que irá à polícia denunciá-lo, pois tem conhecimento do seu envolvimento na morte da sra. Rosalina." A referida chantagem seria alegadamente utili-zada para que Fernando pudesse extrair areia sem qualquer custo, pagando apenas com o seu silêncio.

Esta versão sustenta ainda que Rosalina Ribeiro terá estado num armazém propriedade de Arlindo antes de ser executada. Segundo a mesma fonte, "Rosalina Ribeiro não poderia ter ficado em cativeiro nesse armazém, porque a morte dela aconteceu meia hora após a hora que Duarte Lima diz tê-la deixado em Maricá".

Em declarações ao DN, Arlindo Guedes garantiu que "tinha um bom relacionamento com Rosa- lina Ribeiro" e salienta que era "incapaz de fazer mal a uma senhora daquela idade". Quanto à sua envolvência em todo este caso, o empresário admite mesmo agir judicialmente contra quem difun- dir "informações caluniosas."

O explorador da Mineração de Santa Joana disse mais: "Eu tenho morada fixa aqui no Brasil e fui à polícia depor quando me chamaram", concluindo: "não tenho nada a esconder."

Rosalina Ribeiro foi encontrada pela polícia no dia seguinte à sua morte - 8 de Dezembro de 2009 - na berma de uma estrada a 100 quilómetros do Rio de Janeiro.

Desde essa data que a Divisão de Homicídios do Rio de Janeiro tem investigado as circunstâncias em que o crime aconteceu, mas até agora não chegou a nenhuma conclusão.

Na altura, Olímpia Feteira Menezes fora chamada a depor, visto ter travado uma longa disputa jurídica com a vítima. Em causa estava parte da herança.

O advogado português de Rosalina Ribeiro, Domingos Duarte Lima, foi também considerado uma testemunha importante em todo este processo. A diferença é que o ex-deputado ainda não respondeu a algumas das questões das autoridades daquele país.

Segundo o seu representante jurídico em Portugal, Germano Marques da Silva, tal só não aconteceu na primeira rogatória, porque a defesa o demoveu de responder sem que fosse permitido o acesso ao inquérito policial.

Após algumas recusas, as cópias do processo foram entregues, na quinta-feira, à assistente do advogado brasileiro de Duarte Lima, João Costa Filho. Mas só ontem ao fim da tarde é que os documentos chegaram a Brasília - onde se encontra o causídico -, visto que foram enviados por correio do Rio de Janeiro para a capital brasileira. Esta semana, Germano Marques da Silva disse ao DN que, assim que fosse respeitado este direito, o seu cliente estaria disponível para responder às questões da polícia carioca.

In DN

Embarassed

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Brasil - Página 3 Empty Dilma e Serra endurecem o tom da campanha eleitoral

Mensagem por Joao Ruiz Dom Out 17, 2010 10:28 am

.
Dilma e Serra endurecem o tom da campanha eleitoral

por VANESSA RODRIGUES, em São Paulo
Hoje

Brasil - Página 3 Ng1354545

Ataques pessoais têm dominado segunda volta. Voto de Marina Silva muito disputado

Desde a semana passada, quando os candidatos presidenciais Dilma Rousseff, do Partido dos Trabalhadores, PT, e José Serra, do Partido da Social Democracia Brasileira, PSDB, se confrontaram em clima de ringue de boxe, naquele que foi o primeiro debate eleitoral entre os dois, o tom de campanha elevou-se com gravidade. Impôs-se, assim, o ruído de fundo desta campanha eleitoral à segunda volta, no Brasil. Dilma atacou, dizendo-se vítima de "calúnias e difamações" do PSDB, como as de querer amordaçar a imprensa, e questionou Serra sobre um ex-assessor, Paulo Vieira Souza, que terá fugido com quatro milhões de reais de campanha, aproximadamente 1,7 milhões de euros, quando o tucano foi governador de São Paulo. Serra não respondeu: intervalo. Esta semana pronunciou-se: Paulo é "inocente". O ex-assessor deu uma entrevista à Folha de São Paulo, pedindo provas ao PT, mas tornou-se já o "homem-bomba" da campanha petista contra Serra.

O instalado azedume entre os presidenciáveis tornou-se retumbante, turvando a percepção sobre o que realmente deveria importar para agarrar votos: propostas concretas. Pelo contrário, os dois candidatos envolveram-se numa disputa ferrenha pelos quase 20 milhões de votos que a ex-presidenciável dos Verdes, Marina Silva, teve na primeira volta. O apoio é oficialmente divulgado hoje pelo Partido Verde, PV. A fatia é decisiva para a vitória. Com a balança a pender para Serra por "afinidade". O tucano enviou uma car- ta ao presidente do PV, José Penna, falando em "grande convergên- cia entre o programa de governo do partido" e as propostas apresentadas por Marina Silva. O PT também já discutiu com os Verdes, em reunião, o programa de Governo.

Serra e Dilma sobrecarregaram a campanha eleitoral com temas controversos: aborto, fé, união civil entre homossexuais - ambos a favor com ressalvas para o casamento religioso -, e a birra das privatizações, que deixa estilhaços para o social-democrata. É Dilma quem dispara. Na rádio, a propaganda eleitoral do PT propala que Serra "falta com a verdade até para falar sobre o que fez", enquanto passou pelo Governo como ministro da Saúde e enquanto governador de São Paulo. "Se a propaganda dele mente, nós vamos ter de desmentir", escuta-se. A social-democracia, mais cauta nas críticas, diz-se "melhor preparada para governar" e vê as provocações como "desespero" dos petistas. A luz amarela do PT: as últimas sondagens põem Dilma, com 49%, a oito pontos de diferença do tucano, com 41%. O social-democrata mostra agora mais vontade de herdar o Palácio do Planalto.

Na recente campanha televisiva, após reiterarem em episódios anteriores que são pró-vida, desmarcando-se da liberalização do aborto, os presidenciáveis optaram por se comparar, colocando frente a frente os modelos de governo dos dois partidos e as respectivas biografias. Luzes e psicologia de massas voltados para os valores ali veiculados: "Dilma-mãe e avó"; Serra com "Deus no coração". Como se estivessem empenhados em demonstrar que há uma máscara por trás da estratégia de cada um, reivindicando puritanismo, com o volume no máximo. Hoje à noite há o segundo round do debate, na Rede TV.

In DN

Embarassed Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Brasil - Página 3 Empty Dilma e Serra tentam seduzir verdes

Mensagem por Joao Ruiz Ter Out 19, 2010 7:30 am

.
Dilma e Serra tentam seduzir verdes

por VANESSA RODRIGUES, em São Paulo
Hoje

Brasil - Página 3 Ng1355099

Lula não descarta ligar a Marina. Serra garante apoio de Gabeira. No debate de domingo, o tom foi mais ameno.

Dilma Rousseff e José Serra movem-se para seduzir os líderes do Partido Verde (PV), depois de na convenção de domingo este se ter declarado "independente". Os quase 20 milhões de votos arrecadados por Marina Silva, que foi terceira na primeira volta, continuam a ser estratégia eleitoral. Por isso, a decisão do PV preocupa os candidatos, que no segundo debate surgiram com um tom mais contido do que o da semana passada.

Depois do confronto de duas horas, Serra deixou os estúdios da Rede TV, em São Paulo, de testa franzida, comentando com o recém-eleito governador do estado paulista, Geraldo Alckmin: "Não vou poder usar o [Fernando] Gabeira no meu programa?", avançava o site da revista Veja. A "independência" dá liberdade a que cada um apoie quem quiser. Só não podem usar o símbolo do partido. Mas, ontem à tarde, Gabeira, Fábio Feldmann (outra figura forte do partido) e outros militantes reuniram-se com o social-democrata: "Verdes com Serra."

O PT também estremeceu com a decisão, já que esperava poder contar com Marina Silva no palanque de Dilma nesta derradeira fase eleitoral. Lula chegou a admitir a assessores que poderia, "ou ainda poderá, telefonar" à ex-petista, dizia o site G1, da Globo. No final da convenção, Marina assegurava ao DN que isso está "fora de questão".

O que o PV conseguiu foi pôr Dilma e Serra a comprometerem--se com pontos essenciais de Ambiente e Sustentabilidade. Mas o rastilho do debate de domingo andou por outros lados: segurança, saúde, educação e questões laborais. Ou seja: sem novidades. O clima só aqueceu quando o assunto foi privatizações - tema predilecto de Dilma para atacar Serra -, corrupção ou infra-estruturas. E quando no centro das discussões colocaram São Paulo, onde o social-democrata já foi governador, Dilma defendeu que ele fez muito pouco e mal.

In DN

Embarassed

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Brasil - Página 3 Empty Vantagem de Dilma deixa PT sonhar com vitória 'à Lula'

Mensagem por Joao Ruiz Sáb Out 30, 2010 7:25 am

.
Vantagem de Dilma deixa PT sonhar com vitória 'à Lula'

por SUSANA SALVADOR
Hoje

Brasil - Página 3 Ng1362333

Sondagens reforçam favoritismo da ex-ministra em relação a Serra. Último debate entre os candidatos foi ontem à noite na Globo.

A vitória de Dilma Rousseff nas presidenciais brasileiras de amanhã parece só mesmo uma questão de horas, com os analistas a dizer que só um acontecimento grave poderá virar a balança a favor de José Serra. As duas últimas sondagens dão à candidata do Partido dos Trabalhadores (PT) uma vantagem de 12 (Datafolha) ou 14 pontos (Ibope) sobre o seu rival do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), tendo no primeiro caso a percentagem de indecisos caído de 8% para 4%.

De acordo com a sondagem Datafolha, Dilma ganha em todas as regiões, com excepção do Sul. Até no Sudeste, a região mais povoada do Brasil que no início da campanha para a segunda volta parecia tender para votar Serra, a ex-ministra vai à frente. Os números são tão bons que, dentro do núcleo duro da petista e segundo a Agência Estado, já se sonha com uma vitória com 60% dos votos válidos - repetindo o resultado de Lula na segunda volta de há quatro anos, contra Geraldo Alckmin.

"O tucano briga contra a inércia do eleitorado. A esta altura, só um facto novo de grande repercussão lhe daria chance de mudar a tendência do voto", escreveu o jornalista José Roberto de Toledo, no site do jornal O Estado de S. Paulo. Na véspera das eleições, Dilma só precisava de ter um desempenho regular no último debate - que ocorreu ontem à noite (madrugada de hoje em Lisboa) na TV Globo - para garantir a vitória.

Os candidatos prometiam um debate menos agressivo, uma vez que não tinham oportunidade de se interpelarem directamente. As questões foram colocadas por 80 eleitores indecisos, seleccionados de todos os estados do país, que se sentaram em redor de uma arena, onde Dilma e Serra tinham liberdade de movimento. Um figurino que os deixava mais expostos.

As perguntas, de temas que vão desde a agricultura aos transportes, passando por corrupção, educação ou segurança, eram gerais e não dirigidas a um candidato específico. Depois da resposta, o adversário tinha direito a réplica antes da palavra voltar ao primeiro interveniente. Em cada ocasião, Dilma e Serra tinham apenas dois minutos para responder.

"A estrutura do debate não nos atrapalha. Quanto mais esclarecedor for o debate e quanto mais a população perguntar para os candidatos o que realmente quer saber, melhor. Porque sai de uma guerra entre um candidato e outro, e o contraste vai para o campo das ideias", dizia ontem o candidato a vice-presidente de Serra, Índio da Costa (do partido Democratas), citado pelo Estado de S. Paulo.

O Brasil escolhe amanhã o sucessor do Presidente Lula, mas há ainda nove estados que não sabem o nome do seu futuro governador. Os eleitores de Alagoas, Amapá, Goiás, Pará, Paraíba, Piauí, Roraima e Rondônia, além do Distrito Federal (Brasília) elegem também o seu representante, depois de o resultado ter ficado em aberto na primeira volta.

In DN

Embarassed

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Brasil - Página 3 Empty José Serra: Corrida à eleição é uma "batalha desigual"

Mensagem por Joao Ruiz Dom Out 31, 2010 11:36 am

.
José Serra: Corrida à eleição é uma "batalha desigual"

por Lusa
Hoje

Brasil - Página 3 Ng1363062

O candidato da oposição à Presidência brasileira, José Serra, disse que hoje é o dia em que o "povo fala" e classificou como "desigual" a corrida à eleição, depois de votar em São Paulo.

"Hoje quem fala é o nosso povo, não é a hora do político falar", declarou o candidato do Partido da Social Democracia Brasileira depois de votar numa assembleia de voto perto da sua residência, no bairro Alto de Pinheiros, em São Paulo.

O candidato, que votou acompanhado da mulher, a chilena Mónica Allende, da filha Verónica e da neta Gabriela, adiantou que o seu partido esteve motivado durante a campanha eleitoral, mas considerou a "batalha" como "desigual" e disse que o essencial é "a esperança e a confiança das pessoas".

O comentário de Serra constituiu aparentemente uma referência ao empenhado envolvimento do governo do actual presidente Luiz Inácio Lula da Silva com a candidata do Partido dos Trabalhadores, Dilma Rousseff, favorita segundo todas as sondagens.

"Esta é uma das belezas da democracia. O povo vota, o povo decide. Agora vamos esperar o resultado de todo o país", afirmou Serra, que fez o "V" da vitória com os dedos da mão quando depositou o voto na urna.

É a segunda vez que José Serra disputa as presidenciais.

Em 2002, foi derrotado na segunda volta por Lula da Silva, o qual foi reeleito em 2006.

Desta vez, a favorita em todas as sondagens é Rousseff, designada por Lula como sua herdeira política e a quem as sondagens atribuem intenções de voto que variam entre os 50 e os 56 por cento.

José Serra, por seu lado, poderá obter 43 por cento, segundo os institutos de opinião.

Na primeira volta, disputada no passado dia 03, Rousseff impôs-se com 46,91 por cento dos votos válidos, enquanto Serra alcançou 32,61 por cento.

In DN

Embarassed

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Brasil - Página 3 Empty Dilma é a primeira 'presidenta' do Brasil: "Sim, a mulher pode"

Mensagem por Joao Ruiz Seg Nov 01, 2010 4:42 am

.
Dilma é a primeira 'presidenta' do Brasil: "Sim, a mulher pode"

por Susana Salvador
Hoje

Brasil - Página 3 Ng1363364

Dilma Rousseff foi ontem eleita com 56% dos votos e será a primeira mulher presidente do Brasil. No discurso de vitória, emocionou-se quando agradeceu ao Presidente Lula da Silva.

A futura "presidenta" quis destacar o papel da mulher na sua primeira intervenção após a vitória. "O meu primeiro compromisso depois das eleições: honrar as mulheres brasileiras, para que esse facto até hoje inédito, se torne algo natural", disse, depois de referir: "Sim, a mulher pode".

A ex-ministra da Casa Civil e candidata do Partido dos Trabalhadores prometeu ainda erradicar a pobreza, destacando o importância da exploração petrolífera do pré-sal para o futuro do Brasil. A tomada de posse será a 1 de Janeiro.

Depois de agradecer ao povo brasileiro pela vitória, não conseguiu evitar as lágrimas quando mencionou o Presidente. "Ter a honra de seu apoio, o privilégio de sua convivência e de ter aprendido com sua imensa sabedoria são coisas que se guarda pela vida fora".

José Serra, que volta a perder uma eleição presidencial oito anos depois da derrota para Lula, falou depois de Dilma. Dando os parabéns à adversária, disse esperar que ela faça "bem" ao país e prometendo continuar a lutar. "Nós apenas estamos começando uma luta de verdade. Nós vamos dar a nossa contribuição ao país", afirmou.

O candidato do Partido da Social Democracia Brasileira conseguiu mais de 43 milhões de votos (43,9%. A abstenção rondou os 21%, um número igual ao de há oito anos.

Marina Silva, que na primeira volta tinha angariado 20 milhões de votos e roubado a vitória a Dilma, deu os parabéns à futura presidente e desejou-lhe boa sorte. A candidata do Partido Verde citou depois um trecho bíblico, para dizer que a petista deve ter "a simplicidade das pombas e a sagacidade das serpentes" à frente do Executivo.

In DN

Brasil - Página 3 00020450

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Brasil - Página 3 Empty Duarte Lima faz retrato-robô da suspeita do 'caso Feteira'

Mensagem por Joao Ruiz Qui Nov 04, 2010 4:53 am

.
Duarte Lima faz retrato-robô da suspeita do 'caso Feteira'

por CARLOS DIOGO SANTOS
Hoje

Brasil - Página 3 Ng1365649

A polícia brasileira não dá crédito ao retrato de Gisele, a mulher com quem Rosalina se terá encontrado antes de ser morta. Veja hoje o retrato na edição impressa do DN.

A polícia brasileira diz que o retrato-robô de Gisele - a mulher com quem Duarte Lima diz ter deixado Rosalina Ribeiro pouco antes de ser morta - enviado pelo ex-deputado português através do seus advogados brasileiros "não é credível." A imagem, que chegou à Divisão de Homicídios do Rio de Janeiro, na passada sexta-feira, não refere, alegadamente, a metodologia utilizada nem mesmo qual a entidade que a realizou. "Não entendemos como é que não houve disponibilidade para colaborar connosco, mas houve para recorrer a uma entidade desconhecida", assinalou fonte policial.

No entanto, essa não é a única razão apontada pelas autoridades cariocas para o descrédito. Segundo os investigadores, o local onde um retrato- -robô é feito influencia o resultado final. "Caso essa imagem tenha sido feita em Portugal, os programas informáticos não terão tantas especificidades de cidadãos brasileiros", disse a mesma fonte, explicando que o programa utilizado no Brasil foi escolhido de modo a ser sensível à mistura étnica existente no país. "Se nos derem características físicas de uma pessoa, o programa que utilizamos vai moldá-las à realidade, às características dos cidadãos brasileiros", acrescentou.

Segundo o DN apurou, a polícia carioca pediu ontem à advogada assistente de Duarte Lima respostas às questões: "Quem forneceu os dados? Quem fez? E onde foi feita a imagem?"

Enquanto as respostas não chegam, a polícia garante que irá afixar o cartaz em Maricá, tal como foi solicitado pela defesa do jurista português. O documento traz uma fotografia de Rosalina e um desenho da alegada Gisele, bem como a seguinte inscrição: "Se você tiver visto estas duas senhoras ou souber de alguma informação sobre elas, favor ligar" (ver imagem).

Questionado sobre a eficiência deste comunicado, fonte da Divisão de Homicídios garante que "é quase impossível alguém se lembrar das pessoas com quem se cruzou há cerca de um ano." As autoridades reforçam ainda que "se Gisele fosse de Maricá já tinha sido descoberta porque se trata de uma cidade muito pequena onde toda a gente se conhece." Caso não seja, o "alerta não vai trazer resultados."

Segundo o DN apurou, qualquer retrato- -robô realizado por autoridades policiais deve ser acompanhado por uma descrição do trabalho realizado, bem como do "caminho" seguido até chegar à imagem final. Algo que, segundo a polícia civil do Rio de Janeiro, não se verifica no retrato-robô que receberam pelas mãos dos advogados brasileiros.

"No Brasil só a polícia pode fazer este tipo de retrato, portanto, partimos do princípio que ele não foi feito aqui", diz fonte ligada à investigação sobre a morte de Rosalina Ribeiro naquele país.

O DN tentou, sem sucesso, durante o dia de ontem, contactar o advogado brasileiro de Duarte Lima, João Costa Ribeiro Filho.

In DN

Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Brasil - Página 3 Empty Bruno agride jornalistas durante audiência

Mensagem por Joao Ruiz Dom Nov 07, 2010 5:12 am

.
Bruno agride jornalistas durante audiência

por SUSANA SALVADOR
Hoje

Brasil - Página 3 Ng1367935

Antigo guarda-redes do Flamengo acusado de mandar matar amante, Eliza Samudio, mãe de suposto filho seu

Dois fotógrafos brasileiros foram agredidos pelo antigo guarda-redes do Flamengo, Bruno Fernandes, durante a audiência da instrução do caso do sequestro e morte de Eliza Samudio, a sua amante de 25 anos e mãe do seu alegado filho. Os jornalistas do jornal O Tempo e do Hoje em Dia foram atingidos no rosto e no peito, mas não ficaram feridos. O jogador acabou por deixar o local com a escolta policial e não regressar ao tribunal.

A audiência ficou marcada pela apresentação de 19 requerimentos dos advogados de defesa à juíza. Marixa Rodrigues deferiu apenas dois deles: um que autoriza os representantes legais dos arguidos a entrarem com computadores portáteis na prisão, para mostrarem arquivos vídeo relacionados com o processo aos seus clientes; outro, um pedido de informações à polícia, questionando se o caso ainda está a ser investigado.

Recorde-se que Eliza Samudio desapareceu a 10 de Junho. A acusação acredita que foi sequestrada a pedido de Bruno, mantida no rancho deste e assassinada. O corpo ainda não foi encontrado, tendo um dos envolvidos dito que foi dado como alimento aos cães. Há mais oito arguidos detidos.

A polícia realizou ainda esta semana buscas a um parque de Belo Horizonte, após os registos telefónicos do alegado autor do crime, Marcos Aparecido de Sousa, revelarem que ele esteve ali pouco tempo depois do crime. A defesa questiona a realização de novas diligências após o fim do inquérito. Entre os requerimentos que a magistrada negou está o pedido do adiamento dos interrogatórios aos arguidos, que começam amanhã.

Na audiência de ontem, Bruno recebeu ainda, dos advogados da mãe de Eliza, uma fotografia do filho. "Estou confiante de que o guarda-redes vai ceder material para fazermos um novo exame de ADN em Minas Gerais. A cada dia o menino está mais parecido com o Bruno. A diferença é a cor da pele, já que Bruno é moreno e o menino, branquinho", disse José Arteiro. Um primeiro exame genético, efectuado no Rio de Janeiro, confirmou a paternidade.

In DN

Embarassed Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Brasil - Página 3 Empty António Palocci, o homem forte do futuro Governo Dilma

Mensagem por Joao Ruiz Dom Nov 14, 2010 4:04 am

.
António Palocci, o homem forte do futuro Governo Dilma

por VANESSA RODRIGUES, São Paula
Hoje

Brasil - Página 3 Ng1375285

Ex-ministro das Finanças, que foi acusado de corrupção, prepara transição política.

A última vez que António Palocci, co-fundador do Partido dos Trabalhadores (PT), caminhou pelos corredores do Palácio do Planalto, em Brasília, foi convidado pelo Presidente Lula da Silva a sair pela porta das traseiras. Ministro da Fazenda [Finanças] do primeiro mandato de Lula, Palocci foi afastado do cargo, em 2006, sob acusação de quebra de sigilo bancário do caseiro Francenildo Costa. Suspeitava-se que o caseiro recebia dinheiro da oposição para depor contra ele num caso de corrupção, na época em que Palocci era prefeito de Ribeirão Preto, no estado de São Paulo. O episódio envolvia a cobrança de mesadas a empresas que prestavam apoio à prefeitura. O dinheiro, supostamente, engordava os cofres do PT.

Agora Palocci volta pela porta da frente aos corredores do poder de Brasília. Para ser o homem forte da transição do Governo Lula para o de Dilma Rousseff.

Efeméride: o economista auto-didacta volta oito anos após ter comandado a histórica transição entre as administrações de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) e Lula da Silva. "Palocci será chamado ao novo Governo, pois é um dos homens fortes do PT", antecipava ao DN o cientista político da Universidade de São Paulo, Leandro Carneiro Piquet, a uma semana das eleições da primeira volta. Aliás, lembrava ainda o analista, "Palocci foi uma das primeiras escolhas de Lula" para a corrida às urnas. Mas a saída de emergência em 2006 intimidou a hipótese.

"Discreto", "bem articulado" e "credível", conforme dava conta um inquérito da revista Isto É a personalidades do Brasil, na semana passada, este médico de formação está cotado para ocupar um cargo de peso no mandato Dilma, que já avisou que não haverá "estrelatos" sob a sua batuta. Lula aponta-o para a pasta da Saúde. Prevê-se, no entanto, que Rousseff tenha outros planos para Palocci: o Ministério da Comunicação. A ideia é a de que Palocci articule entre o Governo e os meios de comunicação.

In DN

Brasil - Página 3 00020666

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Brasil - Página 3 Empty Advogado de Bruno apanhado a fumar 'crack'

Mensagem por Joao Ruiz Qua Nov 17, 2010 9:43 am

.
Advogado de Bruno apanhado a fumar 'crack'

por dn.pt
Hoje

Brasil - Página 3 Ng1378471

Ércio Quaresma, que defende o antigo guarda-redes do Flamengo no caso da suposta morte de Eliza Samudio, admitiu que foi viciado na droga.

Ércio Quaresma, o advogado de Bruno, antigo guarda-redes do Flamengo, foi apanhado num vídeo difundido pelo jornal brasileiro do SBT a fumar 'crack'.

Ércio concedeu uma entrevista ao jornal "O Dia" onde confessou que foi viciado naquela droga. E resolveu admitir o vício porque sabia que mais tarde ou mais cedo o vídeo seria difundido por uma televisão brasileira.

No vídeo, o advogado de Bruno (antigo guarda-redes do Flamengo que se encontra detido e é suspeito de ter morto a ex-amante Eliza Samudio), aparece numa favela de Belo Horizonte a consumir droga e a falar com um traficante.

Ércio Quaresma, de 46 anos, está a fazer um tratamento com o psiquiatra Ronaldo Laranjeira. E juntos estão a escrever um livro chamado "Bico na Lata" que fala precisamente sobre a luta contra o vício do 'crack'.

Veja aqui o vídeo:


In DN

Embarassed

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Brasil - Página 3 Empty Tornado público processo de Dilma do tempo da ditadura

Mensagem por Joao Ruiz Qui Nov 18, 2010 5:40 am

.
Tornado público processo de Dilma do tempo da ditadura

por S.S.
Hoje

O Supremo Tribunal Militar tinha trancado caso num cofre, para evitar uso político do material. 'Folha de S. Paulo' vai ter acesso.

A biografia da presidente eleita do Brasil inclui um capítulo negro: os anos de militância na Vanguarda Armada Revolucionária, a participação nos actos da guerrilha marxista-leninista contra a ditadura, os anos na prisão e a tortura. Parte do material sobre esses anos está espalhado em arquivos públicos pelo país, mas há um processo no Supremo Tribunal Militar (STM) que, desde Março, foi trancado num cofre, apesar de não ser considerado secreto. Até agora.

O jornal A Folha de S. Paulo foi autorizado a consultar o processo do julgamento de Dilma Rousseff e outros 67 arguidos, em 1970. Dez juízes do STM autorizaram a consulta. Carlos Alberto Soares, o presidente do tribunal (que não vota), tinha negado o acesso aos documentos, alegado que queria "preservar o STM contra um eventual uso político do material".

Para o jornal, que defendia que os eleitores tinham o direito de conhecer o passado da candidata antes do voto, esta não deixa de ser "uma vitória da sociedade civil". Uma das juízas, Maria Elizabeth Rocha, que foi assessora de Dilma na Casa Civil, votou pela publicidade do processo, mas pediu que os relatos de tortura fossem mantidos em sigilo. "Não existe liberdade de imprensa pela metade", defendeu contudo outro juiz.

A Folha terá acesso ao processo após a publicação da acta da sessão, para a semana. No total, são 15 volumes que poderão ser consultados. Apesar de a autorização ser apenas para este jornal, outros podem contudo pedir acesso. O processo, que data de 1970, culminou com a condenação de Dilma, por subversão. A presidente eleita saiu em liberdade em 1972, reconstruindo a sua vida e afastando-se da guerrilha.

In DN

Embarassed Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Brasil - Página 3 Empty Guerrilheira Dilma venceu mas ainda não convence

Mensagem por Joao Ruiz Sáb Nov 20, 2010 9:45 am

.
Guerrilheira Dilma venceu mas ainda não convence

por JOÃO CÉU E SILVA, em São Paulo
Hoje

Brasil - Página 3 Ng1381585

Vinte dias após a vitória da sucessora de Lula, Dilma Rousseff ainda não conseguiu convencer muitos dos eleitores que não votaram em si de que poderá ser a presidente de todos os brasileiros. Todos concordam que, se não fosse a votação maciça do Nordeste do Brasil e o apoio incondicional do Presidente que se aproxima do fim do segundo mandato, a ex-guerrilheira contra a ditadura militar teria perdido as eleições. Até ao fim do ano, Dilma está a fazer um curso presidencial acelerado, mas já tem vários confrontos marcados.

Em pleno coração do Brasil empresarial, a Avenida Paulista, a pulsação dos eleitores fica muito baixa quando se pede uma opinião sobre a primeira mulher presidente deste país. Ou seja, Dilma Rousseff venceu a disputa eleitoral do último dia 30 mas ainda não convence a maioria dos eleitores, nem muitos daqueles que votaram na sucessora de Lula.

A primeira desconfiança reside na capacidade de liderança e, embora esta questão seja sempre conotada com uma posição machista, ambos os sexos são renitentes quanto a prognósticos sobre um bom desempenho político da recém-eleita. O que mais temem é uma paragem na corrida do desenvolvimento gigantesco de que o Brasil beneficiou nos anos dos dois mandatos de Lula, que estão no fim.

A base privilegiada de apoio a Dilma foi no Nordeste brasileiro e, por isso, compreende-se que os paulistas, bem como os que para ali vieram trabalhar, não tenham votado nela.

É o caso de Ricardo, o porteiro de um hotel de cinco estrelas situado perto da Avenida Paulista, que prefere eleger a corrupção como o principal problema do país e que se escusou a votar na futura presidente: "Preferia a Marina Silva." Considera que os brasileiros estão mais esclarecidos e sabem melhor quais são os verdadeiros problemas. Deve ser por essa razão que desconfia também do sucesso de Lula ao dizer: "Beneficiou-se do Governo de Fernando Henrique Cardoso."

Aguinaldo também desconfia de Dilma, mesmo que na sua banca, em frente ao emblemático museu de São Paulo, o MASP, a fotografia da próxima presidente seja capa de quase todas as revistas e jornais. É directo na acusação: "Lula vai continuar a governar." Também preferia Marina Silva no próximo governo e quanto ao futuro arrisca, a medo, um "pode dar certo". Morador em São Paulo há muitos anos, conhece suficientemente bem a política estadual para alertar que o "PT nunca mais ganhará eleições" a nível nacional se falhar agora.

Também o taxista António Castro está descrente e não votou em Dilma. Desta vez não era Marina a preferida mas José Serra, que perdeu, segundo o seu entender, porque "o Lula mandou e o povão votou na Dilma". Do derrotado, acredita que José Serra não vai tentar ser eleito outra vez.

O bloco de eleitores que é contra a candidata do PT tem também origem na oposição ao próprio partido. Se para Aline, que está desempregada, Dilma tem a vantagem de protagonizar a primeira mulher à frente do governo, tem também a desvantagem de se "importar menos com o Brasil do que aconteceria se fosse José Serra".

O mesmo pensa o chef e proprietário do reservadíssimo restaurante From the Gallery, Ton Vasconcelos, do PT: "Sou contra o assistencialismo que o PT faz porque pune os ricos por o serem e criou uma política de esmola errada." Sobre a governação, não duvida: "Vai patinar, porque não tem experiência e é uma incógnita."

A crer nos depoimentos dos que vivem em São Paulo, Dilma até poderá surpreender, pois ninguém acredita na próxima presidente do Brasil!

In DN

Embarassed Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Brasil - Página 3 Empty Re: Brasil

Mensagem por Joao Ruiz Qua Nov 24, 2010 6:15 am

.
Força Nacional de Segurança poderá ser acionada no Rio

por Lusa
Hoje

Brasil - Página 3 Ng1385631

A Força Nacional de Segurança poderá ser accionada para ajudar a conter a onda de crimes cometidos por traficantes em represália às acções de pacificação de inúmeras favelas no Rio de Janeiro.

O governador do Estado, Sérgio Cabral, já pediu ao Presidente Lula da Silva reforço no efectivo de agentes da Polícia Rodoviária Federal. Lula da Silva afirmou, numa conversa por telefone com Cabral, que "fará o que for necessário para que as pessoas de bem derrotem aqueles que querem viver na marginalidade".

Serão transferidos agentes de vários Estados do país numa mobilização que vai implicar a redução de folgas das equipas para intensificar o patrulhamento em pontos estratégicos do Rio. Embora não revele os números, o Ministério da Justiça informou que já disponibilizou recursos financeiros para compra de mais equipamentos e veículos.

Os centros de inteligência de unidades das polícias Rodoviária Federal, Civil e Militar vão trocar informações para antecipar acções de criminosos. O alerta é geral, os serviços de inteligência da polícia do Rio capturaram conversas entre traficantes de duas facções criminosas articulando uma mega-acção de confronto para o próximo sábado, dia 27, segundo publicou hoje o diário Folha de São Paulo.

Segundo o secretário de Segurança, José Beltrame, a ordem é: "quem atravessar o caminho do programa de segurança que está a ser feito para o Rio de Janeiro será atropelado". O recado foi dado aos criminosos que estão a provocar inúmeros arrastões e incêndios de veículos em diversos pontos da cidade. Segundo Beltrame, as acções policiais vão continuar.

In DN

Embarassed

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Brasil - Página 3 Empty Treze traficantes mortos no Rio de Janeiro

Mensagem por Joao Ruiz Qui Nov 25, 2010 3:46 am

.
Treze traficantes mortos no Rio de Janeiro

Hoje

A ofensiva da polícia nas favelas do Rio de Janeiro, após o aumento da violência ligado ao tráfico de droga, causou a morte a 13 traficantes. Desde o início dos confrontos, no domingo, morreram 21 pessoas. Outras 25 foram detidas.

A Polícia Militar está em alerta, depois de ataques qualificados como de "guerrilha" pela imprensa, terem provocado o pânico. Os traficantes queimaram 18 veículos (cinco deles autocarros), que interceptaram numa das principais vias do Rio.

In DN

Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Brasil - Página 3 Empty Re: Brasil

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 3 de 7 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos