Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Brasil

2 participantes

Página 4 de 7 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte

Ir para baixo

Brasil - Página 4 Empty Brasil

Mensagem por Joao Ruiz Dom Maio 16, 2010 7:08 am

Relembrando a primeira mensagem :

Presos agonizam em prisão do Rio sem ar nem água

por VANESSA RODRIGUES, Rio de Janeiro
Hoje

Brasil - Página 4 Ng1294152

Na prisão Polinter Base de Neves, no Rio de Janeiro, só cabem 200 reclusos, mas estão lá 700 sob um calor infernal, a desmaiar e sem água. Legalmente, muitos já deviam ter saído.

Homens desesperados, a agonizar, com quebras de tensão e desmaios. Corpos suados colados uns aos outros em celas apinhadas. Pés suspensos, inchados, em grades enferrujadas e um calor assassino. A descrição é dantesca e acontece, diariamente, na Prisão Polinter da Base de Neves, em São Gonçalo, no Rio de Janeiro. O estabelecimento mantém 700 presos num espaço para 200. Ali não há uma prisão. "É uma masmorra medieval", já admitiu o coordenador-geral da instituição, Orlando Zaccone, num vídeo da ONG carioca Rio de Paz.

Há dois meses, o termómetro chegara a marcar 57 graus dentro da prisão: muitos desmaiavam, mostrando, através da imprensa, o que ali estava a acontecer. O caso está de novo "abafado" e o responsável da prisão não tem autonomia para escoar os presos para outros estabelecimentos, também superlotados.

A Base de Neves, onde outrora funcionou um estábulo, não tem luz natural, nem água potável, ou quaisquer outras condições mínimas de salubridade. São dez celas, com cerca de 18 metros quadrados e mais de 60 homens em cada uma, sem ventilação. "Precisamos de fazer alguma coisa urgente, caso contrário, os presos vão começar a morrer", denuncia Zaccone.

Quando lá esteve de visita, o ano passado, o presidente da Rio de Paz, António Carlos Costa, ficou "chocado" com o que viu. "Um verdadeiro campo de concentração de negros e pardos", com uma casa de banho que é "um buraco no chão", e onde os presos "saciam a sede, tomam banho, urinam, defecam e se masturbam".

Depois disso, Costa resolveu organizar uma equipa de saúde para os atender. Em conversa com alguns reclusos, percebeu que muitos "já deviam ter saído". A apoiar a denúncia está o relatório anual da Human Rights Watch, que é contundente na óbvia violação de direitos humanos no sistema carcerário brasileiro. Estima-se que "45% de todos os presos do Brasil sejam provisórios" e que "um em cada três reclusos" esteja em "situação irregular"; pois deveriam estar "em estabelecimentos prisionais", mas estão em "esquadras e cadeias públicas". Depois, o problema clássico: "As condições desumanas em que vivem os detidos".

Denis Sampaio, coordenador criminal do Ministério Público brasileiro, garantiu que estão "atentos" ao que ali se passa, e que já pediram "várias acções civis públicas" para fechar a prisão, mas sem sucesso. Ou seja: a situação não é nova, arrasta-se há décadas e repete-se um pouco por todo o Brasil, que tem um dos dez maiores sistemas penais do mundo. Além do problema da superlotação carcerária brasileira, a situação da Base de Neves expõe, então, um crónico vício do sistema: que as pequenas prisões da Polícia Civil estão a acolher, continuamente, presos que já deveriam ter sido transferidos para estabelecimentos prisionais. O ano passado chegou a haver transferências para outras prisões, mas muitos outros continuam a chegar. A Polícia Civil não quer "acautelar" mais a guarda desses detidos pela "falta de condições". "Enquanto essa decisão política não é tomada", disse Zaccone, tenta-se "reduzir os danos", fazendo "pequenas obras" e usando paliativos, para que os homens ali consigam " sobreviver".

In DN

Embarassed Rolling Eyes Twisted Evil

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo


Brasil - Página 4 Empty Polícia Militar "vence" traficantes do Complexo do Alemão no Rio Janeiro

Mensagem por Joao Ruiz Dom Nov 28, 2010 9:12 am

.
Polícia Militar "vence" traficantes do Complexo do Alemão no Rio Janeiro

por Lusa
Hoje

Brasil - Página 4 Ng1389058

O comandante-geral da Polícia Militar brasileira declarou hoje que as autoridades "venceram" as centenas de traficantes entrincheiradas no Complexo do Alemão, o maior conjunto de favelas do Rio de Janeiro.

"Vencemos", disse Mário Sérgio Duarte à Globo pouco menos de duas horas depois do início da operação de assalto ao Complexo do Alemão, onde supostamente estavam barricados cerca de 600 traficantes. Ainda de acordo com a Globo, a polícia apreendeu uma grande quantidade de drogas - sobretudo marijuana e cocaína.

Cerca de meia hora antes tinha sido o subchefe operacional da Polícia Civil, Rodrigo Oliveira, a dizer que a operação estava a correr de feição para as autoridades. "O Estado está dentro do Conjunto de Favelas do Alemão. O território jamais será dado de volta aos criminosos. Já dominamos o Alemão", disse Rodrigo Oliveira.

Elementos policiais do Batalhão Florestal seguiram para o Complexo do Alemão, possivelmente para se instalarem nas matas que rodeiam o local a fim de evitar a fuga de criminosos. Ao mesmo tempo, helicópteros com atiradores de elite e equipamentos para monitorizar a favela sobrevoam o Conjunto de Favelas do Alemão.

À medida que a polícia vai tomando habitações na zona mais perigosa, um batalhão antibomba tem entrado em acção por receio de que os traficantes tenham armadilhado com explosivos as casas.

http://dn.sapo.pt/galerias/fotos/?content_id=1722294&seccao=Globo

In DN

Brasil - Página 4 Gun


Última edição por Joao Ruiz em Dom Nov 28, 2010 9:17 am, editado 1 vez(es)

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Brasil - Página 4 Empty Re: Brasil

Mensagem por Viriato Dom Nov 28, 2010 9:16 am

Quando há vontade, uma polícia e exército regular vence todos os obstáculos. Penso é que não havia essa vontade. Ou pior, havia pactos entre a polícia e a banditagem. Ao incluir nas forças de ocupação militares e outros elementos sem contacto ou convívio com essas áreas, tudo se torna mais fácil. Assim o espero.
Viriato
Viriato

Pontos : 16657

Ir para o topo Ir para baixo

Brasil - Página 4 Empty Ordem reposta à força nas favelas do Rio

Mensagem por Joao Ruiz Seg Nov 29, 2010 6:32 am

.
Ordem reposta à força nas favelas do Rio

por VANESSA RODRIGUES (RIO DE JANEIRO)
Hoje

Brasil - Página 4 Ng1389468

Depois de uma semana de tensão e medo pelos ataques criminosos, autoridades reconquistaram o território do Complexo do Alemão, depois de 30 anos nas mãos do crime organizado. Criminosos detidos quando tentavam fugir pelo sistema de esgotos e um traficante que tinha uma mansão de quatro pisos com jacuzzi são algumas das histórias do dia ontem

Dezenas de tanques cercaram o Complexo do Alemão, na região norte do Rio de Janeiro, na véspera da derradeira investida militar, ontem, na área. Madrugada de vigília. Medo e psicologia de guerra. De um lado moradores da comunidade em pânico, resguardados em casa. De outro criminosos escondidos e armados a engendrar uma forma de fintar o cerco policial. 2600 homens: polícia militar, civil, federal e soldados do Exército e da Marinha, contra o Comando Vermelho, a maior facção criminosa do Rio. Desde domingo são 38 mortos e 80 veículos queimados.

Um dia histórico para a cidade. Nunca antes houve tamanha operação militar, num ambiente de guerra, sobretudo no maior complexo de conjunto de favelas da cidade. São 13. Milhares de moradores.

Ao nascer do dia, começou a mobilização. Troca de tiros. Estrondo de tanques a avançar. Os militares arriscaram, a pé, pequenas investidas para sondar o ambiente de um dos maiores redutos do crime organizado na cidade do samba. Há um Rio desgastado deste cenário. Cansado de viver sob o rastilho do medo. "Estou deitada no chão da minha casa desde quinta-feira", confessava uma moradora da comunidade, Roseli Andrade.

Às 08.00 da manhã as portas das casas precárias do Complexo do Alemão, já abriam a pontapés e gritos pela tropa de elite. Buscas para render criminosos. Algumas troca de tiros. Mas uma resistência menor do que a esperada.

"Tranquilidade estranha", concordaram as forças militares. Já dentro da comunidade, reforça-se as buscas, enquanto alguns criminosos se rendiam, a pedido de familiares. "Um dia ele ia ter que pagar", disse Ivanildo Trindade que levou o filho de 25 anos, Carlos Augusto, até às autoridades. "Agradeço por ele ainda estar vivo. Pelo menos agora ele vai ter paz", afirmou, emocionado, o pai.

Outros continuavam desaparecidos. A dúvida: onde poderiam estar escondidos centenas de criminosos? Nos cubículos das casas da favela? Mais buscas. Escapavam pelo esgoto? A polícia vasculhava a pente fino. Eles sabiam da fragilidade dos criminosos: estava cada um por si.

Mais troca de tiros. E a polícia, através de várias denúncias, conseguiu encontrar a mansão de um dos barões do tráfico, o Pezão. Mansão na favela: jacuzzi, piscina, mármores. Tudo destruído. Mas nem sinal dos criminosos. Apenas um arsenal de armas, granadas e mais de dez toneladas de drogas.

À medida que a polícia avançava, a população aliviava o temor de um banho de sangue e de poderem ser possíveis efeitos colaterais de uma guerra da qual não faziam parte. Cartazes e gritos de apoio: "Queremos Paz". E o apelo de um morador, por carta, às autoridades: "Por favor, não saiam da comunidade, senão os traficantes vão voltar e aterrorizar a nossa vida e fazer dos nossos filhos, filhos do tráfico", relata ao DN Rogério Menezes, da organização não governamental Afroreggae e um dos negociadores entre a polícia e os criminosos ali entrincheirados.

Às duas da tarde a bandeira do Brasil era hasteada no alto teleférico do Alemão, o ponto mais alto do Alemão. Mais tarde a bandeira do estado do Rio de Janeiro. Território reconquistado ao crime organizado. Há 30 anos que a região era reduto do tráfico. A polícia prendeu 30 suspeitos, entre os quais líderes do tráfico.

A moral do crime organizado esmorecia. A polícia prenderia depois o traficante Zeu, um dos condenados pelo assassinato do jornalista de investigação Tim Lopes, da Globo, há oito anos.

Já ao cair da noite cantava-se vitória. Sérgio Cabral, o governador do Rio de Janeiro reiterava com fervor o discurso de regozijo: "Estamos virando uma página na história do nosso Estado."

Num dia de tanta acção, alguns media perguntaram por Dilma Rousseff, a Presidente eleita do Brasil.

In DN

Embarassed

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Brasil - Página 4 Empty Vencida batalha mas não a guerra

Mensagem por Joao Ruiz Ter Nov 30, 2010 8:45 am

.
Vencida batalha mas não a guerra

por VANESSA RODRIGUES,
Hoje

Brasil - Página 4 Ng1390616

Complexo do Alemão, onde polícia e militares concentraram forças, equivale a 300 campos de futebol

No último domingo à noite no Leblon, bairro nobre na zona sul do Rio de Janeiro, enquanto explorava via iPhone a geografia do Complexo do Alemão, na zona norte, pelo Googlemaps, um rapaz espantava-se entre amigos: "Gente, olha só o tamanho deste negócio, é uma cidade autêntica. Representa uma grande parte do Rio. Como é que a polícia consegue controlar uma área assim?"

Ele não exagerava na surpresa. O Complexo do Alemão, onde a polícia e militares concentraram as forças nos últimos dias, para forçar os criminosos à rendição, tem o tamanho de cerca de 300 campos de futebol. Estão ali concentrados mais de 400 mil moradores que é impossível contabilizar com rigor. Todos os meses, surgem novas casas ilegais.

Vista de cima, a região, situada na zona norte, parece um puzzle de cimento e tijolo. Um formigueiro de casas. Treze favelas. O bairro foi construído sobre a serra da Misericórdia, formada de morros e nascentes, hoje quase destruída pela construção do Complexo.

A dimensão não permite que a polícia possa fazer, por agora, um balanço da operação das forças de segurança. Casas continuam a ser vasculhadas. Equipamento, droga e armas continuam a ser apreendidos. Criminosos continuam foragidos.

"Vamos ficar no Complexo do Alemão por tempo indeterminado, a área vai permanecer policiada", afirmou, num balanço da operação árdua de domingo, o secretário de segurança do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame.

Uma reconquista de território que estava há 30 anos sob o jugo do crime organizado. "Venceu-se uma difícil batalha, mas não se venceu a guerra", reconhecia Beltrame, salientando que o Alemão era o "coração do mal". Isto é, o quartel-general do tráfico, do crime organizado, do Comando Vermelho, por isso uma bomba pronta a explodir a qualquer momento no quotidiano da antiga capital do Brasil.

Não se pensava que se poderia dominar a região tão cedo. Com o Mundial de Futebol em 2014, no Brasil, e os Jogos Olímpicos em 2016, no Rio, a estratégia de reconquistar o Complexo estava já traçada. Mas ainda não havia data marcada. Assim se vira uma página na história da violência do Rio. Mais uma bandeira branca pela paz, seguindo a política de segurança pública de há dois anos, com a instalação, em seis meses, de uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) no Complexo do Alemão, conforme garantiu o governador do Rio, Sérgio Cabral. Trata-se de um contingente de homens armados da Polícia Militar que, além de vigiarem e manterem a segurança da comunidade, promovem projectos sociais, tal como aconteceu na favela Cidade de Deus, hoje pacificada, e, por exemplo, também, no Morro da Providência. "Hoje, a população procura-nos para pedir conselhos. Organizamos bailes e partidas de futebol, além do apoio social, com indicações de cursos e acesso ao primeiro emprego", explica ao DN Glauco Schorcht, comandante nessa UPP.

Desde que a polícia tomou conta do Complexo, o centro social da área foi reactivado, fechado há anos, e resgata-se a esperança de se acabar com o tráfico no Rio.

In DN

Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Brasil - Página 4 Empty Dilma: apoio do Brasil ao Irão na ONU foi um erro

Mensagem por Joao Ruiz Seg Dez 06, 2010 9:43 am

.
Dilma: apoio do Brasil ao Irão na ONU foi um erro

por Lusa
Hoje

Brasil - Página 4 Ng1396374

O apoio brasileiro ao Irão na Organização das Nações Unidas (ONU) foi um erro, afirmou a presidente eleita do Brasil, Dilma Rousseff.

Em entrevista publicada pelo jornal "The Washington Post", Dilma Rousseff disse não concordar com o Brasil, que se absteve de votar uma condenação às violações de direitos humanos no Irão.

"Não concordo com o modo como o Brasil votou. Não é a minha posição", afirmou a presidente, na primeira crítica pública à política externa do presidente Lula da Silva, que se aproximou recentemente do Irão.

Na votação, a ONU aprovou uma censura ao regime iraniano por violações de direitos humanos e pediu o fim dos apedrejamentos, da perseguição a minorias e de ataques a jornalistas. O Brasil foi um dos 57 países que se abstiveram na votação, sendo que outros 80 votaram a favor da condenação e 44 foram contrários.

A censura da ONU ao Irão foi motivada pela condenação à morte por apedrejamento de Sakineh Achtiani, acusada de adultério e de envolvimento no assassinato do marido. "Não concordo com as práticas medievais características que são aplicadas quando se trata de mulheres. Não há nuances e eu não farei nenhuma concessão em relação a isso", garantiu Dilma Rousseff.

In DN

Brasil - Página 4 10806

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Brasil - Página 4 Empty Re: Brasil

Mensagem por Joao Ruiz Seg Dez 06, 2010 10:04 am

.
Grande Dilma!

Não ser carne nem peixe, não é propriamente uma atitude credível, para um chefe de estado, cujas ambições de liderança dos países da América do Sul estava no horizonte.

É-o, no entanto, para conseguir um lugar ao sol, no conflito do Médio Oriente, esquecido o dever de lealdade para com o Ocidente, quando assobia para o lado, sancionando assim, por omissão deliberada, a prática islamita medieval mais tenebrosa, condenada por todo o mundo não árabe.

Em se tratando de violação de Direitos Humanos, não pode haver justificação, muito menos por razões políticas.

Avé Dilma, pela coragem da afirmação!

Brasil - Página 4 00020367

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Brasil - Página 4 Empty Bruno condenado a quatro anos e meio de prisão

Mensagem por Joao Ruiz Ter Dez 07, 2010 11:09 am

.
Bruno condenado a quatro anos e meio de prisão

por dn.pt
Hoje

Brasil - Página 4 Ng1396901

O juiz deu como provadas as queixas feitas por Eliza Samudio numa queixa apresentada contra o antigo guarda-redes do Flamengo em 2009. O processo da alegada morte da ex-amante ainda decorre.

Bruno Souza, antigo guarda-redes do Flamengo, foi condenado pela 1.ª Vara Criminal do Tribunal de Jacarepaguá a quatro anos e seis meses de prisão por rapto, lesão corporal e constrangimento ilegal contra Eliza Samudio, ex-amante do guardião brasileiro que continua desaparecida e que alegadamente terá sido morta. Esta pena, contudo, diz respeito a uma queixa feita por Eliza em 2009, queixando-se de agressão quando estava grávida. O processo da alegada morte ainda decorre em Minas Gerais.

Acusado de envolvimento no mesmo episódio, o amigo de Bruno, Luiz Henrique Ferreira Romão, conhecido como Macarrão, foi condenado a três anos de prisão. Na sentença, o juiz considerou que os factos foram comprovados. O magistrado não concedeu aos réus o direito de recorrer da decisão em liberdade e acusou Bruno de cobardia.

In DN

Rolling Eyes Twisted Evil

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Brasil - Página 4 Empty O lado B da operação policial no Complexo do Alemão

Mensagem por Joao Ruiz Qua Dez 08, 2010 5:17 am

.
O lado B da operação policial no Complexo do Alemão

por VANESSA RODRIGUES, no Rio de Janeiro
Hoje

Brasil - Página 4 Ng1397689

No Rio de Janeiro teme-se que criminosos voltem às ruas após ocupação das favelas.

Quando o som do helicóptero se aproximou da orla carioca, as cabeças ergueram-se algo receosas. Mais confrontos? Na semana passada a cidade ainda vivia o rescaldo das acções policiais e militares na região norte do Rio de Janeiro, que libertaram as comunidades do Complexo do Alemão do jugo do crime organizado. Por que motivo, então, aquela máquina voava tão baixo na praia, agitando as ondas do mar? No céu, um militar saudava os banhistas, como quem diz: "Vencemos!"

Na praia, sob um calor infernal, conversas sobre os meandros que não chegaram à imprensa, mais preocupada com o cerco militar. O lado B da operação das forças de segurança no Rio. Diálogos soltos, sotaque carioca, muita gíria.

"Você está sabendo, mané, que houve traficantes que fugiram na cara da polícia lá do Complexo? Tem um amigo meu que fugiu disfarçado de polícia e saiu de ónibus aqui na zona sul, tranquilamente." Conversas depois do banho no mar agitado pelo helicóptero. "Sei, cara. Mas teve muito traficante que fugiu com a ajuda da polícia. Um deles mora no meu prédio e fazia uns serviços para o tráfico. Deram um Toyota Corolla para ele. Maneiro! E até chegar o BOPE, muitos polícias limparam tudo."

Decorrem investigações para apurar as denúncias: polícias militares terão ajudado criminosos a fugir em troca de subornos. Marcelo Freixo, o deputado no Rio do Partido Socialismo e Liberdade (Pasol), jurado de morte pela máfia depois de ter encabeçado a comissão de inquérito parlamentar contra as milícias, envolvendo políticos, polícias e funcionários públicos, legitima ao DN esses diálogos.

"As milícias são uma das bases do crime organizado no Brasil e o seu braço económico não esmorece nas comunidades carentes. São currais eleitorais. Por isso é que o problema da violência no Rio não é tão simples assim." Traduzindo, as últimas operações continuam a ser a gota de água que agitam o vasto oceano de poder paralelo. As fronteiras, de onde vêm as armas, precisam de um maior controlo. As classes média e média alta alimentam o negócio da droga.

Outro lado B: depois da operação, muitos moradores denunciaram a força bruta, violação de direitos fundamentais e extorsão de dinheiro pela polícia. A varredura da máfia carioca.

Na mesma praia, receios. "E agora, o que vai ser dos traficantes que fugiram do Complexo?", questiona Ana Bastos, que mora no Rio há dez anos. "O tráfico dava trabalho a mais de 16 mil homens. Agora, expulsos da base, onde eles vão ter dinheiro? Com certeza as ruas vão voltar a ser mais inseguras: arrastões e assaltos." Ao lado, Roberto Landini tem pressa em falar. "Isso aconteceu agora no ónibus. Uma senhora foi assaltada de arma na cabeça. Só percebemos quando o cara saiu. Fazer o quê?"

O receio pulveriza-se pela cidade desde que as Unidades de Polícia Pacificadora se instalaram nalgumas comunidades perigosas. "O crime está crescendo nas cidades em redor do Rio, antes sossegadas", explica Roberto. "Os traficantes tinham de fugir para algum lugar fora do foco de atenção da polícia." Foram para os subúrbios. O taxista Venâncio Sousa já foi assaltado cinco vezes este ano. "A polícia não pensou nas consequências. Não basta ocupar. É preciso cuidar do problema no todo."

In DN

Embarassed Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Brasil - Página 4 Empty Polícia do Rio quer entrar na Rocinha após Carnaval

Mensagem por Joao Ruiz Qui Dez 09, 2010 7:03 am

.
Polícia do Rio quer entrar na Rocinha após Carnaval

por CARLOS DIOGO SANTOS
Hoje

Brasil - Página 4 Ng1398567

Natal, férias escolares e Carnaval atrasam 'operação de limpeza' na Rocinha

A favela da Rocinha será a próxima área problemática invadida pela polícia e forças militares do Rio de Janeiro. A data ainda não foi escolhida, mas segundo o DN apurou, junto de fonte policial brasileira, "não deverá acontecer antes de Março" de 2011. Embora as autoridades cariocas digam ter conhecimento de que os traficantes da Rocinha estão a preparar uma resposta violenta.

Mas, neste momento, a prioridade é a estabilização do Complexo do Alemão, que foi invadido pela polícia e militares, no dia 27 de Novembro, para o 'limpar' de traficantes. Uma operação que resultou em mais de 30 detenções e na apreensão de armas e de droga. O local está agora a ser patrulhado durante as 24 horas do dia pelas Unidades de Polícia Pacificadora (UPP),

Ao DN fonte da Polícia Civil do Rio de Janeiro explicou o porquê de, nos próximos meses, ser arriscado iniciar uma nova frente de combate. "Em primeiro lugar há que ter em conta que o Complexo do Alemão ainda não está completamente estabilizado e não será possível combatermos duas frentes activas. Em segundo, temos de pensar nas especificidades de cada época do ano. Até ao Natal seria apertado, em Janeiro é a altura em que as crianças estão a brincar nas ruas [por ser a época de férias escolares naquele país] e em Fevereiro o Brasil pára com o Carnaval."

Até agora as acções militares têm desencadeado elogios, mas também algumas críticas.

A polícia garante, porém, que, nos bastidores, cada uma destas grandes operações é preparada ao pormenor e que, apesar da farda, o sentimento que predomina é o receio de perder a vida. "Obviamente que existem pequenos erros porque não se trata de uma mera operação policial, é uma guerra", realçou um dos elementos envolvidos nestas invasões, acrescentando: "Após longa preparação é indiscritível a emoção que sentimos, não dá para pensar em nada. Quando chega a ordem de preparar dá aquele frio na barriga e só pensamos - será que vou morrer?"

No terreno, o ambiente é assustador até para quem vai em busca da paz nas favelas que se vêem cercadas de veículos e material de guerra. "Nem todos os polícias vão em blindados, só vão os que seguem na frente. Nenhum de nós conhece os locais, mas temos de percorrer viela por viela com medo de armadilhas" explicou a mesma fonte.

O objectivo destas invasões é o de instalar as UPP nos principais focos de tráfico de droga e armas do Rio. Até então, a polícia apenas entrava nestes locais para procurar os traficantes - que muitas vezes se conseguiam esconder - e voltava a sair, permitindo que os marginais continuassem a dominar os bairros.

Segundo a polícia carioca, nem a educação escapava aos traficantes. "Não podemos esquecer que eram eles que mandavam nas escolas, que só por si já funcionam de forma precária, e por isso, nenhum aluno poderia frequentar as aulas, se quem a dominasse fosse rival do traficante que mandava na área onde a criança vivia."

In DN

Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Brasil - Página 4 Empty BOPE torna-se fetiche no Rio de Janeiro

Mensagem por Joao Ruiz Qua Dez 15, 2010 10:12 am

.
BOPE torna-se fetiche no Rio de Janeiro

por DN.pt
Hoje

O Clube do Batom no rio de Janeiro aproveitou a popularidade do BOPE para ter espectáculos com stripers vestidos com a farda da força especial.

A recente intervenção no complexo do Alemão no Rio de Janeiro e os resultados de bilheteira de "Tropa de Elite" lançaram as Forças Armadas e outras forças da autoridade para um nível de popularidade muito grande entre as mulheres.

Aproveitando esta popularidade, o Clube do Batom organiza sessões de strip com homens fardados. Em sessões especiais fazem-se também espectáculos em que mulheres são levadas para o palco, revistadas e algemadas como se fossem elas o alvo de uma operação policial.

O site G1 perguntou a alguma mulheres o que pensavam das forças policiais:

http://dn.sapo.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=1735392

In DN

Brasil - Página 4 000203D6

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Brasil - Página 4 Empty Dilma convida irmã de Chico Buarque para Min. Cultura

Mensagem por Joao Ruiz Ter Dez 21, 2010 9:09 am

.
Dilma convida irmã de Chico Buarque para Min. Cultura

por Lusa
Hoje

Brasil - Página 4 Ng1409645

A presidente eleita do Brasil, Dilma Rousseff, convidou na segunda feira a artista Ana de Hollanda, irmã do compositor Chico Buarque, para comandar o Ministério da Cultura.

Dilma Rousseff procurava uma mulher para a Cultura e escolheu a filha do historiador Sérgio Buarque de Hollanda e de Maria Amélia Buarque de Hollanda. Ana de Hollanda foi directora do Centro de Música da Fundação Nacional de Artes (Funarte) no primeiro governo do presidente Lula da Silva.

Devem ser anunciados ainda os futuros titulares dos ministérios de Saúde, Desporto, Igualdade Racial, Desenvolvimento Agrário e Desenvolvimento Social, além do Advogado Geral da União. Na Saúde, será confirmado o médico Alexandre Padilha, que actualmente ocupa a Secretaria das Relações Institucionais.

Dilma pretende definir todos os nomes de seu ministério até o próximo dia 22. Até agora já foram confirmados 23 ministros, entre eles cinco mulheres: Miriam Belchior para o Planeamento, Ideli Salvatti para a Pesca, Maria do Rosário na pasta de Direitos Humanos, Helena Chagas em Comunicação Social e Izabella Teixeira no Meio

In DN

Brasil - Página 4 00020666

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Brasil - Página 4 Empty Portugal é o quinto destino do investimento brasileiro

Mensagem por Joao Ruiz Dom Dez 26, 2010 4:33 am

.
Portugal é o quinto destino do investimento brasileiro

por Lusa
Hoje

Portugal é o quinto destino dos investimentos brasileiros a nível global, incluindo os paraísos fiscais, num 'ranking' divulgado ontem pela imprensa brasileira. Na Europa, Portugal é o terceiro destino do investimento brasileiro no exterior, atrás do Luxemburgo e da França.

De Janeiro a Novembro deste ano, as empresas brasileiras investiram em Portugal 959 milhões de dólares, 20 vezes mais do que em relação ao total investido em 2006. Os primeiros destinos europeus do investimento directo brasileiro receberam 16,9% do total, percentual que se compara aos 3,7% registados em 2006. Só o investimento na França nos 11 primeiros meses deste ano ascendeu a 1,13 mil milhões de dólares. Entre os países europeus que mais recebem investimento brasileiro, a Holanda ocupa a quarta posição, com um total de 774 milhões de dólares, no período em análise.

"A crise económica tornou-se uma oportunidade de investimento para as empresas brasileiras, que estão a apostar cada vez mais nos mercados da Europa, enquanto os instáveis vizinhos sul-americanos perdem espaço", escreve o jornal Folha de São Paulo.

O 'ranking' geral do destino dos investimentos brasileiros no estrangeiro é liderado pelas Ilhas Cayman, com oito mil milhões de dólares. Em segundo lugar, no 'ranking' global, aparecem os Estados Unidos, com 3,62 mil milhões de dólares, o que corresponde a um aumento superior a três vezes.

In DN

Idea

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Brasil - Página 4 Empty Lula diz que "foi gostoso demais" governar o Brasil

Mensagem por Joao Ruiz Seg Dez 27, 2010 9:05 am

.
Lula diz que "foi gostoso demais" governar o Brasil

por Lusa
Hoje

Brasil - Página 4 Ng1413697

A uma semana de deixar a Presidência da República, Lula da Silva disse hoje, no seu último programa semanal de rádio 'Café com o Presidente', que "governar o Brasil foi gostoso demais".

"Eu quebrei um tabu porque todo mundo dizia que era difícil governar o Brasil. Eu não achei nada complicado, achei até gostoso demais", declarou Lula, que agradeceu ao povo brasileiro o voto de confiança. "Conclui que não foi nada complicado, até achei gostoso e consegui provar que era possível fazer tudo acontecer e permitir a participação do povo", acrescentou.

O Presidente afirmou ainda que vai trabalhar de forma intensa nesta última semana antes de passar o cargo à Presidente eleita Dilma Rousseff. Lula da Silva vai trabalhar até dia 30 e descansar no dia 31, "desligar o motor para esfriar e entregar para Dilma no dia primeiro o cargo, para ela começar no dia 2 de janeiro a cem quilómetros por hora".

O Presidente pediu à população para apoiar Dilma Rousseff. "O Brasil está a viver uma fase importante de crescimento económico que pode levar-nos a ser, dentro de cinco ou seis anos, a quinta economia mundial. Serão quatro anos de intensivo trabalho. Dilma vai precisar de todo o apoio. E é isso que eu queria pedir para vocês", declarou.

In DN

Brasil - Página 4 00020666

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Brasil - Página 4 Empty Governos Lula fizeram publicidade em 8000 media

Mensagem por Joao Ruiz Ter Dez 28, 2010 4:00 am

.
Governos Lula fizeram publicidade em 8000 media

Hoje

Foram 8094 os veículos de comunicação social que publicaram publicidade paga pelos governos do Presidente brasileiro Lula da Silva. Uma subida de 1522% em relação a 2003.

Os dados são hoje divulgados pelo jornal Folha de São Paulo. A publicidade foi paga em jornais, rádios, televisões, mas também em sites e blogues. Mesmo assim, os governos de Lula da Silva gastaram nos oito anos de mandato a mesma média anual em publicidade que o anterior presidente, Fernando Henrique Cardoso.

In DN

Embarassed Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Brasil - Página 4 Empty Lula critica a política de Obama para a América Latina

Mensagem por Joao Ruiz Ter Dez 28, 2010 4:04 am

.
Lula critica a política de Obama para a América Latina

por DN.pt
Hoje

Brasil - Página 4 Ng1414171

Lula da Silva criticou ontem o posicionamento dos EUA em relação à América Latina e disse que a administração norte-americana tem que abandonar a sua visão "imperialista".

Segundo a BBC Brasil, durante uma entrevista dada ontem no Palácio do Planalto, o presidente Lula da Silva afirmou que "parece-me que os americanos não têm uma visão mais optimista para a América Latina, porque sempre houve uma relação de "império" com os países pobres". O governo norte-americano tem que repensar a relação com a América Latina e deixar de lado a sua visão "imperialista", disse.

"É preciso que os Estados Unidos percebam a importância da relação com a América Latina pela proximidade, pela quantidade de latinos nos Estados Unidos e por ser um continente de paz", afirmou Lula da Silva, adiantando que a América latina está a consolidar "o maior processo de democracia existente no planeta."

A BBC Brasil adianta ainda que Lula vê "com tristeza" o facto de a visão norte-americana para a região não ter mudado nada. "O problema é que nos Estados Unidos, eles costumam terceirizar a política externa. É o subsecretário disto, é o "sub" daquilo, é assim".

In DN

Embarassed Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Brasil - Página 4 Empty Bebé encontrado vivo dentro de saco de plástico

Mensagem por Joao Ruiz Ter Dez 28, 2010 7:49 am

.
Bebé encontrado vivo dentro de saco de plástico

por dn.pt
Hoje

Brasil - Página 4 Ng1414134

O recém nascido esteve durante 12 horas num quintal, mas está bem de saúde. Já existem várias pessoas que o querem adoptar.


Um recém-nascido foi encontrado no dia de Natal dentro de um saco de plástico, no quintal de uma casa em Belém, no Brasil, depois de ter passado 12 horas no chão.

O bebé terá sido atirado pela mãe para o quintal através de um muro de dois metros e foi encontrado por um serralheiro. "Eu ia viajar e só estava previsto voltar para o ano. Mas deu tudo errado e acabámos por ficar aqui. Para mim foi uma bênção de Deus ficar, para poder salvar a vida da criança", contou Carlos Barros à imprensa brasileira.

A mãe do bebé, entretanto, foi detida e submetida ontem a uma avaliação psicológica. Caso fique provado que agiu de forma consciente, pode ter de responder em tribunal por tentativa de homicídio. O hospital onde o bebé está internado tem recebido várias cartas de pessoas que o querem adoptar.

In DN

Embarassed Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Brasil - Página 4 Empty 47 líderes mundiais na tomada de posse de Dilma Rousseff

Mensagem por Joao Ruiz Qua Dez 29, 2010 10:24 am

.
47 líderes mundiais na tomada de posse de Dilma Rousseff

por Lusa
Hoje

Brasil - Página 4 Ng1414581

A quatro dias da tomada de posse da Presidente eleita do Brasil, Dilma Rousseff, 47 líderes estrangeiros já confirmaram a presença na cerimónia de entrega da faixa presidencial de Lula da Silva à sua sucessora.

Segundo o Palácio Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, citado hoje pela Agência Brasil, a maioria é formada por chefes de Estado e de Governo de países latino-americanos e africanos. Os Presidentes do Uruguai, da Costa Rica, de El Salvador, da Guatemala, da Venezuela, da Bolívia, Colômbia, Paraguai, Chile, Peru, Suriname e Venezuela estarão presentes.

Além do primeiro-ministro português, José Sócrates, estarão também a secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton e o primeiro-ministro da Coreia do Sul, Chung Un-chan. A Espanha será representada pelo Príncipe das Astúrias. Já confirmaram também presença os chefes de Governo da Coreia do Sul, Kim Kwang-sik, do Qatar, Hamad Al-Thani, de Marrocos, Abbas El Fassi, e do Haiti, Jean Max Bellerive.

A cerimónia de posse começa às 14:30 do Brasil do próximo sábado (16:30 em Lisboa), com um desfile em carro aberto pela Presidente eleita e o vice-Presidente, Michel Temer. Dilma Rousseff assinará o termo de posse no Congresso, receberá a faixa presidencial no Palácio do Planalto e dará posse aos novos ministros. Por último, oferece uma recepção os convidados no Palácio Itamaraty. A previsão inicial é que a cerimónia termine por volta das 21:00 (23:00 em Lisboa).

In DN

Brasil - Página 4 00020666

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Brasil - Página 4 Empty Estado de emergência em 39 cidades de Minas Gerais

Mensagem por Joao Ruiz Qui Dez 30, 2010 10:09 am

.
Estado de emergência em 39 cidades de Minas Gerais

por Lusa
Hoje

As chuvas que desde Outubro atingem o Estado de Minas Gerais, no Brasil, e que já provocaram 14 mortos e mais de 10 mil desalojados, levaram 39 cidades a decretar o estado de emergência.

Dados disponibilizados on-line dão conta que a maioria das 14 mortes (10) ocorreu nos últimos quatro dias, por causa da intensificação das chuvas, informou a assessoria de imprensa da Defesa Civil de Minas Gerais citada pelo jornal Folha.online. As regiões mais afetadas ficam no vale do Rio Doce, Mucuri, Campo das Vertentes, Baixo Jequitinhonha e Zona da Mata.

As chuvas fortes, que segundo a previsão meteorológica deverão continuar a cair em Minas Gerais até 03 de Janeiro, causaram ainda ferimentos em 29 pessoas e deixaram 10.413 desalojados e 907 desabrigados. Mais de 3300 imóveis e mais de 300 pontes foram danificadas ou destruídas pelas águas.

No total, mais de 1,1 milhões de pessoas foram afetadas pelas chuvas em Minas Gerais, e segundo a previsão meteorológica os dias mais críticos serão 30 e 31 de Dezembro e 01 de Janeiro.

In DN

Brasil - Página 4 0002038B

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Brasil - Página 4 Empty O que Dilma vai dizer quando tomar posse esta tarde

Mensagem por Joao Ruiz Sab Jan 01, 2011 7:12 am

.
O que Dilma vai dizer quando tomar posse esta tarde

por DN.pt
Hoje

Brasil - Página 4 Ng1416323

No seu discurso de tomada de posse, na tarde deste sábado pelas 14:30 (16:30 em Lisboa), Dilma Rousseff vai fazer um enorme elogio a Lula da Silva, o seu antecessor que levou o povo brasileiro a fazer "uma travessia para outra margem da história".

O discurso devrá ter cerca de 30 minutos e será lido após Dilma ser empossada pelo presidente do Congresso Nacional, José Sarney, e antes de ir ao Palácio do Planalto, onde receberá de Lula a faixa presidencial.

Segundo a Filha Online, a presidente dirá que o "novo Brasil", que se iniciou em 2003, apenas começou. E que as conquistas de Lula precisam ser consolidadas e aprofundadas.

O cerimonial da tomada de posse de Dilma (e do vice-presidente, Michel Temer), começará por volta das 14:30 (16:30 em Lisboa) na Catedral de Brasília.

In DN

Brasil - Página 4 00020666

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Brasil - Página 4 Empty Chuva marca tomada de posse de Dilma Rousseff

Mensagem por Joao Ruiz Sab Jan 01, 2011 10:51 am

.
Chuva marca tomada de posse de Dilma Rousseff

por DN.pt
Hoje

Brasil - Página 4 Ng1416406

(INCLUI LINK PARA DIRECTO DA CERIMÓNIA) A cerimónia de tomada de posse da nova Presidente do Brasil já começou e, segundo o site brasileiro Último Segundo, o programa está a ser perturbado pela chuva.

Veja AQUI a transmissão em directo da tomada de posse.

Segundo a mesma fonte, o tradicional desfile em carro aberto teve de ser cancelado por causa das condições atomosféricas.

Dilma discursa agora em Brasília. A presidente deverá fazer um enorme elogio a Lula da Silva, o seu antecessor que levou o povo brasileiro a fazer "uma travessia para outra margem da história".

O discurso terá cerca de 30 minutos e será lido após Dilma ser empossada pelo presidente do Congresso Nacional, José Sarney, e antes de ir ao Palácio do Planalto, onde receberá de Lula a faixa presidencial.

http://ultimosegundo.ig.com.br/politica/dilma+toma+posse+nesta+tarde+assista+aos+preparativos/n1237904874457.html

In DN

Brasil - Página 4 00020666

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Brasil - Página 4 Empty Dilma toma posse e promete luta contra a pobreza

Mensagem por Joao Ruiz Dom Jan 02, 2011 11:57 am

.
Dilma toma posse e promete luta contra a pobreza

por PEDRO CORREIA
Hoje

Brasil - Página 4 Ng1416783

Num dia de chuva, a primeira mulher que ocupa a Presidência da República brasileira anuncia "compromisso" de erradicar as situações de miséria existentes no país

A chuva torrencial impediu Dilma Rousseff de fazer o trajecto numa viatura de luxo descapotável a caminho do edifício do Congresso, em Brasília, onde o antigo presidente José Sarney lhe conferiu posse. À última hora, foi necessário improvisar uma capota para o Rolls-Royce presidencial. Mas nem a chuva tirou brilho à cerimónia de investidura da primeira mulher no máximo posto político do Brasil. Dilma Vana Rousseff, de 63 anos, economista de formação, substitui desde ontem o seu mentor, Luiz Inácio Lula da Silva, como Chefe do Estado brasileiro. É a "Presidenta", como lhe chamam vários órgãos de informação e como é já conhecida entre a população do país, correspondendo a um seu pedido expresso. É uma página que se vira também na luta pela emancipação da mulher no Brasil.

No seu primeiro discurso, já empossada, Dilma anunciou a prioridade absoluta do seu governo: a luta sem tréguas contra a pobreza. "Lançar um plano nacional de erradicação da miséria" é a primeira das tarefas deste mandato, que se prolongará até 2014.

Lula, nos seus oito anos de presidência, fez ampliar consideravelmente a classe média brasileira, contrariando as previsões mais pessimistas. Mas no país ainda há cerca de 18 milhões de pessoas a viver na maior miséria. Passaram ao largo de todos os 'milagres económicos', reais e virtuais, e são um testemunho vivo de que subsistem profundas desigualdades sociais neste país, que reivindica um lugar permanente no Conselho de Segurança das Nações Unidas e se orgulha de ser a sétima mais dinâmica economia do globo.

"Podemos ser um país mais desenvolvido e evoluir para uma democracia vigorosa", afirmou Dilma, uma antiga opositora ao regime ditatorial que vigorou no Brasil entre 1964 e 1985. Nesse período, a nova Presidente - hoje adepta de óperas clássicas e de meditação transcendental - chegou a envolver-se em movimentos de guerrilha urbana, acabando por ser detida e torturada na prisão.

De então para cá, abandonou as ideias de esquerda radical, convertendo-se ao pragmatismo de Lula, que combinou políticas assistenciais, como a Fome Zero, com uma das maiores taxas de crescimento económico registadas nos últimos anos à escala internacional, dando novos motivos de orgulho ao país. Lula designou-a sua sucessora, como candidata à presidência pelo Partido dos Trabalhadores (PT), após um longo tirocínio de Dilma no Governo - primeiro como ministra das Minas e Energia, depois como chefe da Casa Civil do Palácio do Planalto, funções equivalente às de primeiro- -ministro no sistema constitucional brasileiro, semelhante ao dos EUA pela sua forte componente presidencialista. A vitória nas urnas ocorreu em Outubro, contra José Serra, apenas à segunda volta.

A posse decorreu perante uma plateia de notáveis onde se destacavam a secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, o Presidente da Venezuela, Hugo Chávez, o Presidente do Chile, Sebastián Piñera, o Presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, o príncipe Filipe, herdeiro do trono espanhol, o presidente da Autoridade Palestiniana,Mahmud Abbas, o primeiro-ministro da Coreia do Sul, Kim Hwang-Sik, e o Presidente da Guiné-Bissau, Malam Bacai Sanhá.

Portugal esteve representado pelo primeiro-ministro, José Sócrates (ver caixa).

Entre as 47 individualidade estrangeiras presentes em Brasília, uma encontrava-se certamente investida de uma missão diplomática muito especial: o primeiro-ministro búlgaro, Boiko Borisov. É que Dilma tem ascendência búlgara através do pai, um imigrante que trocou a Bulgária natal pelo sonho de prosperidade no Brasil.

"Prometo manter e defender a Constituição, cumprir as leis, promover o bem geral do povo brasileiro, sustentar a unidade, a integridade e a independência do Brasil." Este foi o texto do juramento na cerimónia solene desenrolada sob o olhar atento do presidente do Senado, José Sarney, igualmente presidente do Congresso. Por ironia, trata-se de uma das mais polémicas personalidades da cena política brasileira, que ocupou a presidência entre 1985 e 1990 - o primeiro Chefe do Estado civil após o fim da ditadura militar.

Na mesma cerimónia, prestou também juramento o novo vice-presidente, Michel Temer, um advogado de 70 anos que foi presidente da Câmara dos Deputados e é líder do Partido do Movimento Democrático Brasileiro, a principal força política aliada do PT, de Lula e Dilma.

Veja o discurso de Dilma na tomada de posse:




In DN

Brasil - Página 4 00020666

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Brasil - Página 4 Empty Traficante queria raptar filho de Lula da Silva

Mensagem por Joao Ruiz Ter Jan 04, 2011 10:58 am

.
Traficante queria raptar filho de Lula da Silva

por DN.pt
Hoje

Traficante brasileiro tinha planeado a partir de uma penitenciária o rapto de Luís Cláudio da Silva, um dos filhos do ex-presidente Lula da Silva.

Um relatório da Polícia Federal Brasileira, agora tornado público, revelou que o traficante Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, estava a planear, dentro da penitenciária de Campo Grande, o rapto de Luís Cláudio Lula da Silva, um dos filhos do ex-presidente Lula da Silva.

Segundo a Folha, combinado entre Dezembro de 2007 e Agosto de 2008, o rapto foi evitado pela Polícia Federal e os envolvidos foram acusados de tentativa de rapto.

As investigações da Polícia Federal, que se iniciaram em 2008, após uma denúncia de outro traficante, Juan Carlos Abadia, revelaram que Fernandinho Beira-Mar pretendia com o rapto trocar a sua liberdade e a de outros presos pelo filho de Lula da Silva.

Na altura, Juan carlos Abadia estava na mesma penitenciária que Fernandinho Beira-Mar e acabou por revelar o plano do rapto às autoridades, contando que Fernandinho Beira-Mar já tinha cerca de 200 fotos da rotina diária de do filho de Lula. Graças a agentes policiais infiltrados no esquema, a operação acabou por ser desmontada pelas autoridades.

In DN

Embarassed Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Brasil - Página 4 Empty Acervo de Dom Pedro II disputa título de Memória do Mundo

Mensagem por Joao Ruiz Dom Jan 09, 2011 10:34 am

.
Acervo de Dom Pedro II disputa título de Memória do Mundop

or Lusa
Hoje

Um acervo de 50 mil documentos deixados pelo imperador do Brasil Dom Pedro II no século XIX disputa o título de Memória do Mundo em 2012 concedido pela UNESCO.

Esta é a segunda vez que documentos brasileiros do período do Império disputam o título da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), uma classificação que corresponde ao Património da Humanidade para bens materiais, segundo noticia hoje o diário O Globo. Uma equipa de quatro investigadores deu início a um trabalho minucioso de 11 meses de revisão do material e preparação de um dossier para entregar à UNESCO. O acervo reúne 50 mil documentos deixados pelo imperador com registos das suas três viagens pelos continentes.

"As viagens do imperador demoravam em média de oito meses a um ano e meio. Em 1876, ele cruzou de comboio os Estados Unidos duas vezes. Foi depois para o Canadá, Europa e Médio Oriente, sempre registando as suas expedições", disse o diretor do Museu Imperial, em Petrópolis, Maurício Vicente Ferreira Júnior. O acervo de 50 mil documentos das viagens de Dom Pedro II inclui diários pessoais, cadernos de anotações, gravuras, correspondência e jornais.

O material foi levado de França para o Brasil pela família imperial e doado ao Arquivo Histórico do Museu Imperial, em 1948. Em 2003, uma colecção com mais de 21 mil fotos da imperatriz Teresa Cristina, mulher de Dom Pedro II, foi considerada património mundial. Além disso, os documentos da ditadura brasileira, que reúne um acervo do período de 1964 a 1985, também aguardam o título. Na América do Sul, já foram reconhecidos como património os acervos da ditadura militar da Argentina, Chile e Paraguai.

In DN

Brasil - Página 4 0002024E

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Brasil - Página 4 Empty Chuva e deslizamentos de terra mataram 381 brasileiros

Mensagem por Joao Ruiz Qui Jan 13, 2011 10:49 am

.
Chuva e deslizamentos de terra mataram 381 brasileiros

por Dn.pt
Hoje

Brasil - Página 4 Ng1426244

(COM VÍDEOS) O desastre provocado pela chuva forte e deslizamentos de terra na região serrana do Rio de Janeiro cautou a morte a pelo menos 381 pessoas. Os alertas sobre a intempérie foram ignorados pela protecção civil daquele estado do Brasil.

Veja aqui os estragos causados pelas cheias (ver mais vídeos no final da notícia):


Nova Friburgo e Teresópolis são as cidades mais afectadas. Mais de mil socorristas estão a trabalhar no resgate das vítimas atingidas pelo desastre. Os últimos números apontam para 381 mortos. Imagens feitas de helicópteros e transmitidas pelas televisões brasileiras revelam um cenário de horror, com escombros e lama por todo o lado, casas soterradas, carros empilhados, avenidas e estradas inundadas.

A Presidente do país, Dilma Rousseff, irá visitar as áreas atingidas, mas antes disso disponibilizou 356 milhões de euros para os estados atingidos pelo mau tempo, incluindo o Rio de Janeiro e São Paulo.

Carlos Minc, secretário estadural do Ambiente, diz que a catástrofe natural foi potenciada pela irresponsabilidade de vários presidentes de câmara na ocupação de encostas das serras: "A desgraça de Teresópolis não tem tamanho. Já há cem mortos, entre números oficiais e as informações que vão chegando. O que aconteceu foi uma combinação de uma catástrofe natural com a irresponsabilidade histórica de vários prefeitos. Alguns inclusive estimularam a ocupação nas encostas. Eu, como ministro dupliquei a área do Parque Nacional da Serra dos Órgãos."

De acordo com a Folha de São Paulo, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) e o Cptec (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos) emitiram um alerta de previsão de chuvas fortes para o Rio de Janeiro, mas a protecção civil do estado seguiu em vez disso as previsões do Simerj (Serviço de Meteorologia do Estado do Rio), que não previu a intempérie.

Veja aqui os vídeos










In DN

Embarassed Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Brasil - Página 4 Empty Dilma Rousseff visita região afectada

Mensagem por Joao Ruiz Qui Jan 13, 2011 4:22 pm

.
Dilma Rousseff visita região afectada

por Dn.pt
Hoje

Brasil - Página 4 Ng1426459

A presidente brasileira visitou esta tarde a região serrana do Rio de Janeiro, onde já morerram mais de 400 pessoas na sequência do deslizamento de terras. Prometeu apoio, mas alertou para as consequências da ocupação irregular da terra.

Dilma Rousseff começou por sobrevoar a região de helicóptero mas depois percorreu as "ruas" de Nova Friburgo, um dos municípios mais afectadas por esta tragédia, que, no total, até às 19h30 de hoje já contabilizava 417 mortos.

A presidente prometeu ajuda do governo federal no momento de resgate e de reconstrução. Mas alertou para a necessidade de construir com planeamento. "Vimos regiões onde as montanhas se dissolveram, sem presença do homem, sem nenhuma ocupação irregular. Mas vimos também regiões onde a ocupação irregular do solo provoca danos à vida e à saúde das pessoas", afirmou, segundo o Estadão.

O ministério da saúde, entretanto, enviou sete toneladas de medicamentos para a região, enquanto o governo federal disponibilizou uma verba de 356 milhões de euros.

In DN

Embarassed Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Brasil - Página 4 Empty Centenas procuram parentes em morgues improvisadas

Mensagem por Joao Ruiz Sex Jan 14, 2011 5:21 am

.
Centenas procuram parentes em morgues improvisadas

por Marcelo Lluberas, da France Press,
com DN.pt

Brasil - Página 4 Ng1427122

(COM VÍDEOS) Na cidade brasileira de Teresópolis, a 100 km do Rio de Janeiro, centenas de pessoas acorrem desesperadas a duas morgues improvisadas, à procura de paredes desaparecidos nas violentas enxurradas dos últimos dias.

Às morgues improvisadas em Teresópolis, instaladas numa antiga igreja e no comissariado da polícia, acorrem centenas de pessoas em busca de parentes desaparecidos, ou para identificar as dezenas de corpos recolhidos por equipas de resgate. À entrada da igreja, os empregados da câmara municipal exibem fotos, a maioria de crianças, mulheres e idosos com os rostos cobertos de lama, muitas vezes feridos ou desfigurados, difíceis de identificar.

"Não me atrevo a entrar, não tenho coragem", disse à AFP, em lágrimas, Ana Maria, uma dona de casa de 40 anos. Ana Maria procura vários membros da sua família que moravam em bairros afectados pelas chuvas torrenciais na noite de terça para quarta-feira.

Três mulheres que examinavam as fotos das vítimas explodiram em lágrimas de repente, ao identificar um parente morto. Depois abraçaram-se. "Você não sabe como é duro ver tantos corpos de crianças a chegar ... é horrível!", contou um bombeiro a trabalhar nos resgates.

Muitas vítimas foram realojadas no ginásio próximo da polícia, algumas em estado de choque. Os moradores menos afectados ajudam trazendo comida, alimentos e produtos de higiene pessoal, num esforço conjunto com os mais de 300 voluntários no local. Até agora, há registo de 500 vítimas mortais naquela que é considera a mais grave catástrofe natural de sempre no Brasil.

Imagens das regiões mais afectadas de Teresópolis:




In DN

Embarassed Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Brasil - Página 4 Empty Sete dias de luto pelas vítimas de uma tragédia anunciada

Mensagem por Joao Ruiz Sab Jan 15, 2011 11:04 am

.
Sete dias de luto pelas vítimas de uma tragédia anunciada

por Lusa
Hoje

Brasil - Página 4 Ng1428167

O Governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, decretou sete dias de luto oficial pelas vítimas das chuvas na região serrana daquele estado, noticia hoje o jornal "O Globo".

O decreto foi assinado na sexta-feira, mas só entra em vigor na segunda-feira, dia em que será publicado no diário oficial. Hoje de manhã, foram retomadas as buscas em Teresópolis e Petrópolis, depois de terem sido suspensas durante a noite por falta de energia no local. Sem esse problema, as equipas que estão em Nova Friburgo continuaram os trabalhos durante a madrugada.

Desde terça-feira as chuvas já mataram, pelo menos, 548 pessoas. Esta é considerada a maior tragédia natural da história do país, tendo o número de vítimas ultrapassado o registado em 1967, na cidade de Caraguatatuba, São Paulo, onde morreram 436 pessoas.

A edição on-line do jornal Folha de São Paulo dá hoje conta de que o governo do Rio de Janeiro tinha já sido alertado em 2008 para uma situação de risco de desastre na região serrana do Estado. "Um estudo encomendado pelo próprio Estado do Rio de Janeiro já alertava, desde Novembro de 2008, sobre o risco de uma tragédia na região serrana fluminense - como a que ocorreu na última segunda-feira, informa a reportagem de Evandro Spinelli publicada na edição deste sábado da Folha", adianta o jornal.

In DN

Rolling Eyes Embarassed Twisted Evil

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Brasil - Página 4 Empty Chuvas no Brasil já fizeram mais de 600 mortos

Mensagem por Joao Ruiz Dom Jan 16, 2011 9:48 am

.
Chuvas no Brasil já fizeram mais de 600 mortos

por Lusa

Brasil - Página 4 Ng1428776

Pelo menos 610 pessoas morreram na região montanhosa perto do Rio de Janeiro após as chuvas torrenciais que caíram na madrugada de quarta-feira, indicou sábado à noite a Protecção Civil.

Para além disso, cerca de 14.000 pessoas estão sem abrigo nesta região agrícola e de veraneio, a uma centena de quilómetros do Rio de Janeiro.

Nova Friburgo, 140 Km a norte do Rio de Janeiro, foi a cidade mais afectada com 274 mortos. A Protecção civil contabilizou 263 vítimas em Teresópolis, uma cidade de veraneio a 100 Km do Rio de Janeiro, e 55 mortos na cidade vizinha de Petrópolis. Uma pequena cidade da mesma região, Sumidouro, conta com 18 mortos.

O balanço desta catástrofe natural, uma das piores da história do Brasil, deve aumentar com o passar das horas à medida que as equipas de socorro atingem as zonas sinistradas isoladas, preveniram as autoridades.

In DN

Embarassed

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Brasil - Página 4 Empty Lula e Bush negociaram venda de aviões a Chávez

Mensagem por Joao Ruiz Ter Jan 18, 2011 6:01 am

.
Lula e Bush negociaram venda de aviões a Chávez

por DN.pt


O governo do ex-Presidente brasileiro Lula da Silva negociou com o antigo líder dos EUA, george W. Bush, a venda de 20 Super Tucano, aviões militares da Embraer, à Venezuela.

Os EUA tinham na prática poder de veto sobre este negócio, pois produziam 50% dos componentes do avião. A intenção de os norte-americanos travarem a venda levou a diplomacia brasileira a empenhar-se nas negociações. O assunto foi abordado numa visita de Bush a Brasília, na qual o presidente norte-americano disse temer que o negócio fosse vetado pelo Congresso, mas deu esperanças ao Brasil de que poderia realizar-se no futuro e que não era necessário tomar uma decisão de imediato.

Segundo os telegramas diplomáticos norte-americanos obtidos pelo Wikileaks, citados pela Folha de São Paulo, o argumento do Brasil era de que o Presidente venezuelano, Hugo Chávez, viesse a comprar aviões com tecnologia superior, da Rússia ou de outro país, e que isso provocasse um "desequilíbrio de forças na América do Sul". Além disso, lembrou o Brasil, os dois países tinham o poder de deixar os aviões no chão se Chávez os usasse para outro propósito que não a defesa nacional e o combate ao narcotráfico, pois só eles produziam as peças para reparações ou faziam a manutenção das aeronaves.

O temor dos brasileiros confirmou-se, pois Chávez anunciou em 2006 a compra de aviões militares à Rússia - Sukoy-30 e Sukoy-35 -, queixando-se por os EUA não fornecerem as peças para manutenção de aviões americanos que o país comprara nos anos 80.

In DN

Embarassed

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Brasil - Página 4 Empty Número de mortos devido a cheias sobe para 665

Mensagem por Joao Ruiz Ter Jan 18, 2011 6:08 am

.
Número de mortos devido a cheias sobe para 665

por Lusa

Brasil - Página 4 Ng1430222

Segundo dados da secretaria de Saúde do Rio de Janeiro, a cidade mais atingida é Nova Friburgo com 312 vítimas mortais, seguida de Teresópolis com 276. Em Petrópolis foram registados 58 mortos e em Semidouro 19.

A secretaria de Saúde revela ainda que existem 6.400 desalojados em Petrópolis, 5.190 em Nova Friburgo e 2.240 em Teresópolis. Entretanto, a imprensa brasileira noticia que as equipas de resgate começaram a chegar às zonas que ficaram isoladas pelas cheias.

Na segunda-feira, um helicóptero da Força Aérea Brasileira (FAB) resgatou 18 pessoas - 14 adultos e 4 crianças - da comunidade de Santa Rita, em Petrópolis, localidade considerada de risco pela prefeitura, refere o G1, o portal de notícias da rede Globo.

O jornal Folha de São Paulo refere na sua página electrónica que a polémica instalou-se na segunda-feira, em Teresópolis, quando a prefeitura decidiu que a distribuição de água e alimentos só pode ser feita mediante a apresentação de um documento assinado pela secretária de Educação, Magali Tayt-Sohn de Almeida. A questão é que a maioria das pessoas perdeu os documentos de identificação na cheia, pelo que não conseguem obter esse documento.

In DSN

Embarassed Rolling Eyes


_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Brasil - Página 4 Empty Re: Brasil

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 4 de 7 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte

Ir para o topo


 
Permissão neste fórum:
Você não pode responder aos tópicos